NetBeans 6.10 M1 Disponível

[quote=rdgms]Bom nesse release nada tão impactante…
mas legal ver a equipe dos caras trabalhando tanto…
realmente uma ide muito boa!!!
Falta só um suporte para scala…
aquele plugin da própria escala ,me deixou com o pé atrás…[/quote]

Realmente aquele plugin não ta legal. Mas ele não é da equipe de Scala não.
Ele aparece no site do Scala como todos os outros. Mas o mais promovido por eles e que parece ter o apoio oficial é o Plugin pro Eclipse.

Me recomendaram o Intelij IDEA, baixei o comuniity e o plugin Scala, gostei dele, achei bem bacana.
O do Eclipse usei tambem, mas nao gostei muito tambem não, mas é o que mais se desenvolve, vou dar uma olhada na ultima versão, dizem que esta muito bom.

Simples, não use. Ainda bem que você pode escolher não é mesmo?
Se não tem o que falar, não comece um flame…[/quote]

Ele nunca ouviu falar em “Recurso sob demanda” do Netbeans, resumindo, apenas mais um que deve ter mexido na epoca do 3.5, e ate mesmo nunca ter mexido dando post flame.

Como diria o despertador de um filme: Open Your eyes, fica ai preso no seu mundinho de eclipse forever, e nao sabe o que perde por fora.[/quote]

Infelizmente muitas vezes vemos pessoas (pra não dizer que é a maioria) que não conhecem nada da ferramenta sentando o pau. Isso que chamo de ignorância. Quando descobrirem que não é preciso abrir “15 janelas” para adicionar um jar numa biblioteca, quem sabe não começam a pensar diferente…

[quote=fredferrao]
Mudando um pouco de assunto, gostei do debug em, eu tinha visto aquilo no Visual Studio, tu passa o mouse na variavel e aparece o “+” ai tu vai navegando no objeto, gostei muito daquilo, entrou no 6.9 ou antes e nao percebi?[/quote]

Veio a partir do 6.9 sim. Pra mim o debug do NetBeans é show de bola. Quando vou desenvolver em outra IDE que não me mostra o valor da variável (em tempo de debug) quando passo o cursor do mouse em cima dela, dá vontade de chorar. rsrsrsrs. Sem falar na integração com o SVN/CVS, que pra mim não tem melhor. Muito intuitivo e prático. Do jeito que deve ser.

Sobre o editor, realmente acredito que precisa melhorar um pouco (no quesito tempo de resposta) mas, nada que seja o fim do mundo e que não possa ser melhorado para dar um fim de vez na choradeira (ie. desculpas).

Paz e bem!

[quote=root_][quote=alexrosa]Então, a umas 2 semanas venho utilizando o Netbeans para desenvolver aplicações com javaFX, no qual infelizmente não achei nenhum plugin decente pro Eclipse, e por uma questão de bom senso acabmos optando pelo Netbeans.
Uma coisa que notei, e achei muito negativa é a lentidão do editor do Netbeans, nossa cara o trosso é meio lento, principalmente comparado ao do Eclipse.
Já o restante, está bacana, apesar de não gostar da proposta da IDE. Sobre a continuedade, não acredito que a Oracle venha dar um tiro no pé e deixe de lado o netbeans, caso eles venham optar, o que acho que vai ter que acontecer, por continuar c/ o JDeveloper ou Netbeans acredito que fiquem c/ a 2 opção, que é muito melhor :slight_smile:

[]s for All[/quote]

É, realmente no meu Acer ADM turion 2.0 com 2,5Gb de RAM é meio lerdo sim… Isso tenho que concordar
Em relação ao JavaFx… Adorei a parte visual da programação, porém, espero que a geração do código e indentação melhorem ainda.
OBS: Netbeans + programação Java utilizando visual Swing está 110% melhor em relação ao eclipse.[/quote]

Já tentou desabilitar o que vc não está usando? (recursos sobre demanda…)
Se sim, já tentou “dar comidinha” pra ele? :slight_smile:

Paz e bem!

Vinicius, por mais que o NetBeans seja mais pesado e mais lerdo como vc acha, ele sempre fará as coisas mais rápido que qualquer um de nós a fariamos manualmente…

O Eclipse tem isso também. É legal. Eu usava o 6.1 e ainda não tinha.

