Next Framework 3.5 - Desenvolvimento simples de aplicações JEE (Baseado em Spring e Hibernate)

Garcia,

Por que vocês não padronizaram o idioma utilizado nas tags? Particularmente, além de não achar muito elegante, acredito que a utilização de tags em português talvez dificulte uma possível divulgação e utilização do framework fora das fronteiras tupiniquins, se esse for um dos objetivos da equipe. De qualquer forma, acho que ou todas as tags devem ser inglês ou português, e não os dois.

Parabéns pelo projeto e acho que quanto mais projeto open source existerem, melhor. Gosto muito de, quando tenho um tempo sobrando, olhar o código-fonte de projetos para ver como certas mentes resolveram determinados problemas.

Já está na lista pra ver :slight_smile:

É mesmo!

Então tá blz! Agora é bola frente e que vocês tenham êxito nesses objetivos! :wink:

Polêmicas, polêmicas.

Acho que toda essa discussão foi motivada por essa frase do Rogel.
Se ele tivesse escrito simplesmente: Framework Neo renomeado para Next, teriam menos criticas a um “novo framework”.
As pessoas estão cansadas de novos frameworks web e eu compreendo porque.

Mas no fundo tudo isso foi bom. Foi bom “cutucarem” o Rogel para ele criar um exemplo de app com o Next (o software da padaria), criar o artigo explicando a motivação do framework, etc.

Tenho certeza que agora as coisas estão mais claras para novos usuários ou pessoas que queiram aprender sobre o Next.
Por isso uma pequena polêmica de vez enquando é bom para sair da rotina, chamar atenção para algo, acertar o que estava faltando, etc.

Não sou a favor de criticar sem avaliar o trabalho, mas no fundo quem ganhou com tudo isso foi o Next. Isso que é legal de projetos Open Source - o contato com a comunidade. Até das coisas ruins podemos tirar coisas positivas.

A proposito, já conhecia do Neo (agora Next) a muito tempo e ele realmente é um fw bem antigo.

Todo esse envolvimento com Open Source é bom. Devia fazer mais parte da nossa cultura. Daqui a um tempo o Next pode ser O framework e utilizado por muitos ou o Rogel pode usar toda essa experiência adquirida e contribuir com outros projetos de sucesso, ou mesmo usar no dia a dia.

Sigam em frente.

Olá :slight_smile:

Acho que o medo é outro. Li o tópico inteiro, como ninguém tocou nesse ponto, vou falar.

Um dos problemas não seria a “torre de babel” causada por diversos frameworks MVC? Embora ainda seja Java, podemos hoje trabalhar em um projeto para manutenção/extensão em Struts e amanhã JSF, e depois VRaptor… Isso dificulta achar profissionais em mundo onde achar pessoas que pelo menos saibam o básico bem… Eu trabalho com outra tecnologia e sei a dificuldade que temos na manutenção só pelo fato do programador inventar umas lógicas estranhas no programa :S

Comecei a notar isso quando há uns meses quando um amigo me pediu uma ajuda em uma nova aplicação WEB, em Java, e eu sugeri Struts 2+ JPA + Spring. A pergunta dele foi:

“É fácil achar gente que conhece isso?”

É claro que sabemos que quem está atento a fóruns/notícias sabe o que realmente “está pegando”, mas não são todos profissionais que fazem isso…

Eu não censuro nenhuma iniciativa nova, até porque acho que ninguém tem o direito disso porque não impacta diretamente na vida da pessoa. Acho que questionar alguns pontos é sadio, obviamente, pois permite o crescimento do projeto! Mas chegar jogando uma balde de água fria não leva a nada…

Agora falando sobre o framework. Vi o anúncio no JavaFree. Sugeriram que o Rógel Garcia fizesse um comparativo com o VRaptor. Caras, ele poderia levar como uma ofensa ou fazer corpo mole para escrever o comparativo, mas em poucos minutos estava lá o texto. Por isso eu fiz o que tenho feito com VRaptor, Play, Grails(…): testei, e vi que o framework faz o essencial e que cobre as necessidades de um framework MVC, só não li a fundo por falta de tempo…

Hoje, a minha opção, quando tenho que fazer algo Java WEB, ainda é Struts2 + Hibernate + Spring(estou crescendo nesse ainda), mas sei que tenho trabalhos evolutivos crescentes em paralelo e o melhor de tudo, feito por brasileiros, como o Next e o VRaptor…

Boa sorte Rógel Garcia!

OBS: A torre de babel também traz benefícios. Vide artigo do Eduardo Guerra na Mundo Java 39: Herança e Composição - OS princípios por trás dos padrões - No final ele cita alguns pontos que impactam a adoção de um framework. Isso pode ser considerado um avanço, pois todos irão pensar em aspectos do lado do desenvolvedor antes de construir um frame…

Achei muito interessante a proposta do framework.

Parei para dar uma olhada, já li quase toda documentação disponível no site. Achei realmente que torna o desenvolvimento mais produtivo e puder ver que é um framework feito para o mercado, resolve problemas rotineiros, e não é cheio de novos paradigmas e conceitos.

Vou começar a utilizar em projetos pessoais.

Parabéns pela iniciativa.

Muito legal mesmo! Na minha opinião faltam coisas como o Next, Spring Roo, playframework em java.

Parabéns e Sucesso !

Olá Roger,

Valeu pelo framework muito legal, claro que existem outras soluções , mas o importante é que seu projeto cresça e quem sabe não possa figurar entre os frameworks mais comerciais. Confesso que Java sem os frameworks não seria muito legal, mas para se fazer um bom trabalho hoje precisamos usar vários deles e isso de certa forma atrapalha no requisito simplicidade e praticidade. Atualmente meu foco está nos mais comerciais devido aos projetos em que trabalho, mas não quer dizer que o Neo/Next não possa ser uma solução pro futuro.

Abçs

li o topico inteiro e quase metade do site do next

ehhehehe

acho interessante que se eu tiver alguma duvida mais sinistra, tenho acesso ao criador da parada.

nao cheguei a codificar usando o novo framework, mas dou-lhe os parabens pela iniciativa.

Gostei do NEXT e ainda tem um otimo site !!!

Isso ai inovar é preciso.

esse next é actionBase ou Faces?

É action based… nos internos usa um pouco do Spring MVC!