Mudar o retorno de um campo Date de Null para um outro valor

Ola pessoal, estou com um probleminha. Tenho um campo date no meu banco, porém existem campos nulos neste atributo. O que eu estou encontrando problema é justamente neste campo null. Preciso mostrar no lugar do nulo um outro valor, p.ex “01/01/1901”. Fiz desta forma:

//fiz uma condição para poder pegar os campos if(!B1.POR1.getString("LineStatus").equalsIgnoreCase("O")){ //coloquei em uma variavel os valores data_entr = B1.POR1.getDate("ActDelDate"); }else{ // se o campo for nullo if(data_entr == null){ usei um formatador de data SimpleDateFormat df1 = new SimpleDateFormat("yyyy-MM-dd"); df1.format(data_entr) ; // Aqui dah erro!!! Diz que não posso colocar esse valor em um campo DATE. data_entr = "01/01/1901"; } }

[code]Calendar c = Calendar.getInstance();
c.set(1901, 01, 01);

data_entr = c.getTime();[/code]

Obrigado pela dica, vlw mesmo. :smiley:

O método format não muda a String desse modo.

Voce pode fazer isso

//fiz uma condição para poder pegar os campos 
if(!B1.POR1.getString("LineStatus").equalsIgnoreCase("O")){
//coloquei em uma variavel os valores
data_entr = B1.POR1.getDate("ActDelDate"); 
}else{
 // se o campo for nullo
if(data_entr == null){
SimpleDateFormat df1 = new SimpleDateFormat("yyyy-MM-dd");
data_entr = df1.format("1901-01-01") ;//Note que coloquei desse modo por que voce específicou "yyyy-MM-dd" se voce quiser usar "01/01/1901" voce precisa usar a String "dd/MM/yyyy" no construtor do SimpleDateFormatter
				}
			}

Então se eu colocar desta maneira, dah erro, pq a variavel data_entr é do tipo DATE, mesmo usando esse formatador o Java continua dando erro.

SimpleDateFormat df1 = new SimpleDateFormat("yyyy-MM-dd");  
		           data_entr = df1.format("1901-01-01") ;

Então… deu certo, porém fiquei com uma dúvida.

Pq aoa invés de gravar 1901-01-01 esta gravando 1901-02-01, esta pulando um mês. Como se resolve isso?

Em vez de format é parse

Alias… o método parse que transforma uma String em date. o format transforma a Date em String.