Netbeans - Abrir um console cmd

Bom Dia

Através da IDE Netbeans eu consigo abrir um janela do windows para compilar o programa (javac), sem ter a necessidade de ir no windows e selecionar a opção executar comando e digitar cmd.

Não criei um projeto java. Apenas um arquivo .java.

Obrigado

Gostaria de saber o porque você querer compilar pelo prompt, sendo que você pode compilar diretamente pelo NetBeans. Além de que pelo NetBeans caso haja algum de erro de sintaxe ou algo do tipo, basta clicar no stack trace que o NetBeans já te leva para a qual linha está o erro.

Preciso demonstrar para um grupo de alunos a forma de compilar através do javac, sem a necessidade de abrir o cmd toda a vez, e, na sequência será abordado questões de projeto onde é possível compilar e executar diretamente via netbeans.
Pensei que pude-se abrir o console windows diretamente via IDE .
Senão utilizo diretamente o notepad++ e compilo e executo via cmd.
Obrigado.

Olha abrir o prompt eu desconheço. Mas pode sim executar comando via código.

`public class TesteShell {

public static void main(String[] args) throws IOException {
    Process exec = Runtime.getRuntime().exec("javac -verbose /home/matheus/TesteShell.java");
    InputStream inputStream = exec.getInputStream();

BufferedReader br = new BufferedReader(new InputStreamReader(inputStream));

while (br.ready()) {
        System.out.println(br.readLine());
    }
}

}`

O problema é que não consegui pegar a saída do console mesmo estando com a opção verbose. Porém testei outros comandos e funcionou. No caso testei pwd e ls(comandos linux no meu caso), e obtive o retorno.

Uma alternativa é você criar um script no seu caso uma .bat para mandar compilar e aí sim você irá ver o prompt executando o javac.

Uma opnião minha é que como você está compilando via javac para mostrar para os alunos. Digo-lhe que está indo na contra mão de seu objetivo, já que desejas demonstrar o processo, realize-o manualmente.

De modo que eles conheçam melhor estrutura de diretórios e os comandos do prompt. Em resumo você estaria agregando mais conteúdo em sua aula. Mesmo que isto não esteje implícito.