Seguem os destaques da nova edição da revista MundoJ:
-Desenvolvendo jogos com a Cactus2D
Desenvolva jogos para Android de maneira rápida e fácil usando essa engine de código aberto.
Por Diogo Vinícius, Alan Santos e Erick Passos
-Terremoto ? um jogo completo de código aberto para Android
Mostrando na prática, o desenvolvimento de um jogo para dispositivos Android, utilizando a engine Cactus2D.
Por Wandresson de S. Araujo e Jader Anderson
Desenvolvendo um jogo para Android com AndEngine
Aprenda tudo sobre a AndEngine e desenvolva seus próprios jogos para Android.
Por Giuliano Bem Hur Firmino
Esfinge QueryBuilder ? Camada de Persistência Simples e Rápida
Entenda como utilizar esse novo framework para persistência que diminui muito a quantidade de código necessária para criação de consultas.
Por Eduardo Guerra
-Processando Dados com Hadoop
Entenda os conceitos básicos por trás da arquitetura do Hadoop e saiba como fazer sua instalação e simulação em um ambiente de desenvolvimento.
Por André Luiz Forchesatto, Wellington Ramos Chevreuil e Fábio Moreira de Almeida
Apache Functor ? Programação Funcional em Java
Conheça os conceitos da programação funcional e saiba como aplicá-los em Java usando o Apache Functor.
Por Bruno P. Kinoshita
Externalizando Regras de Negócio com JBoss Drools
Utilizando a plataforma da JBoss Drools como ambiente para gerenciamento de regras de negócio.
Por André Luís Conceição da Fonseca
Tópicos Mais Quentes do GUJ.com.br
Veja o que apareceu, foi notícia e gerou discussão no fórum do GUJ durante janeiro e fevereiro de 2012.
Por Paulo Silveira
Tendências em Foco: Open Source: Hoje Java e .NET. E amanhã?
Reflita sobre quais linguagens estão emergindo como alternativas concretas para o desenvolvimento de aplicações corporativas.
Por Cezar Taurion.
Façam seus comentários! Dêem sua opinião! Mandem suas sugestões! O feedback dos leitores é muito importante para estarmos melhorando cada vez mais a revista!
Parece estar ótima, pra variar! Muitos artigos sobre desenvolvimento para android e um assunto muito importante sobre os horizontes do desenvolvimento open source… vou atrás amanhã mesmo!
Olá juliocbq, faço parte da equipe de desenvolvimento da Cactus2D. De fato, a documentação da engine ainda está pendente, pois nossos primeiros esforços foram voltados para o desenvolvimento da mesma.
Até sábado (24/03/2012) a documentação e a wiki serão atualizadas, inclusive com tutoriais, exemplos e vídeos.
Estamos à disposição dos interessados para tirar dúvidas e ajudar no desenvolvimento da engine.
[quote=suelengc]Legal!
Vou ler e depois posto minhas impressões.
Alansantos, sobre ajudar no desenvolvimento como funciona? Gostaria de ajudar mas com intuito de aprender… é possível? ='D
Abraços![/quote]
Olá, suelengc
O primeiro passo é baixar o projeto e ler os tutoriais que serão disponibilizados, a partir daí, suas sugestões e contribuições serão bem-vindas, lembrando que estamos à disposição para discutir qualquer dúvida.
Um dos nossos próximos passos para evolução da engine é a criação de componentes de forma visual. Estamos abertos a contribuições.
Sou Diogo Vinícius, um dos autores do artigo sobre a Cactus2D e um dos membros da equipe que mantém a engine. Recentemente atualizamos a wiki do projeto no Google Code https://code.google.com/p/cactus2d/w/list com alguns tutoriais sobre alguns tópicos da Cactus2D:
Seguem os tutoriais incluídos na wiki:
[list]Introdução à Cactus2D (configuração e execução de um pequeno exemplo)[/list]
[list]Uso do componente responsável pelos sprites (SpriteRendererComponent)[/list]
[list]Uso do componente responsável pelas animações (AnimationComponent)[/list]
[list]Uso do componente responsável pelo áudio (AudioComponent)[/list]
Lembrando que estaremos continuamente adicionando novos tutoriais na wiki do projeto.
Meu nome é Jáder Anderson, um dos autores do artigo “-Terremoto ? um jogo completo de código aberto para Android”, publicado na mesma revista. Nesse artigo mostramos o desenvolvimento de um jogo completo para Android utilizando a Cactus2D. O jogo “Terremoto” está disponível para download gratuitamente na Android Marketing e ele também é código aberto.
Veja o link: http://sertaogames.com/games/terremoto