Não sei se isso é problema de configuração?

Estou usando o mesmo editor que é usado na faculdade (ConText) só que transferi para o meu computador os programas que havia feito em aula e que estavam funcionando perfeitamente, mas aqui em casa quando vou rodar os danados aparece essa mensagem:

java.lang.NoClassDefFoundError:NomeDoPrograma
Exception in thread “main”

Isso é algum problema de configuração ???

Cara, sou novato em java tb.
Mas acho que essa mensagem de erro ocorre quando ele não acha um arquivo .class (que é criado durante a compilação do programa).
tenta compilar de novo e daí mande executar

Provavelmente o CLASSPATH esta configurado errado. De uma olhada nos tutoriais aqui do GUJ que falam sobre isso ( As Duvidas de um Iniciante e Classpath - Entendendo o que eh e para que Serve ).

Rafael

Olha só essa parte do SET CLASSPATH=. eu já tenho no meu autoexec aqui (win98) tb tenho SET JAVA_HOME=C:j2sdk1.4.1_01 e o SET PATH=C:j2sdk1.4.1_01in;%PATH% , o problema é que na hora de compilar ele não mostra erro nenhum mas quando mando executar ele tá mostrando erro.
E pelo que eu puder ver aqui o .class tá aqui.
Eu já não sei mais o q fazer, já estou pensando em desinstalar e instalar tudo de novo.

O nome da classe que esta no programa eh o mesmo nome que voce esta chamando? Por exemplo:

public class MeuPrograma { ... }

java MeuPrograma

(os nomes tem que ser iguais)

Rafael

Está tudo certo, pq eu estou pegando alguns exercícios feitos na faculdade e que lá rodaram muito bem, já não sei mais o que fazer, não estou conseguindo estudar java em casa e isso está me deixando irritado.

hum… tenta colocar no CLASSPATH o diretório de instalação do JDK.
tipo assim:
SET CLASSPATH=C:j2sdk1.4.1_01

O meu sistema é WinXP e a forma de mudar o classpath é diferente, né… não é por autoxec.bat mas através de uma janela de configuração de variáveis de ambiente. Por isso não tenho certeza se o que eu sugeri acima vai funcionar. Mas pelo menos tente…

Bom, não sei se ajuda, mas uso Win98 e meu classpath para Java eh:

SET JAVA_HOME=C:J2SDK1.4.1_01 SET PATH=%PATH%;%JAVA_HOME%in SET CLASSPATH=.;%JAVA_HOME%

Tem que definir o caminho do J2SDK e do diretório onde estão suas classes. Uso Eclipse, J2SDK e DOS e tudo funciona. Espero ter contribuído.
Outra coisa não se irrite, simplesmente tente outra vez. :smiley:

Cara também sou novo em Java…

Mas tenta ver se o class path está correto, e outra coisa se você conseguir tente usar o Websphere como editor de Códigos Java. É uma das melhores ferramentas de programação para Java.!! :slight_smile:

Se o ambiente estiver correto, basta gerar os bytecodes novamente, ou seja, compila os arquivos novamente.
Tem que funcionar.

[]´s

Já resolvi o problema, foi fácil simplismente desinstalei e instalei de novo o SDK, agora tá funcionando.

Ola tambem sou novo e estou com acho que o mesmo problema

eu baixei um arquivo de testo passando a configuração de um arquivo .bat
fiz o arquivo so que ele nao quer funcionar

estou fuçando nele para tentar arrumar
se alguem achar os erros me ajudem

obrigado