Migracao

Bom dia a todos,

Sou programador Delphi, e estou indo pro mundo java, ja comprei 2 livros sobre java um deles o best seller dos irmaos Deitel, e outro do Peter, e tive o primeiro contato com esse site hj, e adorei, mas como venho do mundo delphi tenho algumas duvidas bem basicas, nem seriam duvidas, mas receios, insegurança, bom, utilizo o delphi para desenvolver aplicacoes comerciais, diante disso:

O java é indicado pra esse tipo de desenvolvimento ?
Os formularios terao a aparecencia de aplicacoes delphi ?
Terei componentes, grids para apresentacao de dados, paineis, check box, menus ?
Enfim sentirei mt falta das facilidades da IDE do delphi ?
Se pudessem fazer algumas comparacoes entre esses 2 mundos, seria de muita utilidade pra mim, que só via o Delphi em mh frente, mas percebi que Java é o futuro.

Abs

[quote=felipeiw]mas percebi que Java é o futuro.
[/quote]

Java não é exatamente “o futuro”, mas o presente, e se bobear muito o passado. É o “COBOL da década de 2000”. Muitas das transações Web são processadas em Java, por exemplo. Quase todo mundo que faz algum curso relacionado com TI tem de aprender Java na faculdade.

Agora, para aquelas aplicações comerciais de boca de caixa já é uma aposta arriscada, a menos que você queira algo como:

• Libertar-se da ditadura do Windows e dos softwares comerciais pagos; (sei, sei, existe o tal do Kylix, mas não é a mesma coisa);
  • Impor que sua aplicação tenha de rodar em máquinas razoavelmente novas e com alguma memória;
  • Ralar bastante - o Delphi tem um monte de comodidades que o Java não tem, a menos que você integre um monte de outros pacotes em sua aplicação.

[quote=thingol][quote=felipeiw]mas percebi que Java é o futuro.
[/quote]

Java não é exatamente “o futuro”, mas o presente, e se bobear muito o passado. É o “COBOL da década de 2000”. Muitas das transações Web são processadas em Java, por exemplo. Quase todo mundo que faz algum curso relacionado com TI tem de aprender Java na faculdade.