Next Framework 3.5 - Desenvolvimento simples de aplicações JEE (Baseado em Spring e Hibernate)

[img]http://www.nextframework.org/logonextframework.jpg[/img]

Novo framework brasileiro liberado. O Next www.nextframework.org é um framework JEE baseado em Spring e Hibernate que tem como foco principal a simplicidade no desenvolvimendo de aplicações web. A ideia do Next é facilitar o desenvolvimento de aplicações resolvendo problemas mas sem adicionar novos paradgmas ou complicadores. Isso faz com que a curva de apredizado seja pequena e o trabalho com o framework seje facilitado. Por ser baseado em Spring e Hibernate, todas as funcionalidades desses frameworks podem ser utilizadas sem problemas em conjunto com o Next. Algumas características do Next são:

[list]Não utilização de XML. A configuração é feita através de um número reduzido de annotations.[/list]
[list]Baixa curva de aprendizado.[/list]
[list]Documentação, vídeos e tutoriais para ajudar no aprendizado.[/list]
[list]Funcionalidades padrão no desenvolvimento já implementadas como DAOs, Cruds, Relatórios[/list]
[list]Controllers com várias actions, isso possibilita que uma classe de controller possa receber vários tipos de requisição[/list]
[list]Templates para a camada de visão, as tags além de uma classe Java possuem também um arquivo de template que pode ser alterado para cada aplicação, é como um MVC na camada de visão[/list]
[list]Número reduzido de tags, facilita o aprendizado sem perder o poder de criação[/list]
[list]Convention over configuration em praticamente todo o framework, só sendo necessária a configuração do que fugir do padrão[/list]
[list]Classe construtora de queries bem mais poderosa que o Criteria do Hibernate[/list]
[list]Validação e máscaras, para os tipos comuns e tipos brasileiros como CEP, CPF, CNPJ [/list]
[list]Upload de arquivos facilitado [/list]

Alguns exemplos de utilização do framework:

DAO para funcionário com um método findByCPF criado, utiliza o construtor de queries. A classe GenericDAO provê vários métodos genéricos já implementados como findAll, load, save:

public class FuncionarioDAO extends GenericDAO<Funcionario> {

public Funcionario findByCPF(Cpf cpf){
  return query() // como estamos num DAO de Funcionario, nao precisamos falar que a clausula from é de Funcionario
      .joinFetch("funcionario.cargo")
      .where("funcionario.cpf = ?", cpf)
      .unique();
 }

}

Controller do tipo Crud para a classe funcionário. Toda a funcionalidade está herdada da classe CrudController. Utiliza uma anotação @Controller para configurar a url:

@Controller(path="/modulo/crud/funcionario")
public class FuncionarioCrud extends CrudController<FuncionarioFiltro, Funcionario, Funcionario>{
}

JSP de listagem de dados para um crud de funcionario. Repare que temos propriedades do tipo Date (dataNascimento), Cpf (cpf), entidade Pais (municipio.estado.pais) mas nenhuma informação extra sobre a renderização foi informada, o Next sabe como renderizar cada um dos tipos de dados automaticamente. Também é possível navegar na árvore de objetos como no exemplo municipio.estado.pais:

<%@ taglib prefix="t" uri="template"%>
<t:listagem>
   <t:janelaResultados>
       <t:tabelaResultados>
             <t:property name="id"/>
             <t:property name="nome"/>
             <t:property name="dataNascimento"/>
             <t:property name="salario"/>
             <t:property name="cpf"/>
             <t:property name="foto"/>
             <t:property name="municipio.estado.pais"/>
             <t:property name="municipio.estado"/>
             <t:property name="municipio"/>
       </t:tabelaResultados>
   </t:janelaResultados>
</t:listagem>

Esses são só alguns exemplos de funcionalidades do framework. No site do framework http://www.nextframework.org, podem ser encontrados tutoriais (inclusive em vídeo), além de uma documentação escrita que dá mais informações e exemplos do que pode ser feito.

