Caros, boa tarde!
Sei que o processo unificado utiliza a abordagem de Modelo Iterativo e Incremental.
Alguém sabe de alguma metodologia que utilize o Modelo Espiral?
Qual dos dois são considerados como melhores práticas?
Obrigado
Caros, boa tarde!
Sei que o processo unificado utiliza a abordagem de Modelo Iterativo e Incremental.
Alguém sabe de alguma metodologia que utilize o Modelo Espiral?
Qual dos dois são considerados como melhores práticas?
Obrigado
Melhor prática… depende do projeto… Mas é mais comoum hoje se encontrar o modelo iterativo e incremental.
Na verdade o Processo Unificado que utiliza o Modelo Iterativo e Incremental, é uma derivação do Modelo em espiral.
Procure por RUP, OpenUP.
[quote=jamikas]Na verdade o Processo Unificado que utiliza o Modelo Iterativo e Incremental, é uma derivação do Modelo em espiral.
Procure por RUP, OpenUP.[/quote]
Você tem certeza que o Modelo Iterativo e Incremental é derivado do Modelo em espiral? Sempre achei que o espiral veio após o Modelo Iterativo e Incremental e que inclusive “utiliza algumas discilpinas”.
RUP e OpenUP eu sei que são Iterativo e Incremental. Queria algum modelo que fosse espiral…
Obrigado,
[]'s
O modelo espiral que eu conheço é esse MSF.
Mas como ele foi definido por Boehm há mais de 20 anos, deve haver mais modelos espirais; basta procurar no Google por “spiral model”.
Não sabe que a Internet não sabe falar bem português? Procure em inglês que você acha mais coisas.
Eu posso estar engando mas iterativo inremental não é o mesmo que espiral?
Eu acredito que sim, no Livro Utilizando UML e Padrões de Graig Larman ele faz um comentario nesse sentido logo nos primeiros capitulos.
Até onde eu sei é sim…
Até onde eu sei é sim…[/quote]
Já o pressman fala que não é a mesma coisa…
[]'s
[quote=daniloleke]
Já o pressman fala que não é a mesma coisa…
[]'s[/quote]
Eu definitivamente prefiro o Larman.
No fim acho que os dois conceitos acabam fazendo parte do mesmo buraco:
Fonte: Wikipedia
A propósito, eu li pouca coisa, mas estava gostando do livro do Sommerville
Eu nao consigo entender essa parada tmb…
Deveriam ser iguais… um ciclo do iterativo e incremental funcionar como uma espira do modelo espiral… tah certo o espiral eh de 88 e o iterativo incremental vem (ou deveria vir) com um ciclo metodologicamente mais evoluido… mas o q acontece (pelo menos onde trabalho e o q escuto de “vendedores” de UP) eh q o escopo do sistema eh visto de maneira global no inicio do projeto e no ciclo eh soh o detalhamento, implementacao implantacao, etc… dae qdo tem mudanca de requisito acaba complicando… entao continuo achando q UP nao passa de uma cascata disfarcada…
Me desculpem por subir um tópico antigo, mas por estar entre o top 3 do google quando se pesquisa sobre “Incremental e Espiral” e, como não há resposta, achei pertinente voltar ao assunto.
SOMERVILLE (Engenharia de Software, 8ª Edição, p. 49) classifica Incremental e Espiral como processos iterativos, o que, claramente, faz sentido. Ele também diz que a principal diferença entre o espiral e os outros modelos (incremental, por exemplo) é a presença explícita da análise de riscos como uma das etapas de cada iteração.
Portanto dizer qual a melhor prática é complicado. O modelo espiral leva a parecer que as iterações possuem timeboxes diferentes, sendo a primeira a mais curta e a última mais longa. Se essa análise estiver correta, isso é claramente um problema.
Acredito que não evoluímos muito nesse tópico porque temos um problema persistente em todas as empresas de TI, a forma como vendem não comporta a aplicação de engenharia de software nem em cascata quanto mais em Espiral ou Incremental.