Nas Bancas: MundoJava edição 30 - Ferramentas para Java ME

[size=18]MundoJava 30 - Ferramentas para Java ME[/size]

Usando ponto-flutuante em Java ME
Aprenda as possíveis abordagens para o uso de tipos com ponto-flutuante nas diferentes plataformas Java ME.

Floggy: Framework de Persistência para JME/MIDP
Saiba como persistir dados em dispositivos móveis de maneira simples e fácil sem utilizar diretamente o RMS.

Marge: Bluetooth Fácil para Desktop e Dispositivos Móveis
Por meio do projeto Marge, desenvolver aplicações Java que usem a tecnologia sem fio Bluetooth ficou muito mais fácil.

Lidando de Forma Eficiente com Validações Locais de Objetos
Aprenda a construir um miniframework para validar objetos locais sem afetar a complexidade do código.

JavaOne 2008
Veja como foi o principal evento de Java no mundo e aprenda sobre as novidades nas APIs EJB 3.1, JPA 2.0, WebBeans, JSF 2.0 e Java SE 7.

Arqueologia de Software: O que é e por que deve interessar aos desenvolvedores Java?
A linguagem Java é muito madura, e a maioria dos novos projetos não começa do zero, pois geralmente são extensões de projetos já existentes.

Explorando a Manipulação de Bytecode com o ASM
Aprenda como fazer coisas incríveis com a manipulação de bytecode utilizando a API baseada em eventos do ASM.

SiteMesh: Dividir para Conquistar
Colocando em prática esquemas de layout reutilizáveis com SiteMesh.

Usando a API Batik
Criando e manipulando gráficos vetoriais em SVG de forma programática com a API Batik.

Tendências em Foco: Java e a Computação Embarcada
Entenda como o Java se posiciona no mercado de desenvolvimento de aplicações embarcadas.

ProfessorJ: Programação Multithreaded com Swing
Aprenda como tornar sua aplicação desktop mais robusta e responsiva com a utilização de programação multithread.

Mundo OO: Implementando uma dsl Interna
Projetando e codificando uma domain-specific language interna usando a linguagem Java.

Pôster MundoJava
Práticas de desenvolvimento ágil.

Vamos comentar a respeito da edição!!! O feedback de vocês é muito importante para nós!!!

[]s

Boa notícia :smiley: Vou checar mais tarde!

pois ééé… a minha ainda não chegou :cry:
a greve dos correios ta me matando!!!
essa porcaria…

é por isso que sou a favor da privatização… aahhhhh, então quer fazer greve??? demite todo mundo e contrata gente nova, tem tantas pessoas no Brasil a fora desesperada por um emprego e esses caras ficam fazendo greve, é metro, é onibus, é correio… aaaaahhhhhhh!!!

abraços!

Excelente está edição! Gostei muito!

Parabéns a todos os envolvidos!

[]'s

Pois, é… já estou com meu exemplar.

Gostei bastante do foco JME da revista. Quando vi a capa, pensei… “vai falar novamente do Toolkit da sun”. Mas não…, trouxe coisas novas e muito interessantes.

No entanto, não gostei muito do Pôster. Poderiam ter explorando um pouco mais, os principais focos das práticas agil.

Valeu!

Gostei, estou achando mto útil!

Persistência e Bluetooth facilitados por si só já é show de bola!

Simples e útil!

DSL Interna = Fluent Interface em Java ?

Sinceramente, não sei se concordo com isso (independente se Fowler afirmou isso ou não).
A matéria como Fluent API tudo bem, só acho arriscado catalogar como DSL.

[quote=Alessandro Lazarotti]DSL Interna = Fluent Interface em Java ?

Sinceramente, não sei se concordo com isso (independente se Fowler afirmou isso ou não).
[/quote]
Nem eu, o assunto é meio nebuloso, algums acham que é mesma coisa outros não… ( de ambos lados há “pessoas com força”)

Qualquer que fosse o artigo seria arriscado colocar-lo como DSL, o assunto ainda gerá discussão sobre o que é e o que não é… no mínimo cria a reflexão, que você teve.

Acho complicado escrever sobre DSL; quase sempre parece que está faltando algo ou passando nas “definições”…

Penso que no mínimo a mensagem de que focar no domínio especifico, pode ser uma boa, foi trasmitida.

Note que o exemplo de uma video-locadora foi apenas ilustrativo, na verdade seria mais interessante a algums frameworks oferecerem dsl’s do que aplicações comuns.

Vou comprar a minha amanhã… e segunda botar em pratica o conteudo.

“Acertou na mosca, um excelênte conteúdo Parabéns !!!”, já vou comprar logo essa Edição nas Bancas

[size=18]; )[/size]

[quote=Alessandro Lazarotti]DSL Interna = Fluent Interface em Java ?

[/quote]

Interface fluente é um nome bonito para algo que sempre existiu no java desde o StringBuffer.
Escrever uma artigo somente para dizer que esse tipo de construção do objeto tem um nome bonito seria um desperdício.
Contudo se incluir a interface fluente como umas das ferramentas da DSL em Java ai faz mais sentido.

O artigo só peca por não ir mais longe e mostrar outras ferramentas de DSL além da interface fluente.

A prerrogativa da importancia de DSL também não ficou muito bem explicada. As fontes são no minimo para-oficiais já que DSL é um conceito pouco explorado e mal-definido como o ppr artigo indica. Poderia ter incluido isso na coluna do professorJ com uma explicação do mérito desse tipo de interface começando com StringBuffer/Builder que poucos usam direito e depois expandir para outros tipos de objetos e no fim fazer uma referencia a DSL. Seria mais coeso.

Assim como está , concordo ficou meio estranho.

A minha chegou hoje =) Interior de Minas Gerais

Muito boa edição e o poster “Práticas de desenvolvimento Ágil” é bem legal tambem !!

Att,

Renan

Só uma dúvida…

Eu posso comprar apenas pela internet ou vende em alguma livraria ou loja específica?

vlw.

[quote=highdepression]Só uma dúvida…

Eu posso comprar apenas pela internet ou vende em alguma livraria ou loja específica?

vlw.[/quote]

Aqui em São Paulo encontra-se a revista em qualquer banca de jornal. Aí no Recife não sei qual é o esquema, se as bancas vendem. Normalmente na Saraiva tem, tem Saraiva aí?

Tem sim.
Vou dar uma checada.
Vlw.