[MJ47] - Cloud Computing e Tablet

Oi,

A revolução dos Tablets pode chegar a atrapalhar os planos de grandes empresas fornecedoras da “nuvem” ? Vocês já enxergaram a ligação desses fatores?

Tchauzin!

[quote=lina]Oi,

A revolução dos Tablets pode chegar a atrapalhar os planos de grandes empresas fornecedoras da “nuvem” ? Vocês já enxergaram a ligação desses fatores?

Tchauzin![/quote]

Não, não consigo enxergar… eu acredito mais na integração dessas duas tecnologias do que uma “quebrando” a outra…

Penso eu, que assim como o google lançou seu próprio OS agora, que é baseado na “nuvem”, futuramente os tables e smartphones (não só estes, mas também netbooks, notebooks) vão acabar optando por basear-se em recursos da “nuvem”.

Penso isso pois a tecnologia móvel está crescendo muito, por mais que seja fácil voce sincronizar seu equipamento com o desktop ou outras plataformas, ainda é bem mais fácil armazenar o conteúdo em um servidor e acessar/modificar/excluir este conteúdo onde quer que esteja!

Penso tambem que quanto mais pesados (processamento) e recheado de recursos as ferramentas nas nuvens, os equipamentos móveis não terão recursos para executarem essas ferramentas, e seria mais viável a execuçao no lado do servidor do que no cliente, por isso acredito ainda que as nuvems e tables dominem boa parte dos usuários futuramente.

[quote=pirado18]Penso eu, que assim como o google lançou seu próprio OS agora, que é baseado na “nuvem”, futuramente os tables e smartphones (não só estes, mas também netbooks, notebooks) vão acabar optando por basear-se em recursos da “nuvem”.

Penso isso pois a tecnologia móvel está crescendo muito, por mais que seja fácil voce sincronizar seu equipamento com o desktop ou outras plataformas, ainda é bem mais fácil armazenar o conteúdo em um servidor e acessar/modificar/excluir este conteúdo onde quer que esteja!

Penso tambem que quanto mais pesados (processamento) e recheado de recursos as ferramentas nas nuvens, os equipamentos móveis não terão recursos para executarem essas ferramentas, e seria mais viável a execuçao no lado do servidor do que no cliente, por isso acredito ainda que as nuvems e tables dominem boa parte dos usuários futuramente.[/quote]

Concordo plenamente com você… O mundo está se direcionando para a nuvem… e a mobilidade que os Tablets e Smatphones oferecem, a tendência é ter uma união muito forte entre essas duas tecnologias.

[quote=ismaelsoj][quote=lina]Oi,

Tchauzin![/quote]

Não, não consigo enxergar… eu acredito mais na integração dessas duas tecnologias do que uma “quebrando” a outra…[/quote]

Oi,

É porque assim… antigamente tinha-se um problema: Não exista computadores de mão, logo ficaria inviável levar um PC Desktop junto a você para usufruir de arquivos pessoas presente em sua maquina.

A Cloud acertou nesse parte. Você não precisará carregar um computador para isso. Logo, hospeda-se tudo na nuvem e você poderá acessar seus arquivos de qualquer lugar do mundo.

Primeiro fator importante: Não vou deixar de levar um tablet por ele ser grande. Muito pelo contrário, irei carrega-lo sempre comigo.
Segundo fator importante: Não precisarei ter conexão com a internet, pois poderei usar meus arquivos de forma off-line.
Terceiro fator importante: A ideia de muitas empresas é não cobrar por um determinado espaço na nuvem. Ou seja, se você precisar de +, compre o pacote Master! A tendência em relação ao Tablet é baixar o custo e nunca aumentar.

Por essas e outras situações, acho que o mercado Tablet e Mini computadores podem afetar empresas Cloud.

Tchauzin!

[quote=ismaelsoj][quote=lina]Oi,

Tchauzin![/quote]

Não, não consigo enxergar… eu acredito mais na integração dessas duas tecnologias do que uma “quebrando” a outra…[/quote]

Já ia dizer a mesma coisa! Concordo com voce também, praticamente resumiu o que eu disse: “integração”. Essa é a palavra!

[quote=pirado18]Penso eu, que assim como o google lançou seu próprio OS agora, que é baseado na “nuvem”, futuramente os tables e smartphones (não só estes, mas também netbooks, notebooks) vão acabar optando por basear-se em recursos da “nuvem”.

Penso tambem que quanto mais pesados (processamento) e recheado de recursos as ferramentas nas nuvens, os equipamentos móveis não terão recursos para executarem essas ferramentas, e seria mais viável a execuçao no lado do servidor do que no cliente, por isso acredito ainda que as nuvems e tables dominem boa parte dos usuários futuramente.[/quote]

Oi,

Não tinha pensado por esse lado. Então a grande sacada será a conexão com internet. O que tornaria um pouco complicado devido a taxa de transmissão dos dados etc…

Tchauzin!

[quote=lina][quote=ismaelsoj][quote=lina]Oi,

Tchauzin![/quote]

Oi,

É porque assim… antigamente tinha-se um problema: Não exista computadores de mão, logo ficaria inviável levar um PC Desktop junto a você para usufruir de arquivos pessoas presente em sua maquina.

