Migracao

Bom dia a todos,

Sou programador Delphi, e estou indo pro mundo java, ja comprei 2 livros sobre java um deles o best seller dos irmaos Deitel, e outro do Peter, e tive o primeiro contato com esse site hj, e adorei, mas como venho do mundo delphi tenho algumas duvidas bem basicas, nem seriam duvidas, mas receios, insegurança, bom, utilizo o delphi para desenvolver aplicacoes comerciais, diante disso:

O java é indicado pra esse tipo de desenvolvimento ?
Os formularios terao a aparecencia de aplicacoes delphi ?
Terei componentes, grids para apresentacao de dados, paineis, check box, menus ?
Enfim sentirei mt falta das facilidades da IDE do delphi ?
Se pudessem fazer algumas comparacoes entre esses 2 mundos, seria de muita utilidade pra mim, que só via o Delphi em mh frente, mas percebi que Java é o futuro.

Abs

[quote=felipeiw]mas percebi que Java é o futuro.
[/quote]

Java não é exatamente “o futuro”, mas o presente, e se bobear muito o passado. É o “COBOL da década de 2000”. Muitas das transações Web são processadas em Java, por exemplo. Quase todo mundo que faz algum curso relacionado com TI tem de aprender Java na faculdade.

Agora, para aquelas aplicações comerciais de boca de caixa já é uma aposta arriscada, a menos que você queira algo como:

• Libertar-se da ditadura do Windows e dos softwares comerciais pagos; (sei, sei, existe o tal do Kylix, mas não é a mesma coisa);
  • Impor que sua aplicação tenha de rodar em máquinas razoavelmente novas e com alguma memória;
  • Ralar bastante - o Delphi tem um monte de comodidades que o Java não tem, a menos que você integre um monte de outros pacotes em sua aplicação.

[quote=thingol][quote=felipeiw]mas percebi que Java é o futuro.
[/quote]

Java não é exatamente “o futuro”, mas o presente, e se bobear muito o passado. É o “COBOL da década de 2000”. Muitas das transações Web são processadas em Java, por exemplo. Quase todo mundo que faz algum curso relacionado com TI tem de aprender Java na faculdade.

Agora, para aquelas aplicações comerciais de boca de caixa já é uma aposta arriscada, a menos que você queira algo como:

• Libertar-se da ditadura do Windows e dos softwares comerciais pagos; (sei, sei, existe o tal do Kylix, mas não é a mesma coisa);
  • Impor que sua aplicação tenha de rodar em máquinas razoavelmente novas e com alguma memória;
  • Ralar bastante - o Delphi tem um monte de comodidades que o Java não tem, a menos que você integre um monte de outros pacotes em sua aplicação. [/quote]

Bom seria se as faculdades que dão Java tivessem professores que manjassem, pq eu to dando aula d Java na minha pro pessoal pq meu prof disse em publico q manjo mais q ele… afe… desanima alguns lugares… :frowning:

[quote=Heero Yuy]
Bom seria se as faculdades que dão Java tivessem professores que manjassem, pq eu to dando aula d Java na minha pro pessoal pq meu prof disse em publico q manjo mais q ele… afe… desanima alguns lugares… :frowning: [/quote]

Curiosamente, mesmo sendo um 98% inexperiente às vezes eu tenho essa impressão com o meu professor: “Professor, eu tava usando isso e aquilo outro e tava tendo um erro assim que eu não consigo descobrir.” “Ah, mas eu não entendo disso aí não…”

Que bom que eu descobri o GUJ. 8)

[quote=thingol]Quase todo mundo que faz algum curso relacionado com TI tem de aprender Java na faculdade.
[/quote]

Java na faculdade é mais ou menos como aprender inglês no curso médio (no meu tempo se chamava colegial ou segundo grau, como se chama isso hoje em dia?)

Se você não aprender direito por conta (e fazendo um curso decente, no caso do inglês) é quase que só perda de tempo. Mas costuma ser obrigatório.

(Assim como há um monte de professores de inglês do segundo grau que não sabem bulhufas de inglês - mal conseguem ler um livro do Sidney Sheldon - deve haver um monte de professores de Java que não devem saber bulhufas de Java. Mas isso não posso afirmar.)