Modelo de processo de engenharia de software

Estou com dificuldade em uma questão dissertativa que faz parte de um trabalho da faculdade. Alguém poderia me ajudar?

“Descreva brevemente seu entendimento sobre engenharia de software, e descreva um modelo de processo de um serviço de controle de acesso (portaria) de um condomínio residencial e por que.”

E qual é a dificuldade?

Preciso descrever um modelo de processo de software para controlador de acesso de condomínio residencial, mas não sei qual tipo de modelo se aplica a essa função e não sei como poderia descrever um modelo de processo para esse tipo de serviço.

Não tem nada na matéria que seu professor passou? Quais modelos ele já descreveu em aula?

Iniciamos a matéria a poucos dias. Os modelos que ele citou até o momento foram:

modelo de workflow: representam ações humanas para uma sequência
de atividades no processo, com suas entradas, saídas e dependências.
modelo de fuxo de dados ou atividade: representa uma transformação
de dados através de um fluxo de atividades e tal como uma especificação é transformado
em uma saída, como um projeto. Elas representam transformações realizadas por
pessoas ou computadores.
modelo de papel/ação: representa os papéis das pessoas envolvidas no
processo de software e as atividades pelas quais elas são responsáveis.

E uma série de diferentes modelos de paradigmas:
O modelo em cascata: considera as atividades mostradas anteriormente
representada como fases separadas do processo, como especificações de requisitos,
projeto de software, implementação, testes e assim por diante.
Desenvolvimento evolucionário: intercala as atividades de especificação,
desenvolvimento e validação. Um sistema inicial é rapidamente desenvolvido a partir
de especificações muito abstratas, que em seguida é refinado para um sistema
que satisfaça as necessidades do cliente. Pode ser reimplementado utilizando uma
abordagem mais estruturada, para produzir um sistema mais robusto e maior
manutenibilidade.
Transformação formal: baseia-se em uma especificação formal e matemática
para transformação da especificação. Nesse modelo pela exatidão da especificação
tem-se certeza da exatidão da construção.

Estou encontrando um pouco de dificuldade nessa matéria, as demais questões já foram respondidas e parte desta questão tbem onde era pra descrever brevemente o meu entendimento sobre engenharia de software… e descrever o modelo de processo que mais se aproxima do seu dia a dia e por que.
Segundo ele essa parte é relacionada ao trabalho de cada aluno, atualmente trabalho como supervisora de controlador de acesso de condomínios, mas não sei como descrever um modelo de processo que mais se aproxime do meu trabalho, ele quer essa descrição em poucas linhas. Pior é que tenho que terminar ainda hoje e só falta essa questão, num total de 10 questões.

Eu começaria com um modelo de workflow, seguido de um fluxo de dados.