Alguém tem um exemplo básico implementado seguindo o MVC só para eu ver empiricamente como a coisa é?
Olha manu vamos ver se eu consigo ser claro
É assim creio eu q a base deve ser a mesma, só fui aprender MVC estudado Ruby on Rails mais vamos lá !
M ? Model é o banco de dados onde guarda todas as informações
V ? View o HTML da vida como vai ser mostrado tudo (basicamente)
C - Controller é como se fosse um celebro e onde ele toma todas as decisões onde esta a logica, no Java seria “Servelet”
Olha se vc quiser um livro bom q vai ti dar o básico de MVC de uma forma bem fácil o livro q a prendi MVC foi o Use a Cabeça Rails, muito bom só escorrega um pouco na tradução, o livro e sobre o framework Rails
Espero ter ajudado
Certo…Eu meio que entendi a teoria…
Mas queria ver se existe algum projeto Java de exemplo em que eu possa ver os pacotes e as classes dividindo esse modelo…
Acho que você quer aprender é Layers (Camadas) não é?
MVC está presente na Camada de Apresentação.
Mas se você quer é modelar a Arquitetura MVC, aí recomendo este link: http://www.guj.com.br/posts/list/129277.java
Espero ter ajudado!
Er, nao. O ‘V’ de MVC é a camada de apresentacao.
Er, nao. O ‘V’ de MVC é a camada de apresentacao.[/quote]
Obrigado cv pelo alerta, era uma dúvida que tinha já fazia um tempão! Obrigadão mesmo.
Nope, MVC != Camadas
http://jmmwrite.blogspot.com/2009/10/criando-um-projeto-mvc-simples-para.html
Uma pequena implementação do padrão/pattern/conceito MVC.
Não. MVC é um padrão que se aplica a uma unica camada. Logo, logicamente, nenhuma das letras se refere a uma camada.
MVC é normalmente aplicado na camada de apresentação ou na de cliente.
[quote=Giulio Augusto]Olha manu vamos ver se eu consigo ser claro
É assim creio eu q a base deve ser a mesma, só fui aprender MVC estudado Ruby on Rails mais vamos lá !
M ? Model é o banco de dados onde guarda todas as informações
V ? View o HTML da vida como vai ser mostrado tudo (basicamente)
C - Controller é como se fosse um celebro e onde ele toma todas as decisões onde esta a logica, no Java seria “Servelet”
Olha se vc quiser um livro bom q vai ti dar o básico de MVC de uma forma bem fácil o livro q a prendi MVC foi o Use a Cabeça Rails, muito bom só escorrega um pouco na tradução, o livro e sobre o framework Rails
[/quote]
putz, se vc aprendeu isso com esse livro, jogue o livro fora, ou jogue o seu cerebro fora… :twisted:
De onde raios é que vcs tiraram que MVC são as iniciais de nomes de camadas ?!
Acaso os sistemas só podem ter 3 camadas ? E se tiverem 5 , 8 , quais seriam nomes ?
Pela ultima vez : Model View Controler não são os nomes de camadas !
Aceitem isso, estudem, e parem de dizer asneira!
No ultimo mês o Guj foi invadido por pessoas procurando sobre MVC e outras respondendo asneiras sobre MVC ?
Afinal qual é esse interesse todo com MVC ? E porque raios ninguem sabe o que MVC é e pior que isso, confunde com divisão em camadas ?
São Guijnho nos valha !
Não. MVC é um padrão que se aplica a uma unica camada. Logo, logicamente, nenhuma das letras se refere a uma camada.
MVC é normalmente aplicado na camada de apresentação ou na de cliente. [/quote]
Agora me deixou curioso, como assim:
“MVC é um padrão que se aplica a uma unica camada”
No link que o pcalcado passou, http://www.fragmental.com.br/wiki/index.php/MVC_e_Camadas
O padrão não está aplicado às 3 camadas?
MVC é normalmente aplicado na camada de apresentação ou na de cliente. [/quote]
Agora me deixou curioso, como assim:
“MVC é um padrão que se aplica a uma unica camada”
No link que o pcalcado passou, http://www.fragmental.com.br/wiki/index.php/MVC_e_Camadas
O padrão não está aplicado às 3 camadas?
[/quote]
3 camadas sim, mas não MVC.
Vamos lá: Se estou entendendo direito, MVC se aplica a apresentação. :idea:
Ou seja, vamos definir que dentre várias camadas que tem o nosso sistema (1,2,3,…20mil) uma delas é denominada “apresentação”.
Dentro da apresentação existe um pacote com classes PessoaModel, VeículoModel e DocumentoModel;
Também dentro da apresentação existe um pacote com uma classe LicenciamentoView;
Há também dentro dessa apresentação um pacote com classes PessoaControl, VeiculoControl e DocumentoControl.
