.net é mais produtivo?

Olá

Apesar de um pouco chato, acho que a gente pode usar o fórum para discutir abertamente e de forma realista as questões de mercado e ambientes de trabalho.

Em muitas empresas se ganha apenas o que a empresa pode pagar e isto muitas vezes é bem menos do que se poderia ganhar em outras. Há outras considerações importantes além da pura comparação do cheque no final do mês.

E também conheço muita gente boa tecnicamente que não sabe ou não gosta de negociar. Ou pior, gente que não sabe fazer política. Eles acabam ganhando muito menos do que nulidades com mais jogo de cintura.

[]s
Luca

E, eu tenho certeza que essa discussao ja aconteceu aqui no GUJ, mas de qualquer forma sempre vale frisar, nem tudo num emprego eh o salario. Receber horrores pra perder a vida numa consultoria trabalhando 280 horas por mes (coff Accenture coff HP Consulting coff Price coff EDS coff) tambem nao eh lah um plano de carreira muito bom. As vezes, eh ateh um bom negocio optar por um salario menor em troca de um emprego com mais qualidade de vida e beneficios como horarios flexiveis, tempo pra familia, amigos, etc e tal. No fim das contas, voce vai ser mandado embora ou pedir demissao e nao vai ter muita choradeira por causa disso, mesmo, entao eh melhor aproveitar logo duma vez. :wink:

Ae… E as inglesinha aí…
olha esse link: http://urlmenor.com/9bb

Um dos primeiro link que volta no Google…

[quote=Daniel Quirino Oliveira]Meu, que papo chato! Simples: se a empresa onde você trabalha não paga a você aquilo que você considera justo, você tem duas alternativas:
:arrow: pede aumento e justifica o pedido
:arrow: cai fora e procura outro lugar

Mas ficar usando o GUJ como lugar para ficar reclamando do mundo não é a saída![/quote]
Concordo, e por isso sou contra as greves. O emprego ta ruim, então sai fora e procura outro, se não consegue arrumar outro o problema é com o cara e não o emprego.

[quote=louds][quote=diego_sl]
Não será você que anda pagando demais por serviços das empregadas? :roll: [/quote]
Experimenta lava as cuecas dele pra ver se é muito ou não. :lol: :lol: :lol: [/quote]

O q vc sabe das minhas cuecas hehehe :shock: :smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :roll:

Olá , eu trabalho na Accenture e não tenho esse tipo de problema…meu horário de trabalho é muito bom e flexível quando preciso, concordo com vc no quesito de que o salário maior nem sempre é o mais vantajoso, agora, quanto ao plano de carreira, empresas como a Accenture são muito procuradas, não tendo como objetivo um grande salário, mas sim qualidade de vida, estabilidade de emprego, e desenvolvimento pessoal e profissional.

Obrigado.

A empresa é muito grande e não podemos generalizar, mas TODOS que eu conheci que trabalhavam na área de Consultoria (o que quer dizer, alocados em clientes) não tinham nenhuma qualidade de vida, pois estavam sempre trabalhando com cargas horárias MUITO altas, isso quando não são alocados em projetos em outros estados e precisam viajar TODA semana.

Para mim, isso não é qualidade de vida.

Quanto ao desenvolvimento profissional e até mesmo chance de fazer carreira na empresa (se você for MUITO paciente), concordo.

Abraços,
Marco Campêlo

Pensando bem, viajar toda semana e ficar em hotel 5 estrelas nas custas do projeto eh um ganho e tanto na qualidade de vida… (ai, que saudade de Brasilia e de chegar com o figado inchado pro trabalho todo dia… :roll: )

Concordo. Os assuntos e abordagens estão bem distorcidas… mas eu acho válido.