A semelhança com o framework NEO, conhecido de alguns aqui não é mera coincidencia. O Next é na verdade a continuação do framework Neo, por isso, já começa na sua versão 3.5.

O Next é open-source e está sob a licença LGPL.

Um ótima notícia para começar a semana.
Muito bom framework.
Eu aprovo!
Abraços

Excelente framework e de alta produtividade eu acho que tudo deveria utilizar conveção ao invés configuração, pena que o mundo não é perfeito. Será que você poderia dizer o que mudou nesta nova versão para a anterior ???

incrivel como brotam “smalltalkers” nos topicos relacionados a este framework… :lol:

Ainda bem que tem o peerless para modificar essa história … hehhehe

Valew peer… por falar nisso… já deu uma olhada no framework? Para ver mais fácil, vai nos tutoriais que tem vários screen casts…

Como diria o francisco: “Num é porque fui eu que fiz não, mas é porque é bom mesmo” :smiley:

Valew…

As principais mudanças são:

• Spring 3
  • Upload facilitado
  • Novo layout padrão
  • Melhor performance de renderização de JSPs
  • Correção de pequenos bugs…

Opa… Eu não sou smalltalk e posso garantir que o framework tem qualidade… :wink:

Sem querer ser chato (daqui a pouco um moderador me da uma bronca), mas já sendo…

mais incrível ainda, é que o pessoal que conhece este framework, tem outro gosto em comum: Avatars de anime.

Qual é o problema nisso ? Nos trabalhavamos juntos em uma equipe de desenvolvimento,conhecemos e já trabalhamos com este framework, por esse motivo estamos dando um apoio para ele…
Agora sinceramente este não é o foco do tópico…Se você não tem nada para falar a respeito do framework é melhor não comentar né…

[quote=peerless]Sem querer ser chato (daqui a pouco um moderador me da uma bronca), mas já sendo…

mais incrível ainda, é que o pessoal que conhece este framework, tem outro gosto em comum: Avatars de anime.
[/quote]

Criou 2 usuarios para inflar o tópico! :lol: :lol:

Até que aquele DAO ficou legal, mas a pergunta que não quer calar é: pra quê?
Por que sempre criar um framework novo ao invés de contribuir com um já existente? Não estou querendo ser chato, apenas gostaria de saber se há um motivo plausível para adotar esse framework.
Talvez devesse se chamar YAWF(Yet Another Web Framerork) ao invés de Neo :smiley:

[quote=peerless]Sem querer ser chato (daqui a pouco um moderador me da uma bronca), mas já sendo…

[/quote]

incrivel, se o cara é capas de juntar os amigos pra promover uma propanda do framework no forum qual seria a credibilidade do mesmo?

[quote=fabiocsilva]Até que aquele DAO ficou legal, mas a pergunta que não quer calar é: pra quê?
Por que sempre criar um framework novo ao invés de contribuir com um já existente? Não estou querendo ser chato, apenas gostaria de saber se há um motivo plausível para adotar esse framework.
Talvez devesse se chamar YAWF(Yet Another Web Framerork) ao invés de Neo :D[/quote]

O pessoal deveria contribuir com o NEO então, pois existe desde 2007 como open-source… e desde 2005 como projeto fechado… :smiley:
O Next é apenas uma mudança no nome, mas o projeto é o mesmo… mesmo código, só muda o pacote…

Mas vou explicar porque…

1. O Next possui conceitos que não são encontrados em nenhum outro framework, como templates para a camada de visão. Onde cada tag tem um arquivo .java e um arquivo .jsp, isso permite que o template seja modificado independente do código java, dando personalidade a aplicação.
  2. Construtor de queries mais poderoso que o Criteria do Hibernate
  3. Classes para persistir árvores de objetos… (Mestre/detalhe por exemplo) com um único comando
  4. Conjunto de tags altamente produtivo, onde não é necessário indicar que um input é do tipo date, ou time ou qualquer outro tipo… porque o framework reconhece sozinho por exemplo
  5. Foi o primeiro framework a utilizar annotations para configurar os componentes, validações, etc
  6. Foi o primeiro framework a utilizar generics para criar classes pre montadas como o DAO citado
  7. Foi o primeiro framework que utilizou Controllers com várias Actions…
  8. Upload de arquivos… sempre foi um parto… no Next é facil
  9. Coisas comuns como reloads de combo via ajax… etc

