A versão final do NetBeans 7.0 está quase saindo.
Os desenvolvedores abriram um survey para que as pessoas que baixaram e testaram a ferramenta opinem se o RC está pronto para ser lançado. http://netbeans.org/community/news/show/1512.html
Vou esperar a versão final pra baixar. O bom seria ter a opção de atualizar o NetBeans sem a necessidade de que a cada versão ter que desinstalar e instalar novamente.
Gostei da versão nova: HTML5, JBoss 6, Java 7, … parece que o foco foi o suporte pras tecnologias atuais. Só o Hibernate que até hoje parou na 3.2.5 não sei por que.
E o problema de lentidão que persistia até o último beta, pelo jeito foi resolvido.
[quote=marcosalex]Gostei da versão nova: HTML5, JBoss 6, Java 7, … parece que o foco foi o suporte pras tecnologias atuais. Só o Hibernate que até hoje parou na 3.2.5 não sei por que.
E o problema de lentidão que persistia até o último beta, pelo jeito foi resolvido.[/quote]
Demoro, ainda não estava usando justamento pelo problema da lentidão… Irei baixar e ver o que tem…
Postei uma notícia esses dias atrás mas, acho que os moderadores não aprovaram achando que iria virar flamewar… :lol: Mas, não sei se perceberam que eles estão recrutando um engenheiro para trabalhar no projeto. Para mais detalhes: http://wiki.netbeans.org/NetBeansOpenPositions
Realmente, fiz alguns testes e está bem instável mesmo. Tive problemas na criação de projetos Web.
Gostei do suporte ao Tomcat 7. Agora podemos ficar livre do web.xml.
Uma coisa que gostei é que agora a estrutura do projeto é mais limpa, não tento os pacotes e as bibliotecas de teste inseridas como padrão.
A partir do momento que você cria um teste, ai sim, a estrutura do projeto é incrementada. O JUnit não é mais instalado por padrão tbm. Ele só é baixado e instalado quando você cria um teste. Durante a instalação da IDE tbm é pedido que se aceite o contrato do JUnit. Por acaso mudaram a licensa do JUnit?
Realmente, fiz alguns testes e está bem instável mesmo. Tive problemas na criação de projetos Web.
Gostei do suporte ao Tomcat 7. Agora podemos ficar livre do web.xml.
Uma coisa que gostei é que agora a estrutura do projeto é mais limpa, não tento os pacotes e as bibliotecas de teste inseridas como padrão.
A partir do momento que você cria um teste, ai sim, a estrutura do projeto é incrementada. O JUnit não é mais instalado por padrão tbm. Ele só é baixado e instalado quando você cria um teste. Durante a instalação da IDE tbm é pedido que se aceite o contrato do JUnit. Por acaso mudaram a licensa do JUnit?
Meu inglês não é lá essas coisas, olhei o link postado e outros relacionados e vou falar (hã, escrever, né?) o que entendi e me corrijam se estiver errado:
o JUnit é licenciado sob uma licença antiga que chama CPL (Common Public Licence), que possui uma cláusula com uma brecha que permite código com patentes de terceiros.
a fundação eclipse na época criou a EPL (Eclipse Public Licence) fechando essa brecha e dando uma maior segurança aos projetos open source.
a Oracle pra se resguardar da possibilidade de futuros processos de patentes está revisando todas as bibliotecas livres que usa em seus produtos e identificou que o JUnit até hoje usa essa licença antiga e distribuí-la no Netbeans abre um precedente pra se um dia se o JUnit violar alguma patente ela pode ser atingida
alguém da Oracle entrou em contato com a equipe do JUnit e sugeriu que eles mudem a licença
a equipe responsável pelo JUnit analisou o caso e disseram ser complicado mudar o licenciamento porque como é um projeto livre, não possuem acordos comerciais e não tem como avisar todos os clientes que hoje já utilizam o JUnit, mas que iriam estudar o caso e pediu pros advogados da Oracle ajudarem a encontrar um caminho comum
No final o autor do artigo sublinha um lado positivo da Oracle ter feito um contato amigável, mas ressalta que uma parte desse temor de patentes e código livre veio justamente por causa da própria Oracle e a postura dela em relação a projetos livres, como ao OpenOffice.
Que está na IDE, é verdade, junto com o Subversion e Mercurial. Mas não testei o funcionamento.[/quote]
Não tem nada do GIT instalado na minha por padrão.