Netbeans 6.9 RC1 está disponível para download

Já está disponível para download o release candidate 1 da versão 6.9 do Netbeans.

No site está disponível o link para download e a lista de alterações.

Ôpa! Baixando…

Paz e bem!

Good… Downloading…

Aí sim! :slight_smile:

Flws

Valeu. 8)

Houve um bom ganho de desempenho em relação à versão 6.8, recomendo muito esta nova versão.

Também observei isso. Ainda tem uns “buguinhos” é verdade, mas está muito bom! \o/

Paz e bem!

Será que o netbeans pode ser cobrado num futuro próximo? acho ele bacana, mas será que manterá assim sempre evoluindo sem cobrança? no caso uso pessoal ele seja gratuito e começa a ser cobrado para uso em empresas.

Knowledgebr

[quote=knowledgebr]Será que o netbeans pode ser cobrado num futuro próximo? acho ele bacana, mas será que manterá assim sempre evoluindo sem cobrança? no caso uso pessoal ele seja gratuito e começa a ser cobrado para uso em empresas.

Knowledgebr[/quote]
Acredito que a licença dele não permite isso, o que a Oracle pode fazer e criar um Netbeans Enterprise com alguns pacotes extras e cobrar suporte/garantia por ele.

http://netbeans.org/about/legal/index.html

[]s

[quote=knowledgebr]Será que o netbeans pode ser cobrado num futuro próximo? acho ele bacana, mas será que manterá assim sempre evoluindo sem cobrança? no caso uso pessoal ele seja gratuito e começa a ser cobrado para uso em empresas.

Knowledgebr[/quote]

Porque ele seria cobrado??? Sequer o JDeveloper é cobrado.

Humm esse negocio de estar mais rapido me chamou a atenção, ja tinha achado o tempo de resposta do 6.8 bem melhor que o 6.7, se o 6.9 tiver melhor, ai estamos chegando la.

[quote=fredferrao]
Porque ele seria cobrado??? Sequer o JDeveloper é cobrado.

Humm esse negocio de estar mais rapido me chamou a atenção, ja tinha achado o tempo de resposta do 6.8 bem melhor que o 6.7, se o 6.9 tiver melhor, ai estamos chegando la.[/quote]

Não está tão mais rápido assim. O que mais mudou foi o suporte a OSGi, que eu nunca trabalhei pra avaliar. A única coisa que sinto falta no Netbeans é um plugin pra desenvolvimento RAD em JSF. Ele já teve uns tempos e tinha alguns problemas, a Sun descontinou pra reescreve-lo utilizando o Icefaces, mas foi bem na época que começaram os problemas financeiros e o projeto foi cancelado.

Gostei muito desta nova versão. Além de mais estável me pareceu bem mais leve.

Att.

Baixando!

[quote]
Não está tão mais rápido assim. O que mais mudou foi o suporte a OSGi, que eu nunca trabalhei pra avaliar. A única coisa que sinto falta no Netbeans é um plugin pra desenvolvimento RAD em JSF. Ele já teve uns tempos e tinha alguns problemas, a Sun descontinou pra reescreve-lo utilizando o Icefaces, mas foi bem na época que começaram os problemas financeiros e o projeto foi cancelado.[/quote]

Era justamente esta pergunta que ia postar, alguém sabe como está a integração entre o icefaces e o netbeans? pois a parte “visual”(componentes puxar e arrastar) foi dscontinuada após a versao 6.5.1

[quote=venomtotal][quote=marcosalex][quote=fredferrao]
Não está tão mais rápido assim. O que mais mudou foi o suporte a OSGi, que eu nunca trabalhei pra avaliar. A única coisa que sinto falta no Netbeans é um plugin pra desenvolvimento RAD em JSF. Ele já teve uns tempos e tinha alguns problemas, a Sun descontinou pra reescreve-lo utilizando o Icefaces, mas foi bem na época que começaram os problemas financeiros e o projeto foi cancelado.[/quote]

[/quote]
[/quote]

[quote]
Era justamente esta pergunta que ia postar, alguém sabe como está a integração entre o icefaces e o netbeans? pois a parte “visual”(componentes puxar e arrastar) foi dscontinuada após a versao 6.5.1[/quote]

Aquilo era o projeto Woodstock, até fiz uns testes na época mas era beeeeeeeeeeeeeemmmmmmm pesado. Ai soube que ele saiu da distribuiçao do netbeans e que estavam fazendo algo por fora tentando melhora-lo, agora nao sei o que virou.

