Estes são os assuntos do curso de Lógica de Programação da Alura:
Curso online de Lógica de programação I: Os primeiros programas com Javascript e HTML
Conteúdo Detalhado
Comece a programar hoje
Por que devo programar?
O que é uma linguagem de programação?
Meu primeiro HTML
Meu primeiro JavaScript
Comunique-se com o usuário
Exibindo mensagem para o usuário
Números e textos
Operações matemáticas
Torne seu programa dinâmico com variáveis
lidando com variáveis
Crie suas próprias funcionalidades
Minha primeira função
Pratique resolvendo problemas do dia-a-dia
Calculando o IMC
Reutilizando funções
Execute códigos diferentes dependendo da condição
Tomando decisões no programa
A instrução If
Nosso primeiro jogo
Números aleatórios
Repita tarefas
Repetindo trechos de código
Loops
A instrução For
A instrução While
Interaja de maneira diferente com o usuário
Trabalhe com muitos dados
Guardando elementos
Recuperando elementos
Varrendo um array
Curso online de Lógica de programação II: pratique com desenhos, animações e um jogo
Conteúdo Detalhado
Desenhando gráficos com Canvas
Desenhando em uma página
A API de canvas
O primeiro desenho
Resolução de uma imagem
Configurando a cor com fillStyle()
Desenhando linhas com lineTo()
Desenhando retângulos
Criando polígonos quaisquer com beginPath(), move() e fill().
Criando curvas com arc()
Extraindo funções
Criando funções
Reutilizando código
Relembrando loops
Configurando o tipo de desenho com strokeStyle e strokeRect
Desenhando diversos retângulos
Interagindo com o usuário
Eventos e callback
Capturando coordenadas do clique com on_click
Coordenadas absolutas e relativas de uma página html com o uso do offset
Capturando qual botão do mouse foi pressionado
Movendo elementos: animações simples
Movimentando objetos na tela
A função setTimeout()
Mais gráficos
Nosso primeiro jogo
Três círculos combinados, um alvo!
Denhando um alvo
Gerando posições aleatória para nosso alvo
Atualizando a posição do alvo na tela
A lógica de colisão
Os assuntos de desenhos e animações não fazem parte do conteúdo do livro Algoritmos e Programação - Teoria e Prática do Rodrigo César, Marco Medina e Cristina Fertig:
O conteúdo não precisa ter a ver com com o livro e tecnicamente tudo relacionado não só a programação necessite de lógica. Respondendo sua pergunta, sim tem.
Se tem, porque estes assuntos de desenhos e animações não fazem parte do conteúdo do livro Algoritmos e Programação - Teoria e Prática do Rodrigo César, Marco Medina e Cristina Fertig e do curso de Lógica de Programação da Softblue?
São coisas distintas, autores distintos, ensino distintos, coisas diferentes porém com um mesmo tema base cara, coisas diferentes tendem a ter isso, modifica-se a didática, pode ocorrer de ter implementações e etc.
Cara, você vai encontrar muitos conteúdos diferentes, das mais variadas didáticas. Sugiro, caso você não goste de desenhos (o que não entendo, pois ajudam), busque outro material.
O que eu posso dizer é que a ilustração muitas vezes ajuda você a entender a abstração. Por isso recomendo o curso da Alura.
Os cursos de Lógica de Programação da Alura e da Softblue são cursos em vídeo, mas o curso da Softblue não ensina desenhar e fazer animações, por exemplo, não tem os seguintes assuntos:
Desenhando gráficos com Canvas
Desenhando em uma página
A API de canvas
O primeiro desenho
Movendo elementos: animações simples
Movimentando objetos na tela
Na real vc ainda não aprendeu a aprender, simples assim!
Vc precisa se encontrar como aluno, há várias formas de passar e/ou absorver conhecimento, seja por imagem, video, audio ou texto, busque a que melhor vc se encaixa e seja feliz…
E não queira que o conteudo se molde 100% a vc porque isso nunca irá acontecer (nem com vc, nem comigo e nem com ninguém ok?), a didática que o pessoal está falando aqui é justamente tentar atingir o maior número de pessoas possível tentando passar o conhecimento de uma forma “genérica”, o famoso “caminho das pedras” para que a partir daí cada um busque seu caminho no aprendizado…
Uma vez neste tópico vc achou graça do que te falei…
Agora depois dessa resposta
Será que vc entendeu meu sarcasmo contigo? Não se trata do que vc errou ou não mas sim do seu comportamento, se não quer ser tratado igual criança então não haja como tal beleza? Paz e bem pra ti, sucesso!
Os cursos de Lógica de Programação da Softblue e da Alura são cursos em vídeo, mas o curso da Alura ensina desenhar e fazer animações, mas o curso da Softblue não ensina desenhar e fazer animações.
A minha dúvida é a seguinte:
Desenhos e animações são assuntos necessários da Lógica de Programação?
Por exemplo, por favor, veja os títulos dos assuntos dos cursos em vídeo de Lógica de Programação, veja quais desses cursos consideram desenhos e animações como assuntos necessários de Lógica de Programação.
Eu falei que o curso de Lógica de Programação da Softblue não tem esses assuntos.
Veja livros de Lógica de Programação, por exemplo, o livro Lógica de Programação - A construção de algoritmos e estruturas de dados do André Luiz Villar Forbellone, o livro de Lógica de Programação do SENAC, o livro Algoritmos - Lógica para Desenvolvimento de Programação de Computadores da editora Érica, veja quais desses livros consideram desenhos e animações como assuntos necessários de Lógica de Programação.
Qual autor de livro e curso online de Lógica de Programação que não vai considerar estruturas de decisão e repetição como assuntos de Lógica de Programação?
Eu não estou falando sobre métodos de ensinar a Lógica de Programação, por exemplo, livros e cursos online.
Eu estou perguntando para saber quais são os assuntos da Lógica de Programação.
Por exemplo, variáveis e constantes são assuntos da Lógica de Programação, não importa se o método de ensino é através de livros, cursos online e qualquer outro método, não é verdade?
Alguém, por favor, escreva quais são os assuntos da Lógica de Programação.