Não encontro cursos que tenham projetos completos com Zend

Atualmente eu estou trabalhando como programador Java, porém eu e minha esposa estamos pensando e trabalhar juntos como programador locando uma startup. Mas minha esposa quer aprender a programar em PHP.

1. Eu encontrei muitos cursos bons em PHP puro para fazer tudo que você imagina, não sabia que tinha tanto material disponível na internet com php, Porque é tão difícil encontrar cursos de Zend FrameWork que mostre como construir um projeto completo do zero?

O objetivo da minha esposa é aprender a criar vários tipos de projetos, como uma Loja Virtual, um ERP e etc… encontramos muitos cursos de PHP puro ensinando essas coisas, mas não encontramos nenhum curso ensinando com um projeto completo isso com Zend.

1. Não encontrei cursos desses na internet para Zend porque é tão obvio que se a pessoa sabe fazer as coisas em PHP puro automaticamente ela vai saber criar as mesmas coisas em Zend?

Estarei aguardando pelo retorno. :blush:

Por Zend ser pouco usado atualmente. O mais usado é o Laravel.

Faz tempo que nao trabalho com PHP, mas prefira PHP puro com libs, que já era bom, do que ficar preso a frameworks, pelo menos naquela época do Zend, Cake, Codeigniter, etc. Além do mais, nunca escolhi PHP pra fazer nada grande, então framework seria canhão pra matar formiga. Pra projetos maiores prefiro ASP.NET Core.

Pra lojas em PHP, embora nao conheça, avalie sobre o Magento.

Fiquei sabendo que o Zend foi descontinuado.

Não foi descontinuado, o projeto foi renomeado para Laminas ( https://getlaminas.org/ ). Dei uma procurada, mas não entendi o motivo. :man_shrugging:

Zend ficou um pouco pra trás atualmente, com o surgimento de outras opções. Mas há alguns cursos na Udemy, se você se interessar. Última vez que fiz um projeto Zend, usei esse tutorial: https://olegkrivtsov.github.io/using-zend-framework-3-book/html/en/toc.html . Se você tem uma boa base de php, deve ser suficiente.

A não ser que seu objetivo seja realmente construir algo do zero, sugiro você dar uma olhada em soluções prontas (como o Magento sugerido acima, ou Joomla, WordPress e afins), e aprender bem como configurá-las e personalizá-las, especialmente para coisas relativamente complexas. Fazer essas coisas do zero pode dar um bocado de trabalho, que é difícil de justificar e cobrar quando há alternativas quase prontas.

Abraço.