Migrando de Scriplets p/ TagLibs

Pessoal seguinte, na epoca de faculdade o que rolava era JSP c/ Scriptlets, porem hj Scriptlets está depreciado e o que rola é JSP c/ TagLibs (entre outros). Hj eh altamente NAO recomendao usar codigos de script dentro do seu jsp de apresentacao. Taglibs realmente deixa mais claro e modularizado, porem por outro lado cria uma trablheira p “esconder” o codigo da apresentacao.

Mediante isso, estou me adaptando às TagLibs e queria saber se existe algum outro modo mais facil de resolver alguns problemas com os quais me deparei.

Exemplo: tenho um JSP onde existe uma lista de videos dinamica nele. Antigamente eu colocaria uma scriptlet com um FOR p listar esses videos no proprio JSP, hj em dia c taglibs, a unica forma q vejo eh colocar uma tag q vai listar os videos e vai retornar uma tabela dos videos ja prontos para o JSP, p n misturar codigo, esse negocio de devolver a tabela to achando meio trabalhoso. Queria saber se eh assim msm ou se tem outra forma de se fazer essa listagens (e outras coisas parecidas)?

para esse caso de uma olhada sobre JSTL For Each

Para listagens grandes use a displaytag, paginação, exportação de pdf,xls,csv:

http://displaytag.sourceforge.net/11/