O que devo aprender para chegar no nível avançado em MySQL? E como posso estudar sem pagar nenhum tipo de curso? Apenas por livros e etc? Vocês podem me dar uma dica quanto a isso?
Nível avançado só depois que tiver trabalhando, tem que passar por experiências reais. E depende de qual vai ser sua função: DBA, desenvolvedor ou “faz tudo”? Pra DBA e “faz tudo” tem que saber bem a parte de administração pra manter a saúde do banco (monitoramento, tunning, etc).
Antes de ser “avançado” em Mysql, tem que conhecer bem conceitos, técnicas e modelagem de banco de dados relacional. Além de SQL claro.
pode me dizer por onde devo começar? Eu sei bastante coisa de MySQL, mas só sei os comandos de MySQL
Como já tinha te perguntando, depende de qual vai ser a sua função. Ou qual teu objetivo com isso? Se for pra trabalhar em uma grande empresa, vai perder tempo se especializando em MySQL como DBA, exceto se tiver um indicação acertada.
Se aplica a todas as funções começar pelos conceitos e técnicas de banco de dados relacional
Se for DBA, vai focar mais na parte de administração, podendo começar por monitoramento e tuning. Depois pode ver replicação, particionamento, segurança, manter alta disponibilidade, rotina de backup/restore etc.
Se for AD, vai focar mais na parte do Negócio, modelagem relacional, restrição de acesso a informações, etc. Não se prendendo ao SGDB.
Se for desenvolvedor, o principal é saber SQL, trabalhar em conjunto do AD para modelagem de dados, saber lidar com plano de execução para otimizar querys, etc. Se as regras de negócio ficam no banco, tem que saber stored procedures, functions, triggers, etc.
Embora as funções possam ser divididas, todos devem pelo menos ter noção do todo. Já o “faz tudo” tem que lidar diretamente com tudo no dia a dia.
Obrigado pela resposta cara, então na verdade eu quero me tornar um DBA oracle, por isso comecei a estudar o mysql como referencia eu n sabia de tanta abrangencia, até tinha noção de algumas coisas, mas essa parte de segurança, administração eu unca corri atrás pra ver como é, eu só sei as consultas mesmos e agora estou aprendendo a stored procedure, provavelmente eu faça algum curso de sql mais pra frente. Essa área tem me chamado muito a atenção. Obrigado pelas informações me ajudou muito.
Então em relação ao SGDB, esquece MySQL, se especialize no Oracle para ganhar bem como DBA. Se no momento não pode gastar com cursos, tente pelo menos comprar algum livro. Ou pesquise por apostilas, exemplo do que veio na primeira pesquisa: http://jkolb.com.br/wp-content/uploads/2016/11/Apostila-Administração-Oracle.pdf
Salvo por indicações, mais pra frente não vai ter como escapar de fazer cursos, certificações, por ser um mercado exigente.