MundoJ 52 já nas bancas! - Desenvolvimento de Jogos em Android

Caros amigos do GUJ!

Seguem os destaques da nova edição da revista MundoJ:

-Desenvolvendo jogos com a Cactus2D
Desenvolva jogos para Android de maneira rápida e fácil usando essa engine de código aberto.
Por Diogo Vinícius, Alan Santos e Erick Passos

-Terremoto ? um jogo completo de código aberto para Android
Mostrando na prática, o desenvolvimento de um jogo para dispositivos Android, utilizando a engine Cactus2D.
Por Wandresson de S. Araujo e Jader Anderson

  • Desenvolvendo um jogo para Android com AndEngine
    Aprenda tudo sobre a AndEngine e desenvolva seus próprios jogos para Android.
    Por Giuliano Bem Hur Firmino

  • Esfinge QueryBuilder ? Camada de Persistência Simples e Rápida
    Entenda como utilizar esse novo framework para persistência que diminui muito a quantidade de código necessária para criação de consultas.
    Por Eduardo Guerra

-Processando Dados com Hadoop
Entenda os conceitos básicos por trás da arquitetura do Hadoop e saiba como fazer sua instalação e simulação em um ambiente de desenvolvimento.
Por André Luiz Forchesatto, Wellington Ramos Chevreuil e Fábio Moreira de Almeida

  • Apache Functor ? Programação Funcional em Java
    Conheça os conceitos da programação funcional e saiba como aplicá-los em Java usando o Apache Functor.
    Por Bruno P. Kinoshita

  • Externalizando Regras de Negócio com JBoss Drools
    Utilizando a plataforma da JBoss Drools como ambiente para gerenciamento de regras de negócio.
    Por André Luís Conceição da Fonseca

  • Tópicos Mais Quentes do GUJ.com.br
    Veja o que apareceu, foi notícia e gerou discussão no fórum do GUJ durante janeiro e fevereiro de 2012.
    Por Paulo Silveira

  • Tendências em Foco: Open Source: Hoje Java e .NET. E amanhã?
    Reflita sobre quais linguagens estão emergindo como alternativas concretas para o desenvolvimento de aplicações corporativas.
    Por Cezar Taurion.

Façam seus comentários! Dêem sua opinião! Mandem suas sugestões! O feedback dos leitores é muito importante para estarmos melhorando cada vez mais a revista!

Parece estar ótima, pra variar! Muitos artigos sobre desenvolvimento para android e um assunto muito importante sobre os horizontes do desenvolvimento open source… vou atrás amanhã mesmo! :stuck_out_tongue:

Assim que der passo em alguma banca para comprar a minha, esse tema me interessa muito! =)

essa cactus não tem documentação nem wiki?

https://code.google.com/p/cactus2d/

Olá juliocbq, faço parte da equipe de desenvolvimento da Cactus2D. De fato, a documentação da engine ainda está pendente, pois nossos primeiros esforços foram voltados para o desenvolvimento da mesma.

Até sábado (24/03/2012) a documentação e a wiki serão atualizadas, inclusive com tutoriais, exemplos e vídeos.

Estamos à disposição dos interessados para tirar dúvidas e ajudar no desenvolvimento da engine.

Legal!
Vou ler e depois posto minhas impressões.

Alansantos, sobre ajudar no desenvolvimento como funciona? Gostaria de ajudar mas com intuito de aprender… é possível? ='D

Abraços!

[quote=suelengc]Legal!
Vou ler e depois posto minhas impressões.

Alansantos, sobre ajudar no desenvolvimento como funciona? Gostaria de ajudar mas com intuito de aprender… é possível? ='D

Abraços![/quote]

Olá, suelengc

O primeiro passo é baixar o projeto e ler os tutoriais que serão disponibilizados, a partir daí, suas sugestões e contribuições serão bem-vindas, lembrando que estamos à disposição para discutir qualquer dúvida.

Um dos nossos próximos passos para evolução da engine é a criação de componentes de forma visual. Estamos abertos a contribuições.

Abraço.

Olá, pessoal,

Sou Diogo Vinícius, um dos autores do artigo sobre a Cactus2D e um dos membros da equipe que mantém a engine. Recentemente atualizamos a wiki do projeto no Google Code https://code.google.com/p/cactus2d/w/list com alguns tutoriais sobre alguns tópicos da Cactus2D:

Seguem os tutoriais incluídos na wiki:

[list]Introdução à Cactus2D (configuração e execução de um pequeno exemplo)[/list]
[list]Uso do componente responsável pelos sprites (SpriteRendererComponent)[/list]
[list]Uso do componente responsável pelas animações (AnimationComponent)[/list]
[list]Uso do componente responsável pelo áudio (AudioComponent)[/list]

Lembrando que estaremos continuamente adicionando novos tutoriais na wiki do projeto.

Muito legal, assuntos que me interessam,

vou procurar comprar :wink:

Abraço!

mew, na hora do almoço mesmo ja vou comprar kkk
Esses assuntos ficaram show, tem o tutorial para a criação do Jogo?

Estou lendo a revista e estou curtindo muito o modo como foi explanado os assuntos… mais uma vez parabens pelo trabalho Guerr@!

denisspitfire,

Meu nome é Jáder Anderson, um dos autores do artigo “-Terremoto ? um jogo completo de código aberto para Android”, publicado na mesma revista. Nesse artigo mostramos o desenvolvimento de um jogo completo para Android utilizando a Cactus2D. O jogo “Terremoto” está disponível para download gratuitamente na Android Marketing e ele também é código aberto.
Veja o link: http://sertaogames.com/games/terremoto

Abraço

Sou assinante da revista.

Quero aprender desenvolver jogos.

Mas parece que os desenvolvedores da engine retiraram o código fonte do Jogo Terremoto.

Pois não estou conseguindo nenhum link pra download.

Se alguém tiver coloque o link pra mim.

Bom dia Paulo,

Você pode baixar o código do google code com SVN .
Disponibilizamos o download direto do projeto na página do Terremoto no Google code.
Se mesmo assim não conseguir, use esse link para baixar os projetos relacionados a Cactus2D.

Qualquer dúvida pode entrar em contato com jaderxnet@sertaogames.com.

Obrigado consegui baixar e agora vou aprender.