A Cloud acertou nesse parte. Você não precisará carregar um computador para isso. Logo, hospeda-se tudo na nuvem e você poderá acessar seus arquivos de qualquer lugar do mundo.

Primeiro fator importante: Não vou deixar de levar um tablet por ele ser grande. Muito pelo contrário, irei carrega-lo sempre comigo.
Segundo fator importante: Não precisarei ter conexão com a internet, pois poderei usar meus arquivos de forma off-line.
Terceiro fator importante: A ideia de muitas empresas é não cobrar por um determinado espaço na nuvem. Ou seja, se você precisar de +, compre o pacote Master! A tendência em relação ao Tablet é baixar o custo e nunca aumentar.

Por essas e outras situações, acho que o mercado Tablet e Mini computadores podem afetar empresas Cloud.

Tchauzin!

[/quote]

Estamos caminhando para uma época em que internet vai ter muito mais acessibilidade do que hoje… e mais do que isso… a capacidade de armazenamento na “nuvem” é infinitamente superior à qualquer dipositivo de mão ou de uso comum…
Em relação aos preços, a “nuvem” é cara pq ainda está, digamos assim, em fase de implantação… quando todo mundo começar a usar a tendência é diminuir o preço. Lembrando ainda que é possível criar nuvens particulares…

Oi,

[quote]
Estamos caminhando para uma época em que internet vai ter muito mais acessibilidade do que hoje… e mais do que isso… a capacidade de armazenamento na “nuvem” é infinitamente superior à qualquer dipositivo de mão ou de uso comum…
Em relação aos preços, a “nuvem” é cara pq ainda está, digamos assim, em fase de implantação… quando todo mundo começar a usar a tendência é diminuir o preço. Lembrando ainda que é possível criar nuvens particulares…[/quote]

Exatamente. Imagine uma grande sobrecarga na nuvem. Nos levaria a uma tempestade. Nessa situação, eu imagino uma grande nuvem PAI replicando para outras pequenas nuvens filhas, evitando assim a sobrecarga.

Para isso, necessita-se de uma estrutura excelente, pois irá atender a todo o mundo! Realmente é uma nova inovação da tecnologia, que no começo sairá um pouco cara para simples usuários como nós.

Tchauzin!

[quote=lina]Oi,

Estrutura suficiente com certeza vai ter… pode ficar tranquila… E outra coisa que a nuvem pode oferecer é segurança dos dados… pelo pouco que li a respeito, todos os dados são espelhados em vários servidores, ou seja, vc nunca vai saber em que locais sua informação estará, a menos que alguém consiga “derrubar” toda a nuvem… rsrsrs

É, a conexao é uma sacada sim. Voce podera ter o conteudo off line também, mas a grande vantagem é a acessibilidade.

Eu particularmente acho que um dispositivo móvel hoje, SEM UMA CONEXAO WI-FI pelo menos, não serve pra nada! É um aparato sem valor pra mim!

Tudo bem que estamos limitados pelas capacidades físicas da rede no país, mas nos EUA por exemplo, onde se tem wi-fi em inúmeros locais, banda larga via rede elétrica, satélite e 4G, a nuvem será uma tendência muito forte lá. Como foi dito, é começar a usar.

Hoje quem praticamente dita as regras da informática no mundo é o Google. Seus modelos estão sendo adotados em muitas empresas e hoje o google se baseia digamos que 100% em internet. Tudo nele é voltado pra nuvem, e os tables estão cada dia mais adotando o Android como plataforma, assim como os smartphones. Por isso acredito que logo todos os equipamentos estarão integrados com a nuvem.

O cenário ideal seria: Se voce tivesse uma conexao 3G realmente de 7Mpbs e não esse lixo que temos na maior parte do país de 512kbps. Voce com teu smartphone, poderia tirar fotos, inúmeras fotos, ao redor do mundo, essas fotos seriam armazenadas diretamente em algum servidor nas nuvens, e não precisasse se preocupar em ser roubado, perder o equipamento e perder seus dados.

Outra cenário, voce está indo para uma reunião, viajando de avião ou trem, até bondão vale, e atraves do seu tablet revisa e edita os ultimos detalhes da sua apresentação.

Esqueceu o tablet? Mas está com teu smartphone, utilize-o!

Penso que isso está muito próximo!

A questão é que uma não foi desenvolvida pensando na outra. Tablets, smartphones e minis foram desenvolvidos com o intuito de permitir que mais serviços pudessem ser utilizados pelos usuários o que, no Brasil, significa agregar valor e cobrar por isto.
Os gargalos são sempre os mesmos, veja o custo dos smartphones “oficiais” dos “genéricos”. Qual a diferença? O SO e a logo na capa, alguns componentes, enfim… A estrutura das redes e a capacidade das mesmas no Brasil é muito precária, não há interesse em desenvolver (afinal, somente quando tudo estiver esgotado algo novo será lançado, para custar mais e ser explorado até o limite e mais um pouco).
Qualquer país decente tem internet em alta velocidade a preços módicos, só no Brasil não. Tarifas de celular, telefonia, internet e tv a cabo, aqui, estão entre as mais altas (coincidência?) e o serviço, entre os piores.

Considerando o âmbito global, bem, acho que o cloud pode ajudar no uso dos tablets, mas que o aumento da capacidade de armazenamento, uma diminuição nos custos iria fazer o cloud balançar, iria.