Boa tarde galera, tudo bem?
Como vcs fazem no caso de um formulário web possuir mais de 1 entidade, e no submit receber na action ?
Atualmente venho fazendo uma entidade pro formulário nesses casos, valido essa entidade e chamo um mapeamento pras respectivas entidades dentro da action.
Posteriormente envio pro meu service essas entidades.
O q vcs acham ? O q vcs fazem ? Ou não fazem ? :roll:
Vlw
Abraços
Em HTML, se um mesmo tipo de objeto coincide no mesmo escopo, este é acessado organizado em um array. Exemplo:
document.forms[0].name
document.forms[1].name
Se tiver somente um form, então fica organizado assim:
document.form.name
Normalmente os framworks de MVC respeitam este padrão de estruturação do HTML.
wiliamps
Certo.
Mas minha dúvida é como vcs costumam receber isso na action ?
Por exemplo, estou usando vraptor e geralmente uso o binding na entidade direto: name dos campos -> usuario.campo e na action recebo o Usuario usuario.
Minha duvida é quando esse form não pertence apenas ao usuario, isto é, possui dados do usuario porém de outras entidades do dominio também.
Pois cai num caso aqui, onde minha action vai receber umas 5 entidades de 1 unico form, porém não são todos os campos dessas 5 entidades que o form preenche.
O que eu fiz, foi criar uma entidade CadastroForm que tenha os campos do form e dpois realizei o map pras entidades do dominio.
E eu queria saber o que vcs fazem nesses casos?
É preferivel ter uma action recebendo Usuario, Empresa, … e o resto que tiver no form ?
Ou fazer desse jeito, criar uma entidade pra englobar os dados do form e dpois mapea-la pras do dominio?
[quote=fabioccunha]Certo.
Mas minha dúvida é como vcs costumam receber isso na action ?
Por exemplo, estou usando vraptor e geralmente uso o binding na entidade direto: name dos campos -> usuario.campo e na action recebo o Usuario usuario.
Minha duvida é quando esse form não pertence apenas ao usuario, isto é, possui dados do usuario porém de outras entidades do dominio também.
Pois cai num caso aqui, onde minha action vai receber umas 5 entidades de 1 unico form, porém não são todos os campos dessas 5 entidades que o form preenche.
O que eu fiz, foi criar uma entidade CadastroForm que tenha os campos do form e dpois realizei o map pras entidades do dominio.
[/quote]
Essa é a solução padrão e mais adequada. Esses objetos auxiliares são normalmente chamados de “objetos de view”. Eles são usados não apenas para receber os dados, paras também para ajudar na renderização.
O exemplo clássico é vc ter um combo, vc precisa de uma lista onde por os elementos, um valor dizendo qual está selecionado e um booleano dizendo se o combo está enabled ou não. Vc pode colocar essas três coisas como propriedades de um objeto e depois usar na jsp.