Nesse exemplo fica melhor com Facade?

Aew galera tenho uma duvida dividi o projeto da seguinte maneira

Model
        -Entity
        -Dao
        -Service

GUI
        -Controller
        -View
        -Handler

o Handler recebe de parametro um objeto View no cosntrutor que seria um jFrame ou JDialog…
no Handler eu manipulo os eventos dos componentes da view ecomunico o handler com o controller e o controller com o service onde faço a comunicao com o banco e tenho o retorno de um select por exemplo…

Agora a duvida estou fazendo por exemplo a geração de um Nota Fiscal se eu continuar assim o Handler vai ficar com muito codigo, pois o sistema possui varias rotinas, qual o melhor Patterns para implementar nesse caso, pensei no Facade onde eu separo as rotinas em subclasses e chamo os metodos, assim quebro o codigo em partes…esta certo o meu raciocinio??

Lembrando que estou utilizando Swing + JPA + Hibernate.

Alguem me da uma ideia para dar uma melhorada no Handler

Obrigado.

Este não é o intuito do Facade. O Facade cria uma interface de acesso a um sistema complexo, simplificando-o. Serve também para esconder o sistema original do usuário.

O padrão Facade é aplicável quando:

[list]vc não precisa usar todas as funcionalidades de um sistema complexo e pode criar uma nova classe que contenha todas as regras para acessar esse sistema.[/list]
[list]vc quer encapsular ou esconder o sistema original[/list]
[list]vc quer usar a funcionalidade do sistema e quer adicionar novas funcionalidades[/list]

Se o que vc tem não se enquadra no objetivo do Facade, não tem pq usar. Seu problema - apesar de eu não ter entendido - parece ter mais cara de Strategy.
No entanto, aparentemente vc tem uma camada GUI e outra Model o que me faz lembrar do padrão MVC. Mas não sei, leia o objetivo de cada padrão pra ver qual se enquadra melhor no seu problema.

Sim estou utilizando MVC mas junto com o View eu tenho o Handler, assim o View fica apenas o visual com os componentes e no Handler eu manipulo os eventos e faço a chamada ao controller, mas para um simples CRUD tranquilo, mas qdo tenho classes mais elaboradas como por exemplo um gerador de NF manual, tenho varias rotinas e com isso meu Handler fica muito grande com muitos metodos, precisava encontrar algum padrao para separar esses metodos tanto que alguns podem ser usados em outra rotina do sistema

Desconfio que seu problema se resolva com o Strategy mesmo. Dá uma lida nele e veja se é isso mesmo.