Modularização / OSGi

Olá Galera

Bom estou iniciando uma nova aplicação em JAVA, e ela vai ser razoavelmente grande, e lendo algumas coisas concluir que em um projeto grande o legal seria modularizar. Bom mais em java me parece não ser tão simples assim, ouvi falar sobre um framework chamado “OSGi”, mais estou apanhando um pouco nele. Alguém por um acaso teria um exemplo pratico(tutorial, mini projeto) onde eu possa intender um pouco mais sobre ele? ou ainda conhece outro método de modularizarão em JAVA para se trabalhar em grande escala??

Desde já agradeço
abraços

Da para se fazer modularização com o Maven… é mais simples que com OSGI…

Minha opinião: OSGi é muito bacana porem não há meio termo. Se o projeto não for bem estruturado e o novo paradigma de desenvolvimento não for bem assimilado o resultado será uma salada difícil de administrar.

flws

Bom, são coisas completamente diferentes. O OSGi permite que você mude os componentes em runtime e, inclusive, tenha duas versões diferentes rodando ao mesmo tempo. O Maven não modulariza o software em runtime, somente na estrutura dele.

Vitorassi, eu estou com o pessoal. Pode ser mais difícil administrar sua aplicação com OSGi do que sem. Se você seguir em frente mesmo assim, dê uma olhada no Equinox, que é o framework de base para o Eclipse (que é baseado em OSGi).

EDIT: Dê uma olhada também no Pax Construct. Ele te dá uns scripts bem legais para gerenciar seu OSGi se estiver trabalhando com Spring DM (acredito eu que com outros contêiners também funciona).

[]'s

Bom Pessoal Primeiro obrigado por Responder

Alexandre Saudate, vou dar uma olhada nos matérias que você recomendou, mais fiquei muito interessado no OSGi pois além de todas as as vantagens de modularizarão, segundo o que consegui absorver eu poderia te a atualização parcial da aplicação em tempo de execução, e isso se encaixaria bem na aplicação que estou desenvolvendo. Talvez tem até outra maneira de fazer isso, mais vou dar uma olhada no material exposto aqui.

Mais Obrigado pelas ideias da galera, e qualquer nova ideia é bem vinda.

Obrigado.