Estou começando a desenvolver com java e OO, então tenho algumas ( talvez muitas ) dúvidas ainda, talvez primárias, ou não.
É o seguinte.
Estou usando MVC. Até aí tudo bem, já entendi bem como funciona e tal.
Só que me surgiu uma dúvida. Eu posso ter uma camada entre o Controller e o Model ?
Aonde eu vou escrever minhas regras de negócio ? No Controller ?
Eu poderia criar uma camada a mais, tipo ClienteManager, responsável pela regra ?
Salve…Seguinte, da uma lida na apostila FJ21 da Caelum, na parte de DAO(Data Access Object)…tu vai sacar a parada.
To começando agora tbm a usar esse esquema, e essa apostila me ajudou bastante.
To fazendo assim:
classetela - view
classebean - model
classedao - controller
Existe um modelo chamado de MVC-2 que há sim uma camada a mais, exatamente a Manager que vc refere. Então pode usar sim, crie uma camada a mais e coloque tuas regras de negócio lá.
wikipedia: Model-view-controller (MVC) é um padrão de arquitetura de software que visa a separar a lógica de negócio da lógica de apresentação, permitindo o desenvolvimento, teste e manutenção isolado de ambos.
o interessante eh usar o controller para a regra de negocios, nao necessariamente dentro do DAO, mas fazendo uma modelagem na qual principalmente a view esteja separada, só chamando os metodos e etc das outras camadas… dá mais trabalho mas vale muito a pena
acredito que o ClienteManager que voce citou faz muito sentido usar sim, por exemplo nele vc pode guardar um array de Clientes (MODEL) e apresentá-los numa view (ex: TelaClientes)… claro que usando java web voce tem frameworks que te ajudam melhor nisso…
Quando eu tenho alguma lógica que vai trabalhar com duas ou mais entidades (models), crio uma classe Service (ou qualquer outro nome), que vai conter essa lógica específica.
[quote=bglbruno]Hm, legal !
Gostei dessa ideia da classe Service j0nny. Mas, seria a mesma coisa que uma Manager? Ou eu teria as duas?
Valeu Pessoal ![/quote]