E ai pessoal estou com um pequeno problema, estou criando um pequeno aplicativo em NetBeans 5.5 com o banco de dados access e uma ordem de serviço bem simples, e eu não sei como eu faço para poder instalar esta aplicação a outro computador, como eu faço eu crio um setup sei la ou algo assim em java eu nunca fiz e estou meio perdido, alguêm poderia me dar uma luz!!!
Obrigado,
P.S: Por favor me ajudem, em C# eu conseguir uma apostila que ensinava passo a passo como criar um setup mai em NetBeans eu naum sei…S.o.S!!!
Tem uma palavra em informática que é clássica, depende do seu projeto.
Pelo jeito ele é Desktop, estou chutando que seja.
Bom caso seja desktop, você pode distribuir de duas maneira, criar um jar e o banco de dados fica em uma máquina e você direciona a conexao dentro da sua aplicação para o IP desta máquina.
Ainda em desktop pode ser feita, via JNLP. Da mesma forma que foi estruturando anteriormente, BD em uma máquina e a aplicação aponta para o IP desta máquina.
Caso for WEB, deve-se criar um war de fazer um deploy no web container java (Tomcat, JBoss, GlassFish, Jetty, etc). E novamente a mesma história do banco de dados.
No seu caso o netbeans ele gera esses arquivos para vc. Quando vc faz um build, ele gera na pasta do projeto uma pasta chamada DIST, nela está seu projeto empacotado bonitinho.
Existe trabalhos com instaladores, fazendo SETUP nas máquinas. Um exemplo disto é o IZPACK, ele é um gerador de instalador bem interessante. Com ele vc cosegue fazer bastante coisa, também acho que seria interessante vc dar uma olhada neste software.
na pasta dist do seu projeto vai estar la o arquivo “executavel” do seu projeto, sendo um projeto desktop vai estar um arquivo com o nome nome_do_projeto.jar
ele será um arquivo compactado (igual o zip, só mudando a extensão), mais que pode ser executado com um clique duplo.
para isso você tem que mandar o nettbeans “construir o projeto” (devia ser isso no 5.5, aqui no 6.7, é clicando com o botão direito no projeto e indo em construir).
a proposito, é fortemente indicado que você use uma versão mais recente da sua IDE, como o 6.7 ou ao menos o 6.1.
caso você queira criar um instalador, procure aqui no forum que essa duvida ja foi respondida algumas vezes, eu não sei a resposta mais ja vi gente indicando uns programas para criar instaladores de programas java.
Então, apostila não agora assim que relacione Access, mas existe a da Caleum que demostra uma conexão a banco de dados.
Vou tentar te explicar aqui, provavelmente você deva estar usando JDBC, segue um exemplo de código
import java.sql.*;
public class Conn {
public static void main(String args[]) {
Connection con;
try{
Class.forName("sun.jdbc.odbc.JdbcOdbcDriver");
// DSNBD é o nome da DSN criado no micro, para fazer a ponte JDBC ou ODBC
con = DriverManager.getConnection("jdbc:odbc:DSNBD");
Statement stmt = con.createStatement();
stmt.executeUpdate("SELECT * FROM pessoa ");
ResultSet rs = s.getResultSet();
if (rs != null) {
while ( rs.next() ){
System.out.println("ID: " + rs.getString(0) );
}
}
} catch(ClassNotFoundException e){
System.out.println(e.toString());
} catch(SQLException e){
}
}
}
É bem simples,
Então a classe fica bem semelhante ao exemplo que passei o que difere são duas linhas.
Segue o exemplo:
import java.sql.*;
public class Conn {
public static void main(String args[]) {
Connection con;
try{
//Localhost = ip da máquina está o SGBD : porta
//Locadora = schema onde estão as tabelas
String url="jdbc:postgresql://localhost:5432/Locadora";
String login="postgres";
String pws="1234";
Class.forName("org.postgresql.Driver");
con = DriverManager.getConnection(url, login, pws);
Statement stmt = con.createStatement();
stmt.executeUpdate("SELECT * FROM pessoa ");
ResultSet rs = s.getResultSet();
if (rs != null) {
while ( rs.next() ){
System.out.println("ID: " + rs.getString(0) );
}
}
} catch(ClassNotFoundException e){
} catch(SQLException e){
}
}
}
Obs:. Tem que baixar o jar (lib) auxiliar para associar ao seu projeto, para que ele faça a conexão com o banco de dados, diga-se de passagem todos os bancos tem esse drive disponivel para baixar.