Níveis de Analista....Como funciona?

Pessoal,

Possuo uma dúvida com relação a classificação se o cara é um Analista Júnior, Senior, Plenior, etc…
Como é feito essa classificação?
Imagino que seja através do tempo de experiência do profissional, caso seja isso mesmo, quais são as faixas de tempo para que se enquadrar em cada um dos níveis?

Até+…
Paulo D.

O tradicional diz mais ou menos o seguinte:

JR - 1 ano de experiencia
Pleno - 1 á 3/5 anos
Senior - 5 anos em diante

Mas eu particularmente acho essa escala meio que furada e nem sempre seguida.

ate mais…

Normalmente se fala entre 2 e 3 anos para Pleno e 5+ para Senior, mas varia muito. Já ouvi até gente dizendo que antes de 10 anos ninguém vira Senior.

Puxa uma busca no GUJ que você encontra umas 20 threads só sobre esse assunto.

Infelizmente não existe uma regra.

Conheço empresas que com 2 anos de experiência o cara já é considerado Senior.

E conheço outras que um cara com 8 anos de experiência ainda é Pleno.

E outras que o que vale mais é o quanto o cara sabe…e não o tempo de cargo.

Isso vai depender muito da empresa em que você for trabalhar.

Valeu pela resposta galera.

Era exatamente isso que eu imaginava.

Até +…
Paulo D.

JR - O cara ta empolgado, doido pra virar sênior (iludido)
Pleno - O cara já ta percebendo que tem alguma coisa errada nessa história pois o sênior sabe menos que ele. (invejoso)
Senior - O cara já se basta tanto que quer virar Arquiteteto. lol :shock: (extends God)

A melhor definição pra mim…

[quote=Pedrosa]Acho que eu vi aqui mesmo no forum:

Jr não sabe a diferença entre Jr, Pleno e Sr.

Pleno ta cansado de saber a diferença.

Sr Exlipca a diferença para o Jr.[/quote]
referencia:
http://www.guj.com.br/posts/list/30207.java

…mas voltando ao seu assunto é a 2jr; 4/5pl; 5+sn…
entre jr e pl para algumas empresas é a msm coisa ele vão sempre qrer de contratar como jr…

a maior diferença é seu conhecimento e sua lábia para convencer o contrataste…rs

abr

Na verdade, varia de empresa para empresa. Corre um boato que o de engenheiro, na embraer, se avalia assim:

Engenheiro nível 2, 3:
Faça o seu dever, cumpra seus prazos, fique algumas vezes depois do horário, faça cursos de aperfeiçoamento, seja sociável trabalhando em equipe. Destruir plantações de pepinos (pepino = problema).

• Inglês obrigatório +1 língua é desejável
  • Salário: 3082 - 4744
  • Exemplo: Humanos normais

Engenheiro nível 4:
Idem ao anterior + Matar um leão (leão = um grande problema) por dia, com uma carga horária diária de 12 horas por dia. Ser responsável por 10% do projeto de uma aeronave comercial do tipo jato regional de 50 lugares (ex-145).

• Inglês, francês e alemão obrigatórios
  • Salário: 4934 - 6003.93
  • Exemplo: Fodões

Engenheiro nível 5:
Idem ao anterior + Um dragão (dragão = é uma problema enorme) por semana, com uma carga horária diária na fábrica de 16 horas sem feriados. Ser responsável por 25% do projeto de uma aeronave do tipo jato regional de 100 lugares (ex-190).

• Inglês, francês, alemão, japonês, italiano, espanhol obrigatórios.
  • Salário: R$6004.93 - R$6010.93 (1 real + por cada step)
  • Exemplo: Mister M, David Copperfield, Padre Quevedo.

Engenheiro nível 6:
Idem aos anteriores, só que, mata-se 1 leão por hora, um dragão por dia, um ALIEN (ALIEN = é um problema do outro mundo) por semana e mais uma área equivalente a meio globo terrestre em plantações de pepino. Carga horária diária na fábrica de 20 horas . Ser responsável por 75% do projeto e 25% da construção de uma aeronave do tipo jato de passageiros com 100 lugares (ex-190).

• Inglês, francês, alemão, japonês, italiano, espanhol, aramaico, latim, javanês, mandarim, vietnamita obrigatórios.
  • Salário: R$6011.93 - R$6022.93 (2 reais + por cada step).
  • Exemplo: Fadas da floresta encantada, Gnomos, NINJAS com o poder dos nove cortes. Assim como os NINJAS, somente um engenheiro nível 6 pode matar outro engenheiro nível 6.

Engenheiro nível 7:
Idem aos anteriores, só que, os leões e os dragões fogem de você… Você terá que caçá-los em outras dimensões e planetas. Uma área equivalente a uma estrela classe 5 (Sol) em plantações de pepino e três ALIENS e um PREDADOR (PREDADOR = é um problema impossível de ser resolvido, exemplo, fazer um corpo com massa m viajar com velocidade acima da velocidade da luz) por dia. Carga horária diária na fábrica de 25 horas. Ser responsável por 100% do projeto e 50% da construção de uma aeronave do tipo jato de passageiros com 400 lugares (ex-747).

• Inglês, francês, alemão, japonês, italiano, espanhol, aramaico, latim, javanês, mandarim, vietnamita, pascal, fortran, BORG, e todas as 13500 línguas e dialetos que o
    C3PO fala no filme do Star Wars, obrigatórios.
  • Salário: R$6011.93 - R$6022.93 (2 reais + por cada step).
  • Exemplo: Mago Merlin, JEDI como Luck Skywalker e Obi Wan Kenobi, Mestre Yoda (dai o nome de carreira em Y), SPECTROMAN . Não desanime, conseguir você irá, um engenheiro nível 7 você será. Grande poder tem o lado negro ADMINISTRATIVO da FORÇA. Você também terá que ser um HIGHLANDER, pois só com uma vida eterna você terá tempo para atingir este cargo, mas não se esqueça que só pode haver um e não deixe que ninguém, um outro Engenheiro nível 7, corte sua cabeça.

Engenheiro nível 8:
É o cargo máximo no UNIVERSO e você será considerado como o mestre do UNIVERSO. Você tem que ter o poder da vida e morte sobre os seres, logo você não precisa mais matá-los, apenas deseja que os problemas se resolvam ou cria novas leis do universo que os resolva. E você irá perdoar a todos. Você será onisciente, onipresente e onipotente. Carga horária diária na fábrica: para você o tempo e o espaço já não existem. Ser responsável por 100% do projeto e 100% da construção de uma espaçonave classe stardestroyer para 500 tripulantes (ex-USS ENTERPRISE), em 7 dias. Você pensa e as pessoas entendem com telepatia e vice-versa.

• Salário: R$6022.94 - R$6046.93 (3 reais + por cada step).
  • Exemplo: DEUS, BUDA, ALA, ZEUS, ODIN, A FORÇA.

Hahaha… vou mandar para um amigo que trabalha lá…boa. :smiley:

[quote=richardpeder]O tradicional diz mais ou menos o seguinte:

Pleno - 1 á 3/5 anos

ate mais…[/quote]

Hmm… não necessariamente (ODEIO DIZER ISSO)…

Isso depende do talento. Empresas inteligêntes não visam anos de experiência, e sim o talento da pessoa. Isso é variavel, esse tipo de pergunta nunca se tem uma resposta comprovada e/ou obrigatoriamente a ser seguida!

at+

[quote=richardpeder]O tradicional diz mais ou menos o seguinte:
Pleno - 1 á 3/5 anos
ate mais…[/quote]

Não creio que um cara com 5 anos de experiência seja Senior… claro que isto depende do nível de exigência da empresa…
Com 5 anos de TI o profissional não tem vivência, experiência suficiente para lidar com “n” problemas de uma grande empresa com “n” sistemas em “n” plataformas diferentes desenvolvidos com “n” linguagens, etc…

Programador Java com 5 anos, aí sim pode ser considerado Senior…

Claro que isto é minha opnião… :wink: