MySQL - LOAD DATA- CSV - acentuação - acentos

Boa tarde,

Quero corrigir os caracteres latinos - áéóãõ - no meu banco MySQL.

Estou populando uma tabela com dados de um arquivo csv usando LOAD DATA INFILE etc…

Meu database usa charset latin1 collate latin1_general_ci.

Acredito que o problema esteja no formato do arquivo CSV.
No meu editor de texto configuro como ANSI.

Sei que UTF-8 é Unicode, mas latin1 corresponde a que?
Como inserir os dados de forma correta?
Em qual formato o arquivo csv deve estar?

Desculpa a insistência, mas…

O database está usando o charset latin1, não quero usar utf8, pois quero economizar espaço no banco…

Quando executo uma dml, tipo…

insert into tabela values (1,‘jacaré’);

o acento é preservado.

Mas se uso um aqruivo CSV, que é o meu objetivo, perde-se a acentuação…

1;jacaré

Já tentei alterar o LOAD DATA INFILE assim como o CSV usando delimitador para as string, tanto aspas simples como dupla…

Alguém já importou dados de um CSV no MySQL preservando os acentos?

Up!

Estou trabalhando em um projeto onde uso importação csv no mysql.
Não sei se já conseguiu resolver seu problema, mas com UTF8 utilizo a consulta assim:
LOAD DATA INFILE ‘/nomearquivo.csv’ INTO TABLE nometabela CHARACTER SET utf8 (campo1,campo2)
desta forma forço para que os caracteres sejam importados no formato utf8
No seu caso provavelmente na hora de fazer o load data infile você resolve forçando para CHARACTER SET latin1
não sei a qual formato latin1 corresponde.

Solução rápida e direta para quem chegar aqui, a tabela é criada em UTF8 por padrão, pois economiza espaço. Para o uso correto do comando, basta seguir este modelo.

LOAD DATA INFILE ‘c:/xxx/yyyy/Seu_Arquivo.csv’ INTO TABLE Sua_Tabela character set latin1 FIELDS TERMINATED BY ‘;’

A maioria de problema deste tipo está relacionado ao arquivo de origem .CSV ou na exportação dele. Se estás a gerar o CSV à partir do Excel você deve seguir os seguintes passos para que seja gerado a acentuação UTF8:

1. Inicie o Microsoft Excel. Clique no botão do Microsoft Office e, depois, escolha “Open” (Abrir). Selecione o seu arquivo CSV na lista e clique em “Open” (Abrir).
  2. Clique no botão do Microsoft Office e, depois, clique em “Save As” (Salvar como). Entre com o seu nome de preferência para o arquivo.
  3. Clique no menu suspenso, ao lado do “Save as File Type” (Salvar como tipo de arquivo) e, depois, escolha “CSV” (Comma delimited – Delimitado por vírgula).
  4. Clique no botão “Tools” (Ferramentas) na porção inferior da janela e, depois, escolha “Web Options” (Opções de web).
    5.Acesse aba “Encoding” (Codificação). Abaixo de “Save this document as” (Salvar esse documento como), clique no menu suspenso e escolha “Unicode (UTF-8)”. Clique em “Ok” e, depois, em “Save” (Salvar).