Mudança de área (Infra->Desenvolvimento)

Boa tarde a todos!

Hoje sou analista de suporte pleno e já tenho algumas certificações na área. Estou com 29 anos, sendo 10 trabalhados na area de TI. Tenho ingles fluente e alem da experiencia com infra, já programei em Java e VB6 (anos atras).

Estou empregado e recebendo razoavelmente bem, mas me considero com “sorte” pois o mercado de infra não é lá essas coisas e tende a piorar a longo prazo.

Na minha humilde opinião, infra tende a virar apenas “serviços” e a coisa vai pegar fogo mesmo é na area de desenvolvimento pois são cada vez mais pessoas precisando de mais dados “anywhere”.

Na opinião de voces, uma mudança para a area de desenvolvimento (especificamente Java pois gosto muito) seria uma jogada ruim na minha carreira ? Acompanhando muitos amigos que já estão nessa area vejo que as oportunidades estão surgindo com mais facilidade para eles.

Muito Obrigado!

Cara a 1 ano e meio fiz essa mudança da área de infra para desenvolvimento. E só tenho uma coisa a te disser não me arrependo em nada… pelo contrario.
Mais vc tem que esta disposto a entra de cabeça em uma área a qual a produção também tem que ser intensa. E outro fator e gosta não e so entrar por que o boom de oportunidades esta sendo maior que na área de desenvolvimento vc tem que realmente gosta de programar.
Um conselho que posso lhe dar mais não sei se encaixa na sua realidade e o seguinte:
Se na empresa a qual vc trabalha hoje tem área de desenvolvimento fale que vc quer mudar de área ou ate mesmo aprender sobre essa área para que quando surgir oportunidade vc possa ser aproveitado. Foi assim que eu comecei e 6 meses depois já tive a oportunidade em uma grande empresa de desenvolvimento.

Pense muito antes de tomar sua decisão para depois ficar se lamentando. Pois isso e algo muito serio.

Obrigado pela resposta! Voce foi bem coerente e realista.

Eu gosto de programar sim, adorava Java quando estava na faculdade e nas oportunidades que tive de programar depois disso. Voce enfrentou muita dificuldade começando como Junior em um mercado que só pede profissional com experiencia ?

Nagzoks

Estou no mesmo barco que você. Porém, sou Analista Júnior.

Antes que eu vire pleno (rs brincadeira) estou estudando Java Web pra entrar na Área.

Pelo visto existem mais oportunidades para Web.

Legal Pedrinho, voce tambem migrou de infra ?
Acha que fez uma boa escolha?

Ainda não … Mas estou fazendo o possível pra sair de uma vez. rs

Nagzoks, blz?

Acredito que você não vai se arrepender com esta mudança, porém acho que você irá encontrar bastantes desafios durante esta migração até que possa obter uma certa experiência em desenvolvimento…

Particularmente, eu fiz o caminho contrário ao que você está pensando em fazer, atuava em desenvolvimento e migrei para infraestrutura, porém em uma area que tenho bastente contato com sistemas, atuando na parte de definição/solução de infra para aplicações java.

Boa sorte !!

Engraçado que estou com o mesmo dilema. Estou em meu primeiro emprego na área de TI. Antes eu trabalhava em outra área.

Tenho formação em TI mas a única oportunidade que tive de programar em java foi em meu trabalho de graduação. Eu nao gostava de programar mas aprendi a gostar fazendo o trabalho, que deu muito trabalho por sinal.

Minha primeira oportunidade em TI é com suporte. Por causa de ter inglês fluente e conhecimeno em outros idiomas foi muito mais fácil para mim entrar nesta área, pois trabalho com suporte internacional.

Até estranho definir isto, mas o “problema” é que eu ganho muito bem (não estou me gabando). Acho que até mais do que alguns programadores com 3-4 anos de experiência. Foi realmente uma grande oportunidade porque eu não tinha experiência nenhuma em TI e já cheguei ganhando quase 4k. (mais uma vez: nao estou me gabando).

Dúvida cruel. Continuo trabalhando no que estou hoje ganhando o que quero mas fazendo o que nao gosto, ou tento fazer o que gosto (programação) e arrisco ganhar muito menos do que ganho hoje? E pra complicar onde trabalho não existe nenhuma área de desenvolvimento.

Sei que com o tempo os programadores vão tendo aumento à medida que ganham experiência, mas acho que conseguir um salário igual ao meu com programação para alguém sem experiência nenhuma deve ser bem complicado, se é que isto é possível.

Mesmo assim continuo estudando Java. Quem sabe…

Olá Dio, minha situação é praticamente igual a sua: mesma renda, mesma função. Inclusive recebi uma proposta da IBM para trabalhar com suporte internacional, como voce. Ainda não aceitei a vaga, estou considerando fazer um curso de Java e arriscar nesta area.

Tenho amigos em SP que em 1 ou 2 anos atingiram essa faixa de renda, principalmente trabalhando com SAP e Java.
Mas eles começaram a uns 4 anos, e o mercado estava mais aquecido. Então minha dúvida é se terei a mesma oportunidade.

Se quiser deixa teu contato e conversamos mais em pvt.

Obrigado ao pessoal que deixou a opinião. Novas opiniões são bem vindas, porque esta difícil decidir. rs

Valeu!!

[quote=david.cs20]Cara a 1 ano e meio fiz essa mudança da área de infra para desenvolvimento. E só tenho uma coisa a te disser não me arrependo em nada… pelo contrario.
Mais vc tem que esta disposto a entra de cabeça em uma área a qual a produção também tem que ser intensa. E outro fator e gosta não e so entrar por que o boom de oportunidades esta sendo maior que na área de desenvolvimento vc tem que realmente gosta de programar.
Um conselho que posso lhe dar mais não sei se encaixa na sua realidade e o seguinte:
Se na empresa a qual vc trabalha hoje tem área de desenvolvimento fale que vc quer mudar de área ou ate mesmo aprender sobre essa área para que quando surgir oportunidade vc possa ser aproveitado. Foi assim que eu comecei e 6 meses depois já tive a oportunidade em uma grande empresa de desenvolvimento.

Pense muito antes de tomar sua decisão para depois ficar se lamentando. Pois isso e algo muito serio.[/quote]

Se é isso o que você realmente deseja a jogada não é ruim.

Agora, o que você terá que entender é que você pode ter que abrir mão do seu salário para iniciar essa nova etapa da sua carreira. Então, você pode ter que repensar a sua situação financeira, pelo menos até chegar a um nível pleno na área de desenvolvimento que lhe permita ter a mesma renda ou, provavelmente, uma renda superior ao seu momento atual.

Se eu fôsse você iria fazendo cursos e procurando certificação. Depois, como disse um colega ali tentaria uma recolocação dentro da própria empresa para facilitar sua vida.

Srs. Não me entendam mal… Mas pra trocar de área, não precisam realmente começar mudando do departamento de infra para o de desenvolvimento em uma paulada só.

Percebam, que a área de desenvolvimento, geralmente requer pessoas com experiência pra pagar o que os senhores ganham atualmente, não estou dizendo que não devam mudar, porém, essa mudança pode ser um pouco mais tranquila, afinal os Srs podem adquirir a experiência que tanto almejam, participando de Projetos Open-Source, projetos voluntários (tema já bastante discutido no GUJ) e quem sabe não pinte uma oportunidade até mesmo como fruto da atuação nesses Projetos ???

Enfim, há alternativas, não precisa chutar o balde e querer mudar da água pro vinho. Pelo menos essa é minha opnião.

Abs [] e sucesso nas decisões.