NetBeans 6.8 Beta

Olá pessoal,

Hoje foi anunciada a versão Beta do NetBeans 6.8

Release Overview

[quote]NetBeans IDE 6.8 Beta is the first IDE to offer support for the entire Java EE 6 spec with improved support for JSF 2.0/Facelets, Java Persistence 2.0, EJB 3.1 including using EJBs in web applications, RESTful web services, and GlassFish v3. We also recommend it for developing with the latest JavaFX SDK 1.2.1, and for creating PHP web applications with the new PHP 5.3 release or with the Symfony Framework.

Our unique integration of Project Kenai, a collaborative environment for hosting open-source projects, now comes with full JIRA support, and improved instant messenger and issue tracker integration. We also added features to the IDE’s Maven and database integration, and improved the editor and tools integration of Ruby, Groovy, and C/C++ projects. [/quote]

Mais informações : http://www.netbeans.org/community/releases/68/
Download: http://download.netbeans.org/netbeans/6.8/beta/

Fiz o download dessa nova versão e já instalei, tenho um projetinho que tinha iniciado no netbeans 6.7, vou ver se dou sequencia no 6.8 para testa-lo.

Mas ultimamente as versões do netbeans não tem me deixado satisfeito.

Pois é reportei um trem de falhas na versao 6.7 e espero que tenham melhorada a integracao com Maven.

O NetBeans é uma ótima ferramenta. A integração com o Maven, apesar de alguns bugs vem melhorando a cada dia.

Quero mesmo é testar a parte de JSF 2.0 pra ver como ficou.

E lembrando, isso é um beta, ainda pode ter alguns erros, e quanto mais cedo eles forem detectados melhor. :lol:

Baixado e testando…

NetBeans cada vez melhor de se trabalhar com todas as tecnologias Java e afins… testando, também. :smiley:

A versao 6.7 saiu com muitas falhas … e muita demora para correção isso acaba estragando a imagem da IDE, acredito que deveria focar mais nos testes e lançar uma ferramenta mais estavel entao vamos fica na espectativa.

O pessoal, nd contra o netbeans, eu sempre usei pra trabalhar com swing, e trabalho com eclipse tbem no desenvolvimento web, eu sempre vejo por ai gnt falando de falhas, mas eu nunca encontrei “falhas”, e nunca ninguem diz quais são essas falhas, seja de qual for a IDE, no caso agora estamos falando de NetBeans, quais seriam essas falhas que vcs dizem? Só por curiosidade !!!

Att.

Bom falhas do proprio sistema amigo Bugs encontrados .

eu reportei muitas

veja

[list]
List of all your submits
180854
org.netbeans.lib.collab.RecipientUnvailableException:
180855
180857
183382
java.sql.SQLException: Recurso não suportado
185407
209113
StackOverflowError at sun.awt.X11.XlibWrapper.CallErrorHandler
221631
NullPointerException at org.netbeans.modules.maven.indexer.NexusRepositoryIndexerImpl$6.run
221700
org.apache.maven.artifact.InvalidArtifactRTException: For artifact {javax.ejb:ejb:2.1:null}: The type cannot be empty.
222329
IllegalStateException: Current thread has already started a transaction
222578
javax.swing.text.BadLocationException: Invalid offset=4273, docLength=4268
224861
org.apache.lucene.search.BooleanQuery$TooManyClauses: maxClauseCount is set to 1024
238726
IllegalStateException: Some of a set of deleted nodes are not present in the original ones. See #15478; you may need to check that your Children.Keys keys are safely comparable. i: 2 j: 0 This: org.op
243499
NullPointerException at com.sun.tools.javac.tree.TreeMaker.MethodDef
246215
NullPointerException at org.netbeans.core.startup.layers.ArchiveURLMapper.getURL
246217
NullPointerException at org.netbeans.core.startup.layers.ArchiveURLMapper.getURL
246243
246251
247517
StackOverflowError at sun.awt.X11.XlibWrapper.CallErrorHandler
[/list]

por ai vc tem uma idéia .

[quote=overkill]Bom falhas do proprio sistema amigo Bugs encontrados .

eu reportei muitas

veja

[list]
List of all your submits
180854
180855
[/list]

por ai vc tem uma idéia .[/quote]

Certo, mas o que isto proporcionou a voce? Ou seja o que realmente este erro afetou na hora que voce esta usando o Netbeans?