Agora que o JSF ja usa o Facelets por default, nao ficaria mais facil um plugin do tipo drag’drop pra JSF???!!!

[quote]Aquilo era o projeto Woodstock, até fiz uns testes na época mas era beeeeeeeeeeeeeemmmmmmm pesado. Ai soube que ele saiu da distribuiçao do netbeans e que estavam fazendo algo por fora tentando melhora-lo, agora nao sei o que virou.

Agora que o JSF ja usa o Facelets por default, nao ficaria mais facil um plugin do tipo drag’drop pra JSF???!!![/quote]

É uma confusão que nunca entendi, inicialmente usavam o woodstock que já vinha com o netbeans, depois decretaram a morte do woodstock e partiram pro icefaces, tanto que na época, no site do netbeans, lançaram tutoriais usando icefaces. Só que, sei lá porquê, após a versão 6.5.1 do Netbeans, o projeto com o icefaces foi interrompido, nós ainda podíamos baixar o plugin para netbeans e instalar, mas não existia mais a barra de ferramenta com componentes para arrastar e soltar, tinha que ser tudo não mão.

Não sei como está agora, mas na época achava um absurdo o netbenas não possuir tal recurso para rivalizar com o visual studio.

[quote=venomtotal][quote]Aquilo era o projeto Woodstock, até fiz uns testes na época mas era beeeeeeeeeeeeeemmmmmmm pesado. Ai soube que ele saiu da distribuiçao do netbeans e que estavam fazendo algo por fora tentando melhora-lo, agora nao sei o que virou.

Agora que o JSF ja usa o Facelets por default, nao ficaria mais facil um plugin do tipo drag’drop pra JSF???!!![/quote]

É uma confusão que nunca entendi, inicialmente usavam o woodstock que já vinha com o netbeans, depois decretaram a morte do woodstock e partiram pro icefaces, tanto que na época, no site do netbeans, lançaram tutoriais usando icefaces. Só que, sei lá porquê, após a versão 6.5.1 do Netbeans, o projeto com o icefaces foi interrompido, nós ainda podíamos baixar o plugin para netbeans e instalar, mas não existia mais a barra de ferramenta com componentes para arrastar e soltar, tinha que ser tudo não mão.

Não sei como está agora, mas na época achava um absurdo o netbenas não possuir tal recurso para rivalizar com o visual studio.[/quote]

A história foi exatamente essa. A Sun já estava cancelando projetos pra equilibrar as finanças e o woodstock foi cancelado. No lugar dele, trabalhou junto à Icesoft pra fazer o plugin visual pro Icefaces. Ele ainda tava bugado, mas já era mais leve que o woodstock e o código gerado tava melhor. Só que o projeto parou e segundo o site da Icesoft, eles estavam juntando esforços pro JavaEE 6, que seria muito mais rápido e mais fácil de usar ajax pros componentes ficarem leves e que o suporte a RAD voltaria.

Só que o plugin pro JSF 2 está na versão alfa 2 e até agora não voltou o drag and drop.

Release Candidate 2 está disponível download aqui.

Acho que a versão final deve sair no prazo: 09 de junho.

Bom ver que depois da aquisição o desenvolvimento do Netbeans continua acelerado. Isso acalma os “profetas do caos”.
O VirtualBox já lançou versão nova e continuou no mesmo modelo, o Glassfish Enterprise já está na loja da Oracle enquanto a versão open source já foi liberado betas e está cheia de novidades…

Dos produtos chave, o que está mais obscuro é só o OpenSolaris, que nunca conseguiu grande sucesso mesmo.

Saiu o 6.9 RC2: http://netbeans.org/community/releases/69/

Paz e bem!