Mesmo a mais pesada das versões do NB atual roda numa ótima em um pc digno para um desenvolvedor (aqui Core2 Duo 2.53Ghz, 2Gb RAM com Ubuntu 10.04, show de bola - o desempenho e a versão em si). :slight_smile:

[quote=paulohbmetal][quote=root_][quote=alexrosa]Então, a umas 2 semanas venho utilizando o Netbeans para desenvolver aplicações com javaFX, no qual infelizmente não achei nenhum plugin decente pro Eclipse, e por uma questão de bom senso acabmos optando pelo Netbeans.
Uma coisa que notei, e achei muito negativa é a lentidão do editor do Netbeans, nossa cara o trosso é meio lento, principalmente comparado ao do Eclipse.
Já o restante, está bacana, apesar de não gostar da proposta da IDE. Sobre a continuedade, não acredito que a Oracle venha dar um tiro no pé e deixe de lado o netbeans, caso eles venham optar, o que acho que vai ter que acontecer, por continuar c/ o JDeveloper ou Netbeans acredito que fiquem c/ a 2 opção, que é muito melhor :slight_smile:

[]s for All[/quote]

É, realmente no meu Acer ADM turion 2.0 com 2,5Gb de RAM é meio lerdo sim… Isso tenho que concordar
Em relação ao JavaFx… Adorei a parte visual da programação, porém, espero que a geração do código e indentação melhorem ainda.
OBS: Netbeans + programação Java utilizando visual Swing está 110% melhor em relação ao eclipse.[/quote]

Já tentou desabilitar o que vc não está usando? (recursos sobre demanda…)
Se sim, já tentou “dar comidinha” pra ele? :slight_smile:

Paz e bem![/quote]

Recurso sob demanda é automatico, se vc abrir o Netbeans sem nenhum projeto ele nao habilita nada, é até estranho pq tu procura alguns menus e nao encontra. Um erro que acho que é o menu “Team” deveria estar habilitado, pois eu poderia começar um projeto dando um checkout.
Agora se voce tiver la uma java app, uma web app, uma javaFX app, quando abrir ele vai ativar todos estes recursos.

Mas esta versão 6.9, eu achei bem rapida mesmo, agora ele realmente parece multithread, não trava tudo quando esta escaneando os projetos e tal. Nem lembrei de mudar os parametros de memoria dele e nem precisei.
O editor swing esta muito rapido, a la delphi, ta respondendo muito bem, sem lag alguma.

Sobre o editor, bom, eu nao vejo lag não, acho que o tempo que demora depois de digitar “.” ponto, é proposital, antigamente vc podia configurar em quantos ms ele aparecia, agora nao encontrei mais essa opção, mas acho meio chato se for extremamente rapido, a vezes voce esta digitando e simplesmente nao quer autocomplete.

Comparado ao Eclipse, o editor do Netbeans é mais lento mesmo, graças ao Swing. Mas não considero crítico, a não ser se a máquina do desenvolvedor seja mais limitada. Acho que é por causa do Swing.

Essa dicução entre netbeans e eclipse irrita, … cada um usa o que achar melhor.

Eu me simpatizei com o netbeans, e alem do mais o netbeans é da oracle e o java é da oracle…

edited, troquei de topicos na hora da resposta hehe

Pois é, falei isso pq, pode ser que ele instalou tudo e abriu tudo que tinha direito. Mas, se quiser desabilitar alguns módulos, é possível.

Gostaria de ouvir dos colegas uma opinião sobre o PHP no NetBeans… vejo algumas pessoas influentes na nossa comunidade que não gostam de PHP, entretando a equipe do NetBeans investe no desenvolvimento dessa linguagem na sua IDE.

A intenção da equipe do NetBeans é simplesmente prover uma IDE para essa linguagem? Assim, alavancando mais acessos a área de downloads :D?

[quote=Luiz Henrique Coura]Gostaria de ouvir dos colegas uma opinião sobre o PHP no NetBeans… vejo algumas pessoas influentes na nossa comunidade que não gostam de PHP, entretando a equipe do NetBeans investe no desenvolvimento dessa linguagem na sua IDE.

A intenção da equipe do NetBeans é simplesmente prover uma IDE para essa linguagem? Assim, alavancando mais acessos a área de downloads :D?

[/quote]

PHP é uma das linguagens mais utilizadas (http://www.tiobe.com/index.php/content/paperinfo/tpci/index.html) e mesmo assim vejo um grande preconceito com relação a ela.

Vejo que na nossa comunidade se fala muito em Java, Ruby e outras coisas que estão emergindo por aqui (like Scala). Entretanto, em outros países, o PHP é muito forte, principalmente por causa de ferramentas, como: Wordpress, Joomla, Drupal, dentre várias outras. Além de duas grandes empresas utilizarem em seu dia-a-dia (pra não dizer no seu core): Facebook e Yahoo.

Enfim, existe um verdadeiro motivo pra que eu não invista em PHP?

Se na sua região tiver mercado, não um problema.

Quanto ao novo Netbeans, o plugin visual novamente está disponível pra download e está funcionando normalmente. A má notícia é que apenas corrigiram o antigo plugin, não houve mudanças: continuam os componentes Woodstock, que já foram descontinuados desde 2008. (https://woodstock.dev.java.net/index.html) Por isso mesmo, só roda no JSF 1.2 e sem usar facelets nem os componentes IceFaces, …

Olhando o lado cheio do copo, se ressucitaram o plugin, podem estar voltando as atenções agora pra retomar o projeto abandonado pela Sun na época da quebradeira.