Então existe uma interação entre componentes na “apresentação” utilizando MVC, ou seja o objeto LicenciamentoView gera eventos a(os) objetos(s) do(s) controle(s) e é Listener do(s) objeto(s) do Modelo(s). O controle altera (chamando métodos) o(s) modelo(s) e seleciona a visão a ser mostrada.
Até aí, tudo bem? :roll:
Fico no aguardo pelas respostas, valew!
E pessoal não se irritem por favor não percam a paciência é um assunto que muita gente precisa conhecer, até mesmo para acabar essas questões que há anos as pessoas se enchem de dúvidas!
[quote=pedromuyala]Vamos lá: Se estou entendendo direito, MVC se aplica a apresentação. :idea:
Ou seja, vamos definir que dentre várias camadas que tem o nosso sistema (1,2,3,…20mil) uma delas é denominada “apresentação”.
Dentro da apresentação existe um pacote com classes PessoaModel, VeículoModel e DocumentoModel;
Também dentro da apresentação existe um pacote com uma classe LicenciamentoView;
Há também dentro dessa apresentação um pacote com classes PessoaControl, VeiculoControl e DocumentoControl.
Então existe uma interação entre componentes na “apresentação” utilizando MVC, ou seja o objeto LicenciamentoView gera eventos a(os) objetos(s) do(s) controle(s) e é Listener do(s) objeto(s) do Modelo(s). O controle altera (chamando métodos) o(s) modelo(s) e seleciona a visão a ser mostrada.
Até aí, tudo bem? :roll:
Fico no aguardo pelas respostas, valew!
E pessoal não se irritem por favor não percam a paciência é um assunto que muita gente precisa conhecer, até mesmo para acabar essas questões que há anos as pessoas se enchem de dúvidas! :([/quote]
Normalmente o que você quer apresentar na tela são as informações de outras camadas, como a de domínio. Nesse caso, o model estaria contido em outras camadas (domínio, persistência…). Só notar que em várias aplicações não há um mecanismo onde o Model notifica a View. O controller que acaba alterando o model e despachando as solicitações para objetos que representem a View.
O controller invocaria essas camadas onde, possivelmente, estão as informações a serem representadas. Muitas vezes o controller acessa um repositório ou um serviço. Repare que estes não fazem parte da camada de apresentação.
Logo, esse teu PessoaModel nem sempre condiz com a realidade. Mas não adianta, isso muda de implementação pra implementação. Depende do que vc está fazendo.
Falou.
Parece que ninguem leu o link do pcalcado :shock:
Sempre procurei este tipo de “visão” da coisa, mas nunca achei, muito bom.
O padrão MVC possibilita dividir a responsabilidade das demais partes de sua aplicação, o que facilita o desenvolvimento de forma a isolar cada parte da aplicação em camadas. Não confunda camadas do padrão MVC com camadas de redes modelo ISO/TCP, as camadas MVC são níveis lógicos, já as camadas ISO/TCP são físicas (hardware).
Para cada uma das camadas do padrão MVC temos diferentes soluções, como por exemplo, para a camada View utilizamos o JSF, para a camada de modelo a JPA/ Hibernate e para a camada de controle podemos utilizar servlets, struts, etc.
[quote=rubensdemelo]http://jmmwrite.blogspot.com/2009/10/criando-um-projeto-mvc-simples-para.html
Uma pequena implementação do padrão/pattern/conceito MVC.[/quote]
Oi Rubens estava olhando a implementação mas achei ela bem diferente da realidade quando se diz o padrão MVC Desktop!
Não consigo enxergar nessa codificação o MVC especificado pela SUN conforme a imagem abaixo:
Será que mais alguém pode opinar se estou certo ou estou ploriferando o efeito “asneiras” que nem comentou o Serginho? :oops:
Valew gujeiros pela participação.
De fato o que foi postado não é MVC.
pedromuyala, porque vc não estuda frameworks MVC? Os padrões nem sempre aparecem exatamente como estão descritos, mas no caso do MVC é até fácil perceber as implementações diferentes. Os frameworks normalmente documentam o que é feito.
Falou.
OI Wagner, com certeza preciso estudar os diversos Frameworks existentes.
Como você mesmo falou muitas vezes a implementação criada por eles não refletem 100% a especificação.
MVC é um padrão de arquitetura que deveria ser de comum conhecimento entre todos.
Mas infelizmente esse padrão ainda continua “despadronizado”. Pode ver, cada implementação que pegar será diferente uma da outra em conceitos que deveriam ser características em todos os sistemas independentemente do que ele está fazendo.
Uns usam Observer, outros fazem “ponte do controle”… Uns chamam métodos diretamente no controle, outros passam eventos. Uns validam na visão, outros nas regras de negócios e outros nos dois. Entendeu o Milkshake? :lol:
Lógico desenvolvem assim porque atende a necessidade e funciona bem da forma implementada mas é só trocar uma pessoa que está acostumada com Struts por uma que usa Mentawai e pronto tá feita a bagunça!
Valew Wagner estar acompanhando, por favor continue conosco! Um abraço.