[quote=saoj]
Me desculpe se fui muito enfático no meu post. Mas eu sou um eterno liberal e acho que estou enfrentando uma tropa de conservadores, que acham que testes unitários é tudo! O Mentawai ou o NEO, sem testes unitários, são um lixo e estão fadados ao fracasso. Uns verdadeiros bichos-papões.
Agora se foram usados em empresas, testados na prática, se possuem pessoas experientes tocando esses frameworks, etc e tal… Há isso tudo é um detalhe inútil perto da ausência de testes…
Não é errado gostar de testes unitários, assim como não é errado fazer uma certificação. Errado é achar que isso é fundamental e essencial para medir a qualidade de um framework ou de um profissional… E, na ausência de outros argumentos, é nisso que vcs estão se apegando para criticar/desmerecer os frameworks em questão… Isso é ruim…[/quote]
Posso estar absolutamente enganado, mas acho que se o nome empregado para garantir funcionamento, fácil refatoração, dentre outras coisas essenciais não fosse chamado de ‘teste’, as coisas seriam mais fáceis de serem aceitas, assimiladas, etc.
Considerando um exemplo fora da computação, o conceito de ‘Teste’ é como a parte externa de um elemento de máquina, por exemplo.
Quando você o martela, deixa marcas do martelo no elemento. Na manutenção de um software é a mesma coisa: você precisa saber que tipo de marcas aparecerão no produto quando você o modifica com a marretada.
Mesma coisa para aplicações em matemática aplicada. Como você pode assegurar o funcionamento de qualquer sistema físico se não houver algo que o assegure disto, tanto teoricamente (teoremas, lemas) quanto na prática (testes de fadiga, simulações, etc)?
Testes são úteis para saber como seu produto reage a intervenções externas em sua estrutura. Softwares também são máquinas, ainda que sejam intangíveis.
t+