NFe

Pessoal, eu estou com 2 dificuldades:

  • Possuo um cartão e-CNPJ (Serasa, SP) e ainda não descobri como usar. Sei que este cartão serve como um keystore, mas como acessar via classe java?

  • Para acessar os webservices, é necessário o credenciamento na SEFAZ, e para isso é necessário o usuário e senha. Como somos uma empresa prestadora de serviços, não temos inscrição estadual, portanto não temos como obter acesso nem ao ambiente de testes. É isso mesmo?

Obrigado

É isso mesmo… Peça para o seu cliente habilitá-lo para vc, afinal ele vai ter a NFe, né…

Agora o certificado tipo A3 é beeem mais lento, cuidado com o volume de assinaturas. Quanto a como acessá-lo, é só entender que o keystore dele segue o pkcs#11 e não o pkcs#12 como o A1. fora isso todo o conceito é o mesmo. Você deve tambem ter um provider para a leitora do cartão, a qual vc configura programaticamente em java. traquilo.

[]´s

Pessoal, alguém conseguiu assinar a NF-e utilizando aquela dll fornecida assinaturaNFe32dll.dll? Existe algum exemplo de código em java?

Obrigado

cara, não faça isso… Tem vários exemplos no fórum de como fazer as coisas direito… Se vc vai utilizar serviços de infraestrutura externos, será que vale a pena fazer isso em java???

ae rafaelbtz … show de bola mano … tava enroscado aqui já uns dias pra chamar o WS … mas depois de ver a dica de geração das classes Java para chamada do WS através do WSDL … pimba … vlwss :wink:

Show de bola essas dicas ai!!!
Valeu :slight_smile:


Joao Luiz - Linux user #159951
GRATIS eh POUCO: http://br.geocities.com/jluizsc (explicacoes orolix)
GRATIS eh POUCO: http://www.crescenet.dahora.net (explicacoes crescenet)

Pessoal, já consegui obter o status e assinar um xml. Existe algum tópico com código exemplo para a recepção do arquivo? Estou usando NetBeans mas tenho muito pouca experiência com java…

Desde já agradeço qualquer ajuda.

Pessoal,

Estou gerando os xml e assinando. Tudo está passando normalmente na validação e sendo enviado com status de sucesso para a sefaz. Mas a situação fica sempre “Em processamento pelo SEFAZ”.

Se eu pego o mesmo xml, importo para o sistema emissor da SEFAZ e assino nesse sistema, a situação vai para “Autorizada” imediatamente.

Como eu disse,eu não estou recebendo nenhuma mensagem de erro. Mesmo quando envio pelo meu sistema eu recebo a mensagem de “Lote recebido com sucesso”, mas não consigo encontrar a NF-e nas consultas oferecidas no site da SEFAZ.

Alguém sabe o porque disso?

Não teria nada a ver com o fato de o processamento ser assíncrono, ou seja, o status de autorizado precisa ser conferido em uma 2a conexão?

Eu estou precisando de algum exemplo de código para testar, tb já consegui pegar o status e assinar o arquivo. Mas ainda não consegui enviar, uma vez que meu arquivo está gerado e assinado.

Obrigado

Bom dia pessoal,
Tenho muitas duvidas tecnicas a respeito da nfe,
vou esplicar para vcs a minha situação aqui na empresa:

alguns clientes precisam emitir a nota fiscal eletronica,
nosso sistema é desenvolvido em visual foxpro, e com isso não conseguiremos
fazer a conexão e a assinatura nesta linguagem,
optamos por java por ja saber que irá funcionar nesta linguagem,
no entãnto tenho apenas um conhecimento basico em java.

o que foi feito até agora:

ja estamos com o nosso certificado digital,
consigo acessar a url de homologacao pelo IE,
ja criei o xml para o StatusServico,
agora estou tentando consumir o WS,
uso o netbeans, e quando vou criar um novo cliente para serviço web,
coloco a WSDL url: e mando finalizar,
no entanto ele da uma mensagem:
“Problema com download do arquivo wsld ou do esquema.
Verifique a URL, as configurações do proxy ou se o servidor esta em execução.”
a URL esta ok, o servidor tbm pois consigo acessar via IE,
não usamos proxy aqui na empresa.

agora vão as duvidas:

estou no caminho certo?
se sim, o que pode estar acontecendo a respeito deste problema?
tem algum tutorial, curso online, qualquer coisa que possa me ajudar nesse inicio
da nfe?

tenho lido bastante aqui no forum, lido uns tutoriais no site do netbeans, e estou
interessado em aprender bastante sobre essa linguagem.

obrigado pela ajuda!

Clayton Dias

Clayton você pode fazer download dos WSDL direto do site http://www.fazenda.sp.gov.br/nfe/url_webservices/url_webservices.asp, o primeiro link desta pagina são os WSDL, depois disso crie as classes java a partir do arquivo WSDL que vc baixou, (na pagina anterior tem um totorial explicando como fazer isso no Eclipse) eu nunca usei NetBeans mas deve ser mais ou menos a mesma coisa. Depois de criada as classes java basta vc criar o keystore e se conectar atraves das classes criadas…

De uma olhada no tutorial que eu coloquei na pagina anterior la tem o passo a passo pra consumir o web service da receita…

Eu desenvolvi aqui na minha empresa e depois escrevi esse passo a passo ai pra ajudar a galera… o meu aqui ta funcionando perfeitamente…

Segue ele ai, qq dúvida só perguntar

rafaelbtz

eu gerei o XML mas agora eu preciso fazer a assinatura digital… pelo que vi, suas dicas ja são para se comunicar com o webService…

como você fez só para fazer a assinatura Digital da NF-e?!?

abraco

[quote=alves.Felipe]rafaelbtz

eu gerei o XML mas agora eu preciso fazer a assinatura digital… pelo que vi, suas dicas ja são para se comunicar com o webService…

como você fez só para fazer a assinatura Digital da NF-e?!?

abraco[/quote]

Ola alves.Felipe,

assinatura do xml da nf-e eh esse codigo aki, nesse topico:
http://www.guj.com.br/posts/list/52035.java#576483

[]´s

Joao Luiz - Linux user #159951
GRATIS eh POUCO: http://www.gratisepouco.com.br

jluizsc…

estava vendo o codigo… e sobre seu certificado… como que vc fez?

nessa parte do código:

KeyStore ks = KeyStore.getInstance("PKCS12"); 
ks.load(new FileInputStream(caminhoCertificado), senha.toCharArray()); 

esse caminhoCertificado é o .pfx? ou o .jks??

[quote=alves.Felipe]jluizsc…

estava vendo o codigo… e sobre seu certificado… como que vc fez?

nessa parte do código:

KeyStore ks = KeyStore.getInstance("PKCS12"); 
ks.load(new FileInputStream(caminhoCertificado), senha.toCharArray()); 

esse caminhoCertificado é o .pfx? ou o .jks??
[/quote]

Testo com um certificado q ionstalei no windows de um arquivo .pfx (registrado pelo serasa)
nesse trecho (copiado de outro colega daki e de alguns sites) carrego o cerficado informando a senha do certificado

[]´s

Joao Luiz - Linux user #159951
my space : http://www.myspace.com/jluizsc
GRATIS eh POUCO: http://www.gratisepouco.com.br

arquivo .pfx

O arquivo .jks é aqui:

System.setProperty("javax.net.ssl.trustStoreType", "JKS"); System.setProperty("javax.net.ssl.trustStore", "C:\\certificados\\nfe.keystore");

PS. desculpe os dois posts é que eu cliquei sem querer

blz… esta assinando… mas onde vc’s estão validando o xml??
eu estou usando um validador do RS, o SEFAZ-RS…
e aparece a seguinte mensagem quando ele valida:

alguém já viu isso?? mas mesmo assim aparece todos os dados do certificado…tipo… o validador reconheceu na assinatura os dados do certificado…

essa parte usa para setar o certificado para fazer a comunicação com o ws??

Quando eu usava esse assinador ai dava um punhado de erro estranho mesmo… Crie seu próprio assinador, é só copiar e colar o código que o jluizsc colocou na primeira página deste tópico, aqui funcionou certinho…

Isso nessa parte vc coloca o certificado público do servidor que vc está acessando. Lembrando que são dois certificados o público que vc baixa na WEB e o privado que é seu e vc compra em alguns lugares…

Da uma olhada no tutorial que eu coloquei no final da primeira pagina deste post que la eu to explicando…

[quote=cinglez]rafaelbtz, bom dia.

Acabo de realizar um teste, sou novo neste projeto, e tenho algumas dúvidas.

Para consumir o WebService de status de serviço (NfeStatusServico), eu tb preciso de um certificado pfx? Mesmo no ambiente de homologação?

Seguindo os seus passos, obtive o seguinte resultado:

init:
deps-jar:
wsimport-init:
wsimport-client-check-NfeStatusServico:
wsimport-client-NfeStatusServico:
Consider using / so that wsimport won’t do unnecessary compilation
parsing WSDL…

[WARNING] SOAP port “NfeStatusServicoSoap12”: uses a non-standard SOAP 1.2 binding.
line 65 of file:/C:/Users/cis/Documents/NetBeansProjects/StatusWSSEFAZSP/xml-resources/web-service-references/NfeStatusServico/wsdl/NfeStatusServico.wsdl

generating code…

compiling code…

wsimport-client-generate:
wsimport-client-compile:
compile:
run:
java.lang.UnsupportedOperationException: Not yet implemented
at statuswssefazsp.NfeStatusServicoLocator.getNfeStatusServicoSoap(NfeStatusServicoLocator.java:20)
at statuswssefazsp.Main.main(Main.java:50)
CONSTRUÍDO COM SUCESSO (tempo total: 4 segundos)

Estou utilizando o NetBeans.

Obrigado[/quote]

cinglez boa tarde,
tambem segui os passos que o rafael passou e estou com o mesmo problema,
vc ja conseguiu solucionar?

grato!

Clayton Dias