E a filosofia de simplicidade do framework é diferente, ele resolve o problema do programador realmente… Experimente fazer alguns exemplos do site, veja os screen casts… e voce vai ver que não é YAWF
O Next cresceu a partir da demanda REAL do desenvolvimento de sistemas das empresas. E não como um super projeto que tem super arquiteturas que voce gasta um ano para se tornar eficiente.

Se a filosofia é diferente, nada mais justo do que um framework diferente.
Mas é questão de gosto também, tem gente que prefere Spring, tem gente que prefere JBoss Seam… Eu considero, caso contrario não teria feito o framework, que o Next é um dos mais produtivos… Também não foi reinvenção da roda, pois utiliza o Spring e o Hibernate, o que o Next oferece, é o que esses dois frameworks ainda não apresentaram… mesmo porque eu acho que não está no escopo deles.

Até mais

Obrigado

Um framework “facilitador” baseado em outros frameworks de mercado…

mmmm,
Talvez eu baixe pra fazer uns testes com sistemas CRUD tipo Cadastro para padaria…
Mas, usar num sistema comercial onde eu tenha q botar meu nominho no final… eu num arrisco não…

Ainda que o treco seja bom…

Quem mantem essa coisa?

[quote=proteus_adi]Um framework “facilitador” baseado em outros frameworks de mercado…

mmmm,
Talvez eu baixe pra fazer uns testes com sistemas CRUD tipo Cadastro para padaria…
Mas, usar num sistema comercial onde eu tenha q botar meu nominho no final… eu num arrisco não…

Ainda que o treco seja bom…

Quem mantem essa coisa?[/quote]

Empresas que tem projetos que utilizam o framework (NEO):
Universidade FUMEC
Ricardo Eletro
Refil - Distribuidora Coca Cola

São os maiores…

Os projetos com o Next ainda estão sendo desenvolvidos, mesmo porque o Next é “relativamente” novo… (vou pedir autorização das empresas para postar os projetos delas aqui)

Lembrem-se… esse não é um projeto que nasceu na academia… e sim dentro de uma empresa… ou seja, ele tinha a obrigação de cumprir o seu papel…

O projeto, apesar dos exemplos CRUD, não servem só para CRUD…

Se quiserem, podem criar um caso de uso qualquer, que seja relativamente pequeno, eu implemento e posto o código aqui no fórum para vocês verem… (tem que ser relativamente pequeno, apenas para caber aqui no fórum)

Até mais

[quote=“kikostyle”]
incrivel, se o cara é capas de juntar os amigos pra promover uma propanda do framework no forum qual seria a credibilidade do mesmo?

[quote]

Vamo focar no framework e ao dar opiniões é melhor ser mais profundo e consistente com com relação as crítica e sugestões, para saber se tem ou não credibilidade é melhor testar primeiro …

Galera,
vamos conhecer o framework para depois, se for o caso, criticar.

Conheço pessoas que acham o jCompany a melhor coisa do mundo e tem meu amigo Gleuber que só programa em Pascal com access,
só porque não conhecem (ou tem preguiça de conhecer) outra coisa. :lol:

Abram a mente :wink:
[]'s

Você mora no Brasil?!

Senhores, apenas para postar, minha empresa utiliza este framework, entre outros, e a forma de integração do spring, hibernate e afins, facilita muito a vida e tempo de nossos desenvolvedores.
Atualmente trabalhamos com projetos em Struts, JSF e Next. O que mais se destaca é tempo de execução, facilidade de entendimento do source entre outros.
Sendo assim apoio este projeto.

Tem essa outra empresa:
Konkix

Que desenvolve sistemas para celular, que também utiliza o Next…