Vamos lá, minha opinião:
Eu acho que essa questão é muito complexa de se definir, mas em relação à produtividade de uma tecnologia e outra, pelo que eu vejo nas empresas por onde eu passo e passei, a diferença se dá pela preparação de quem vai meter a mão na massa. Como disseram antes, é muito mais fácil achar gente qualificada em Java do que em dotNet, onde a grande maioria vem do legado VB/Asp, da cultura Drag n Drop, Ctrl-C Ctrl-V, Next Next Finish etc etc. Quer dizer, de nada adianta ter uma IDE super poderosa, com recursos de IA que adivinhem o que o programador está querendo etc, se vc não tiver um mínimo de preparação nessa plataforma. Na minha opinião a IDE do VS é bem mais complexa do que as outras que existem por aí, de todas as tecnologias. Como eu disse lá no outro tópico dos 10 mandamentos, a IDE do VS mais atrapalha do que ajuda. A não ser que vc tenha uma certificação “Microsoft VisualStudio IDE Handling Manipulator Driving Helper Tabajara Certified Drag n Dropper Professional”, vc não vai se sentir confortável com ela e consequentemente não vai produzir como a M$ canta.

Da mesma forma a questão da “venda” da tecnologia depende muito dessa preparação. Muitas vezes o cara que vai comprar uma tecnologia pro seu projeto não sabe de detalhes profundos de uma e outra. Aí, chega um vendedor dizendo que com o VS vc cria aplicações com um número menor de linhas de código do que em J2EE (como tem propaganda da M$ dizendo isso), menos tempo etc, e o cara lógico que vai crescer o olho, porque muitas vezes a carreira dele depende dos resultados. Mas dos problemas ninguém fala, da manutenção do dia-a-dia ninguém fala, e aí pra dar certo, só com gente que sabe o que está fazendo, que, da mesma forma que eu comecei o assunto, eu digo que é muito mais raro se achar em dotNet/M$ em geral.

Não existe só o nHibernate, que declaradamente é uma cópia (no próprio site deles diz isso), mas também tem nAnt, Log4net, entre outras coisas, que também são cópias assumidas…

Ué, mas isso é uma coisa relativamente normal no mundo em que vivemos, infelizmente (falo do mercado capitalista em geral, e não do mercado de informática). Já cansei de ver gente sendo promovida a gerente de projeto, gerente de departamento, chefe etc, usando a lábia, dando aquela puxada de saco, sem ter a menor capacidade de fazer algo útil na produção. Eu mesmo passei por alguns lugares onde eu cheguei a ficar com nojo do “setor” de gerência de projetos e departamento, onde era sabido no meio dos funcionários que lá era o lugar para onde todos os incompetentes queriam desesperadamente ir, porque era a zona de conforto do lugar.

[quote=marcelomartins]Hoje é .NET, amanha o .NET vai estar completamente ultrapassado e eles vão inventar uma coisa nova com um nome comercial e dizer que isso é o futuro e um monte de gente vai lá comprar.

Com o .NET, pode ter certeza, quando as vendas começarem a cair a MS vai inventar uma coisa nova, com um nome novo, com uma campanha publicitária nova, dizendo que o que passou passou!![/quote]
Isso já existe. Vai acontecer quando o Longhorn for lançado. A plataforma de desenvolvimento da M$ vai se chamar WinFX (ou vai se basear nessa, não lembro exatamente). A própria M$ já declarou que o .Net é como se fosse um passo intermediário entre o Win32 e o WinFX, ou seja: “vc programador da ralé, aprenda .Net por alguns anos e depois esqueça-o e aprenda tudo de novo”. Acho uma atitude simplesmente lamentável.

No início não, isso está em forte atividade. Veja aqui: http://vb.mvps.org/vfred/Trust.asp

Onde, exatamente, esta o problema, aqui?[/quote]

Na injustiça.[/quote]
Hmmm… injustiça pode até ser, mas existem muitos outros fatores, muitos já falados aqui, que contam pra isso acontecer. Esse tipo de atitude é muito comum no mercado: pessoas se vendendo por pouco. Mas isso acontece muito e nós temos que estar preparados pra enfrentar isso, e até pra ser derrotado, e não ficar chorando, porque isso acontece e temos que reagir, e como eu disse antes, muita gente vive de resultado e não tá nem um pouco se importando no “como vai chegar lá”. Os problemas depois? Vão empurrando com a barriga.
PS.: isso é muito comum no mercado M$.

