Olá
Acho que o medo é outro. Li o tópico inteiro, como ninguém tocou nesse ponto, vou falar.
Um dos problemas não seria a “torre de babel” causada por diversos frameworks MVC? Embora ainda seja Java, podemos hoje trabalhar em um projeto para manutenção/extensão em Struts e amanhã JSF, e depois VRaptor… Isso dificulta achar profissionais em mundo onde achar pessoas que pelo menos saibam o básico bem… Eu trabalho com outra tecnologia e sei a dificuldade que temos na manutenção só pelo fato do programador inventar umas lógicas estranhas no programa :S
Comecei a notar isso quando há uns meses quando um amigo me pediu uma ajuda em uma nova aplicação WEB, em Java, e eu sugeri Struts 2+ JPA + Spring. A pergunta dele foi:
“É fácil achar gente que conhece isso?”
É claro que sabemos que quem está atento a fóruns/notícias sabe o que realmente “está pegando”, mas não são todos profissionais que fazem isso…
Eu não censuro nenhuma iniciativa nova, até porque acho que ninguém tem o direito disso porque não impacta diretamente na vida da pessoa. Acho que questionar alguns pontos é sadio, obviamente, pois permite o crescimento do projeto! Mas chegar jogando uma balde de água fria não leva a nada…
Agora falando sobre o framework. Vi o anúncio no JavaFree. Sugeriram que o Rógel Garcia fizesse um comparativo com o VRaptor. Caras, ele poderia levar como uma ofensa ou fazer corpo mole para escrever o comparativo, mas em poucos minutos estava lá o texto. Por isso eu fiz o que tenho feito com VRaptor, Play, Grails(…): testei, e vi que o framework faz o essencial e que cobre as necessidades de um framework MVC, só não li a fundo por falta de tempo…
Hoje, a minha opção, quando tenho que fazer algo Java WEB, ainda é Struts2 + Hibernate + Spring(estou crescendo nesse ainda), mas sei que tenho trabalhos evolutivos crescentes em paralelo e o melhor de tudo, feito por brasileiros, como o Next e o VRaptor…
Boa sorte Rógel Garcia!
OBS: A torre de babel também traz benefícios. Vide artigo do Eduardo Guerra na Mundo Java 39: Herança e Composição - OS princípios por trás dos padrões - No final ele cita alguns pontos que impactam a adoção de um framework. Isso pode ser considerado um avanço, pois todos irão pensar em aspectos do lado do desenvolvedor antes de construir um frame…