Porque eu tambem nunca tive problemas, agora se eu for reclamar toda vez que aquele iconezinho de exception do netbeans fica piscando ai tambem nao, porque nao afetou o uso em nada, entao vou reclamar do que???

pois é, é justamente isso que o amigo fredferrao disse q eu quiz dizer, talvez nao tenha explicado direito: nada que me impedisse de continuar o desenvolvimento do projeto… eu me referia a falhas que impossibilitam o desenvolvedor de continuar… alguem ja achou algum bug grave assim ?

Att.

Entao essas falhas

183382
185407
209113

por exemplo algumas entidades quando importadas do oracle com as funcionalidades do Netbeans nao carregavam alguns relacionamentos isso seria uma falha que impossibilida o bom funcionamento não !

veja essa

221700
org.apache.maven.artifact.InvalidArtifactRTException: For artifact {javax.ejb:ejb:2.1:null}: The type cannot be empty.

Esse arro acontece aqui em cassos de adicionar um novo artefato no maven … dependendo do artefato da erro tendo que criar a chamada manualmente no pom !
mesmo na atualizacao do arqtefato de versao no maven isso aparecia.

bom senhores nenhum destes erro na lista foram reportados por acaso ou sómente pq apareceram !

att.

[quote=fredferrao][quote=overkill]Bom falhas do proprio sistema amigo Bugs encontrados .

eu reportei muitas

veja

[list]
List of all your submits
180854
180855
[/list]

por ai vc tem uma idéia .[/quote]

Certo, mas o que isto proporcionou a voce? Ou seja o que realmente este erro afetou na hora que voce esta usando o Netbeans?

Porque eu tambem nunca tive problemas, agora se eu for reclamar toda vez que aquele iconezinho de exception do netbeans fica piscando ai tambem nao, porque nao afetou o uso em nada, entao vou reclamar do que???[/quote]

Amigo quem esta reclamando ??? continuo usando netbeans … só comentei as falhas !

legal overkill, é q do jeito q vc tinha listado os bugs ali, nao dava pra saber de onde eles surgiram… , eu mesmo nunca trabalhei com oracle e o maven só com eclipse, eu só perguntei por curiosidade mesmo… :wink:

vlw t+

tem varios pq conforme foi tendo os problemas no dia a dia fui os reportante mas problema mesmo … tipo aparece tenta contornar … e tal se nao tem jeito manda pros caras …
mas a grande maioria deles ja estão como resolvidos e para versão 6.8 netao como disso espero que nao tenham pessa e façam os testes … to com o beta aqui rodando e parece legal algumas coias ja reportei tbm !

eu so achei chato a versão 6.8 não ter mais suporte ao visual web jsf.
será que o icefaces vai lancar uma versão paga do plugin ?
poderiam incluir suporte visual para facelets também.

[quote=kdoigor]eu so achei chato a versão 6.8 não ter mais suporte ao visual web jsf.
será que o icefaces vai lancar uma versão paga do plugin ?
poderiam incluir suporte visual para facelets também.[/quote]

O visual web já estava descontinuado desde a versão 6.5 se não me engano. Continuaram a “portar” o plugin, mas a tecnologia em si (chamada rave) foi descontinuada. Até onde eu sei, a idéia era reescrever o plugin para suportar o RichFaces, mas não sei em que pé que está, justamente por não usar essa funcionalidade.

[]´s

Vi no fórum do NetBeans que estavam pensando em reescrever para o JSF 2.0. Agora é esperar pra ver se é concretizado.

Ja que saiu a versão final do 6.7 ja reservei o meu, me vo receber ele pelo correio, alias quem não sabe, a Sun colocou de novo a opção pra receber o DVD do Netbeans pelo correio…
Vo aguardar ate la… enquanto isso ainda uso o 6.1
8)

[quote=bsatrianim]Ja que saiu a versão final do 6.7 ja reservei o meu, me vo receber ele pelo correio, alias quem não sabe, a Sun colocou de novo a opção pra receber o DVD do Netbeans pelo correio…
Vo aguardar ate la… enquanto isso ainda uso o 6.1
8) [/quote]

Fiz isto uma vez, demorou uns 30~40 dias pra chegar, não compensa, quando chega ja esta desatualizado, melhor baixar do site mesmo.