Perfeito.

Cara mas para quem tem família é complicado.
Imagine ficar até um mês longe de sua esposa ou namorada.

Assim a gente acaba ganhando um chapéu de touro rapidinho… :lol:

Pois é, nessas horas que se percebe como a vida é bela…rs
Sabe que me pergunto o que é mais vantajoso para a carreira (ou para o bolso…rs).
Existem pessoas que pulam de galho em galho, em empresas diferentes, em projetos de curto prazo, eles levantam mais grana que alguém que se desenvolve dentro de uma empresa. Mas no final das contas o que vale mais??
Qm vai ter mais experiência e a carreira mais bem feita??E quanto a grana?
É uma dúvida cruel entre ser um aventureiro ou um investidor na carreira…
Deixem suas opiniões…

Minha humilde opinião acredito que para quem é jovem é melhor ser aventureiro.
Pois vc agrega mais experiências em ambientes diferentes.

Mas conforme o tempo vai passando esta situação não é muito interessante e é melhor vc ter uma carreira em um lugar e uma estabilidade.

Mas aquela pessoa que entrou ali como estagiário e depois de 10 anos virou gerente fica um pouco oca. Pois lhe falta experiências em outros ambientes.
Tive chefes que eram assim…

Olá

Uma lição que o velho aqui custou para aprender e agora para mim ela não vale mais nada:

As grandes empresas contratam presidentes e diretores. Elas tentam escolher gente vinda de boas faculdades e com bom aproveitamento escolar. Exigem QI alto, vivência em país de língua inglesa, mestrado e bom relacionamento pessoal. Pode parecer muito para quem está começando. Mas como disse a empresa está contratando um futuro diretor.

Se este cara aparentemente bom não sobe rápido na carreira, isto é, se leva 10 anos para chegar a gerente, geralmente é descartado e vira carta fora do baralho. Próxima promoção pode não vir nunca.

Portanto meu conselho se querem fazer carreira na empresa é não marcar muito passo como simples técnico, por mais charmoso e atraente que isto possa ser.

[]s
Luca (que por adorar ser técnico e achar isto o máximo, se ferrou na vida)

Concordo plenamente…
Se vc é recem formado tente acumular mais experiências possiíveis não só no escopo técnico.

Não é só vc que está se arrependendo…

Estabilidade é a maior mentira que atualmente existe. Você vê todo dia aqueles funcionarios que são “patrimonio historico” de uma empresa sendo demitido porque ela terceirizou um setor ou tá fazendo corte de custos.

[quote=louds]Estabilidade é a maior mentira que atualmente existe. Você vê todo dia aqueles funcionarios que são “patrimonio historico” de uma empresa sendo demitido porque ela terceirizou um setor ou tá fazendo corte de custos.

[/quote]

No meu caso e de todos os funcionários de TI do Banco ABN AMRO REAL.
Nos fu… :lol:

Mas fod****!!! :twisted:

Abraços
Wanderson

Bem pessoal sou programador DOTNET e nunca li nada, nem na propria MS algo dizendo que o DOTNET é multiplataforma e que o desenvolvimento do DOTNET seria para esses fins.

Não tem como negar que o DOTNET é uma execelente plataforma de desenvolvimento, tudo que o pessoal consegue fazer em JAVA os desenvolvedores DOTNET conseguem fazer usando essa plataforma.

O que faz um desenvolvedor independente não é plataforma e sim o que ele é capaz de fazer com o que tem em mãos.

dois anos depois…

Nossa meu…que desenterrada, em outros fóruns esse tipo de coisa é contra as regras…um tópico de 2005 ser desenterrado…é o que chamamos de Coveiro…hahah :smiley: