NFe

Valeu pessoal…
a assinatura esta bombando… referente as mensagens de erro do validador SEFAZ-RS, descobri
que é por causa do certificado… pois eu sou do PR e o programa só aceita do RS…
vou começar a fazer consumir o WS…

abraco

Sim você precisa ter o certificado privado .pfx e o certificado público. Lembrando que exite certificado publico de Homologação e de Produção.

[quote]cinglez boa tarde,
tambem segui os passos que o rafael passou e estou com o mesmo problema,
vc ja conseguiu solucionar? [/quote]

Está me parecendo que o NetBeans está tentando se conectar ao servidor do SEFAZ para poder gerar as classes Java, e pra isso vc deve precisar configurar os certificados no NetBeans (alguem que estenda melhor do NetBeans pode dar uma força pq eu nunca nem Vi o NetBeans). O Eclipse não se conecta ele simplesmente pega o arquivo WSDL e gera as classes Java, então no Eclipse para geração dos .java não precisa nem ter o certificado instalado.
Tentem instalar o Eclipse ai gerem os .java como eu falei depois colem os .java no NetBeans e faças o resto do NetBeans (é só um conselho)

Exato. Se vc apontar uma URL de um server remoto, o netbeans vai tentar a conexão com o sufixo ?wsdl para fazer o download do arquivo e depois realizar a geração. Como vc não está autenticado via SSL no servidor, não consegue obter o arquivo. Baixe o arquivo WSDL sozinho e gere seus clientes com base no arquivo local.

Senhores,

não sei se alguém passou por isso, mas consegui conectar e pegar os status das SEFAZ de SP, RS e BA sem problemas. No entanto, ao tentar em alguns outros, como por exemplo, CE ou AM, os WSDL não trazem referência às classes br.inf.portalfiscal.nfe.wsdl.nfestatusservico.NfeStatusServicoSoap, apenas br.inf.portalfiscal.nfe.wsdl.nfestatusservico.NfeStatusServico. Por usa vez, não conseguimos instanciar br.inf.portalfiscal.nfe.wsdl.nfestatusservico.NfeStatusServico, pois é abstrata.

Alguém passou por isso?

Tb não encontrei em lugar algum referências aos webservices do RJ.

Se puderem me ajudar, agradeço.

Hum deve haver alguma divergência no WSDL… tem como vc postar o WSDL? não estou encontrando o do RJ…

Na verdade já encontrei o problema. A classe a ser instanciada para alguns estados é NfeStatusServico_Service, por isso a divergência. Quanto ao RJ, realmente ainda não encontrei. Nem mesmo no portal. Será que ainda não está publicado?

Pessoal, quanto à assinatura do XML utilizando o código postado aqui no fórum…

Sempre que envio uma NF assinada recebo a resposta 225 - falha do schema XML. Utilizando um software análogo, verifiquei que a diferença está no local onde é inserida a tag da assinatura. No nosso caso, está sendo inserida FORA da tag , ou seja, após esta, e no caso do outro software, está dentro desta Tag. Se manualmente coloco a assinatura dentro da tag NFe, a SEFAZ aceita o SCHEMA. Como podemos contornar este problema?

Desde já obrigado

Existe algum certificado digital para teste, tipo estou programando mas não tenho nenhum cliente ainda que vai usar a NFe mas eu queria ir adiantando o programa e fazer testes, para eu gerar a assinatura existe um certificado de teste?

Dario

infelizmente não existe…

[quote=cardosodario]Existe algum certificado digital para teste, tipo estou programando mas não tenho nenhum cliente ainda que vai usar a NFe mas eu queria ir adiantando o programa e fazer testes, para eu gerar a assinatura existe um certificado de teste?

Dario[/quote]

Existe sim. Neste link, tem um Download de um .pfx para vc poder fazer os testes.

Masss, masss…
Ele so serve pra assinar os documentos. Vai servir pra vc.

http://nf-eletronica.com/blog/?page_id=71

E’ o penultimo link, la em baixo.

  • Muito bom o blog.

[ ]s,

[quote=mateusprado][quote=cardosodario]Existe algum certificado digital para teste, tipo estou programando mas não tenho nenhum cliente ainda que vai usar a NFe mas eu queria ir adiantando o programa e fazer testes, para eu gerar a assinatura existe um certificado de teste?

Dario[/quote]

Existe sim. Neste link, tem um Download de um .pfx para vc poder fazer os testes.

Masss, masss…
Ele so serve pra assinar os documentos. Vai servir pra vc.

http://nf-eletronica.com/blog/?page_id=71

E’ o penultimo link, la em baixo.

  • Muito bom o blog.

[ ]s,

[/quote]
É na verdade eu me enganei mesmo… . Esses certificados são válidos para a assinatura, eu os conhecia, mas achei q o companheiro queria um válido para o SEFAZ, li errado… Dãaaa rs valeu pela correção

Muito obrigado,

Já me ajuda muito ter como testar a assinatura do documento pois como eu disse não tenho nenhum cliente ainda que fará a NFe mas quero deixar tudo pronto para quando eles se enquadrarem.

Outro fato, li que após gerar o arquivo de envio da NFe em .XML já assinado, posso validar ele com o esquema .XSD e verificar se existe possiveis erros de layout, isto é correto? se sim como proceder isto em JAVA?

Dario.

Opa, par ao primeiro, a maneir amais fácil é vc testar o documento assinado no aplicativo de SP.

Agora, para validar seu schema, dá uma olhada no pacote javax.xml.validation.

Pessoal, tenho um caso, da AM, que o XML está retornando com erro 999 - Rejei??o: Erro n?o catalogado. O que fazer nestes casos? Para os outros estados está ok!

Ola cinglez!
Infelizmente ainda existe alguns erros em algumas WS dos Estados. São erros não tratados que eles enviam essa mensagem.
Eu faço parte do Comite Nacional de Nota Fiscal Eletronica e SPED, e frequentemente falo com os gerentes de informatica de alguns estados, e isso ja está sendo corrigido, em alguns estados, por exemplo em Minas Gerais, alguns erros ja foram adicionados no catalago, erros esses que não existiam a alguns meses a traz, retornando entao 999.

O que temos que fazer é esperar e manter contato com o SEFAZ de cada estado, informando os problemas.

[ ]s,

Pessoal, talvez vcs possam me esclarecer uma dúvida.

Testando o NfeStatusServico dos SEFAZ, notei que o de SP se comporta um pouco diferente dos dos outros estados. Seguindo as dicas do rafaelbtz, gerei o keystore para a comunicação com o SEFAZ.

Para todos os estados, gerando em um ambiente, o keystore funciona sem problemas em qualquer outro ambiente, quero dizer, levo para outros locais, sistemas operacionais, certificados, digitais, e sempre funciona. Mesmo para o SEFAZ de homologação de SP, funciona sem problemas. Para o SEFAZ de produção de SP, ocorreu de ter que gerar novamente (exportando o certificado no IE) em alguns casos em algumas máquinas. Exportei novamente, e gerei o keystore novamente (usando o keytool). Neste caso, o keystore só funciona no ambiente em que foi gerado.

O engraçado é que só percebi isso com o SEFAZ de produção de SP.

Outro ponto que não compreendi é que ontem (07 de abril), todos os certificados dos SEFAZ de produção de SP tiveram que ser regerados, apesar de a data de validade ainda não ter sido vencida).

Alguém sabe o que eu posso estar fazendo de errado? Alguma dica?

Fora isso, aparentemente está tudo ok.

Desde já agradeço.

Carlos

Ola cinglex!

Muito estranho, nao passei por problemas assim, outras mas nao exatemente este.
Como vc esta gerando o keystore?
Qualquer coisa, siga os passos de um artigo no meu Blog:

http://mateusprado.com/blog/?p=12

[ ]s,

Olá,

na verdade, identifiquei parcialmente o problema. Mas não consigo entender.

Ao invés de fazer o download dos certificados no site do SEFAZ-SP, eu simplesmente exportei o certificado que é instalado automaticamente no Firefox quando acessamos o WebService (X.509 PEM), gerando um arquivo .cer. Este arquivo é utilizado para gerar a keystore com o keytool com o seguinte comando: “keytool -import -alias nfe -keystore xxxxxxxxx -file xxxxxxxxxxx”. Até aí, tudo bem. Funcionou pra todos os estados que eu precisei. Mas para o ambiente de produção de SP, houve algumas peculiariedades. Em alguns sites que estive tive que refazer o processo de exportação do certificado, etc, etc. No dia 07/04, TODOS os sites pararam de funcionar (mais uma vez, produção, SP), e tivemos que regerar tudo.
Ao tentar utilizar o certificado disponibilizado para download no site do SEFAZ-SP, aqui no meu escritório não funcionava em princípio. Por ser um arquivo p7b, eu o importava no firefox, para reexportá-lo no formato .cer. Gerava o keystore mas ao tentar a comunicação com o SEFAZ, dava erro.
Qual não foi a minha surpresa ao levar o notebook para casa e verificar que de lá funcionava? Mudei o roteamento aqui no escritório, em português claro, utilizei outro link de internet e passou a funcionar com o certificado baixado. No AJATO Empresas, não funciona. No Embratel, funciona. Não entendo nada do assunto, mas acho isso simplesmente bizarro, e gostaria que alguém pudesse me dar uma luz. Pelo Ajato, só funciona acessando o webservice com o browser e exportando o certificado que é instalado automaticamente. Não sei se fui claro, mas é exatamante isso que ocorre…

Desculpem pelo post muito longo…

Obrigado

É amigos, estou parado neste ponto realmente.

Já tentei de todas as formas regerar o keystore, mas realmente não entendo por que funciona por uma conexão e por outra não. Se alguém puder me ajudar, agradeço.

Abs

Estava seguindo esse topico, e estou tendo problemas com essa parte. Não consigo selecionar o WSDL, mesmo eu colocando o caminho para o arquivo em “service definition”, não consigo concluir o processo, pois aparece a mensagem “The service definition selected is invalid.”

Como eu não manjo muito de web services, deve ter algum passo antes desse que eu não estou fazendo e não estou sabendo o que é.

Alguem poderia me dar uma luz sobre o que é?