Modelos 3D do Site Sketchfab

Boa noite.

Não sei se esse assunto pode ser tratado aqui, mas tem a ver com meu projeto. Se não tiver nada a ver, podem excluir ele. Fazer oq neh…!

Rapaz, tô querendo usar um Modelo 3D do Sketchfab que pode ser baixado gratuitamente e, segundo a página do site Download Free 3D Models - Royalty Free - Sketchfab ele diz: “Baixe modelos 3D gratuitos disponíveis sob licenças Creative Commons”. Entrei em contato com a equipe do suporte falando que quero usar um Modelo 3D que baixa gratuitamente. Olha só a resposta deles:

"Gostaria de poder ajudar, mas, como não sou advogado, não posso fornecer o que pode ser considerado um conselho juridicamente vinculativo.

Recomendo que você revise o guia de Perguntas frequentes sobre licenças para obter mais detalhes sobre como usar modelos em seus projetos.

Caso tenha dúvidas sobre se o conteúdo que você planeja usar está em conformidade com os Termos de Serviço do Sketchfab em geral, consulte seu advogado. O Sketchfab e a Epic não podem fornecer aconselhamento jurídico pessoal.

Perguntas frequentes sobre licença: https://support.fab.com/s/article/Store-License-Usage- FAQ

Obrigado,

Equipe de Suporte do Sketchfab"

Vey, pra que isso? :insatisfeito:

Mandei outro email falando da possível confusão sobre o assunto, talvez eles estivessem achando que eu estava falando de Modelos comprados, mas não. Eu baixei gratuitamente e a Licença é da que só basta dar os Créditos ao Autor, colocar o link… essas coisas. Eu disse pra eles que minha pergunta era a mesma que está do bendito FAQ e mesmo assim eles responderam a mesma coisa. Que má vontade. Lá no FAC fala claramente que posso usar o dito cujo, mas eles não confirmam via email. Tão com medo do que? :insatisfeito: Passou a impressão de insegurança. Bem capaz de, se eu usar esse Modelo 3D, ter problemas com eles, vão achar desculpa no quinto dos infer… só pra prejudicar a pessoa. Alguém já usou algum Modelo 3D do Sketchfab em algum jogo que criou?

Se a licença permite, ta permitido. Qual a chance de vc ganhar rios de dinheiro usando esse tal modelo? Se é praticamente nula, manda bala, desencana, foque no seu projeto, aprenda o que quer aprender e vida que segue. Agora, se seu jogo tem chance de ser algo realmente revolucionário, em um mundo inundado por desenvolvedores hobbistas e indies e empresas mutimilionárias, ai talvez vc precise tomar algum tipo de cuidado. Vou ser bem sincero com você, não me leve a mal ok? Não sei qual seu nível de conhecimento, pois me parece iniciante com base nas suas postagens então, sendo assim, você provavelmente deve ter mais um projeto que faz a mesma coisa que milhares de outros fazem ou já fizerame e sua chance de, nesse projeto, ter algum retorno financeiro, ou algo realmente novo é praticamente nula. Por consequência, a necessidade de se preocupar com isso é zero. Faça seu projeto, seja feliz e continue estudando e aplicando. Quando você realmente tiver algo bom, você obrigatoriamente terá que desenvolver seus próprios modelos justamente para chamar a atenção. Espero que eu tenha sido claro. Boa sorte!

3 curtidas

Boa noite, David. Obg pela resposta!

Ok, vamos lá.

O Modelo 3D que quero usar está no Site Log in to your Sketchfab account - Sketchfab , o Download é Gratuito e a Licença só pede pra dar os Créditos. O meu medo é que por meio do próprio Crédito eles, sei lá, tipo rastrear ou coisa do tipo, achar o meu projeto e arrumar desculpa pra colocar dificuldade com o Jogo, ou eu ser punida por alguma coisa, não sei! Hoje em dia não confio mais em tudo que dizem. Caso isso aconteça, eu tenho como provar que não estou fazendo nada de errado.
O Site do FAQ é este https://support.fab.com/s/article/Store-License-Usage-FAQ . Eles mesmos me mandaram por email dizendo que é por lá que eu tenho que me informar.
E é lá que tem dizendo “Sim! Pode Usar!” vê msm.

Não sei. Deus é quem sabe. Não sei nem te informar se é nula, jogo vai do momento e vai do gosto das pessoas. Tipo, eu AMO Tetris. Tiraram do ar o TetrisFriends que eu jogava no pc online. Vou te dizer, se eles voltarem só que dessa vez COBRANDO e CARO, eu ainda assim pagaria pra jogar. Não sou de fazer isso, mas pro meu Tetris eu faria, tamanho o prazer que me dá, arrumaria tempo e dinheiro onde não tenho kkkkk.
Assim, são pessoas que gostam do jogo que estou fazendo. Tem público, é um jogo de tabuleiro, só que estou trazendo coisas novas, acredito que se esse público for fiel como sou com o tetris, vey… pode entrar uma graninha aí. Mas é como te disse, não sei. Deus é quem sabe.

Rapaz… eu sei programar o básico e desenvolver jogos pra mim foi um desafio novo. Só escolhi esse campo por que não se compara a quantidade de downloads de um jogo pra um app comum. Mas me veio o bendito do CEO da Unity e faz a arte de cobrar pelos downloads kkkkkkk ri de nervosa. Olha só a notícia: “A Unity anunciou novas taxas para usar o motor gráfico atrelado à quantidade de instalações e atiçou a ira de desenvolvedores. Na terça-feira (12), a empresa afirmou que cobrará uma comissão para cada vez que um jogo for instalado a partir de 2024”. Justo quando vc tá se acostumanto com a idéia, pense… A galera tava falando que isso vai pegar mesmo nos jogos grandes. Enfim.

Cara… apesar de ser meu primeiro projeto, eu tô achando ele bom. Já tem um tempo que tô nele, a lógica (que foi a parte mais pesada) já fiz. Ainda falta concluir umas coisas, corrigir os bugs, monetizar e deixar ele online, aí sim subo ele pra PlayStore. Essa parte dos bugs é mt custosa. Tô testando ele gravando a tela do celular, daí sei qual foi o contexto em que o erro aconteceu. Vou ter que checar todos os Scripts relacionados até achar oq foi que gerou o erro. A Monetização e deixar ele online acredito que nem vai se comparar com o trabalho que tive no desenvolvimento dele. Tô deixando isso pra fazer com calma. Mas gostei da Força que vc me deu, mt obg!

1 curtida