Sempre pare o tomcat, dê um clean, um clean workspace e limpe o cache do navegador mano.
sempre faço isso Raiduster, desde o segundo ano da faculdade ± a 6 anos atras hahahaha
apesar de que isso não é necessário, pois eu eu costumo trabalhar sem parar o tomcat, eu uso o netbeans, e ao salvar o projeto, ele compila e implanta automaticamente pra mim, é só ir no browser e dar um f5, e td funciona, tanto na alteração dos arquivos xhtml, quanto em alterações nos managed beans…
mas nesses casos que nd funciona eu sempre faço as coisas manualmente, e é sériu, eu tinha feito isso umas 20 vezes já, e nd de funcionar…
mas agora voltou a render as coisas por aqui, vamos ver até quando, estou aguardando anciosamente pelo próximo problema hahahah
cara, simplesmente nao acredito nisso, foi escrever o post anterior e os commandbuttons pararam de funcionar, agora a po*@$ ficou séria, nao vou dormir enquanto nao descobrir o q estou fazendo de errado hahahha
descobri um detalhe que fez os botoes funcionarem, mas pra mim é algo novo, nunca tinha usado e ainda nao consegui compreender o pq…
através da opção inspecionar elemento, percebi que o atributo process estava sendo gerado com o valor @all. vou tentar explicar…[code]<p:commandButton value=“testar” action="#{cadastrarCultura.testar()}"/>
<p:selectOneMenu id=“propriedades” value="#{cadastrarCultura.propriedade}">
<f:selectItem itemLabel=“Selecione uma propriedade” itemValue="" noSelectionOption=“true”/>
<f:selectItems value="#{cadastrarCultura.listaPropriedades}" />
<p:ajax onstart=“dlg.show();”
oncomplete=“dlg.hide();”
update=“dadosPropriedade”
listener="#{cadastrarCultura.calcularAreaDisponivel()}" />
</p:selectOneMenu> [/code]o botão testar, funciona se eu selecionar uma propriedade no selectonemenu, mas ele nao tem nd a ver, ele executa uma action separada de td a logica, e se eu nao selecionar uma propriedade ele nao chama a actionpublic void testar() {
System.out.println("testou ok");
}
ai se eu colocar o atributo process="@this" no commandbuton ele funciona independente de ter selecionado ou não uma propriedade, nao intendi o pq…
o problema de colocar @this no botão de salvar é que os dados do formulario ou seja, da cultura que deve ser gravada, nao sao submetidos
desisto, to perdendo muito tempo com esses detalhes… voltei pro 2, depois quando nao tiver tao apurado, ainda mais agora depois de 2 fds e uma semana sem praticamente sair do lugar, eu volto a mecher com o 3
vcs nao vao acreditar, mas eu consegui hahahha refiz usando PF2 td o que eu fiz durante a semana, gastei umas 2 horas pra isso, e quando cheguei na bendita tela de culturas, tive o mesmo problema, ai eu pensei, *#$%&@ q q eu to fazendo de errado nessa pagina, percebi que os botoes salvar, limpar e aquele botao de teste, nao funcionavam se eu nao tivesse selecionado uma propriedade no selectonemenu, mas se eu tivesse selecionado todos os 3 botoes passavam a funcionar, lembrando que o selectonemenu de propriedades executa uma action que faz alguns calculos e da um update num panel e mostra alguns dados para o usuario.
Resolvi então separar este selectonemenu e o panel de informacoes sobre a propriedade do resto da pagina, coloquei eles dentro do seu proprio h:form e o resto dentro de outro h:form, ai td passou a funcionar, inclusive no projeto com PF3, mas nao consigo entender o pq, acredito q seja algum problema na fase de restore view, pois quando eu tentava salvar sem selecionar uma propriedade, a propriedade era null, então os componentes ligados a ela nao podiam exibir seus conteudos, separando com outro form, os dados da propriedade nao sao submetidos, e o metodo salvar passava executar normalmente fazendo as devidas validacoes antes de salvar e atualizando o p:messages na pagina para o usuario, acho q deve ser isso…
mas como eu ia adivinhar se nenhum erro era mostrado, se nenhuma exception era lançada… nao sei se era isso mesmo o problema, mas é o q consigo calcular no momento… vcs devem estar de cara já comigo postando tanto assim, mas trabalhar sabado e domingo sozinho aqui no quarto nao é facil, preciso de alguem pra desafar, kkkk
agora então, vou continuar no projeto PF3…
Cara, tome cuidado pois com JSF as vezes você não passa para outras fases porque tem alguma coisa errada na estrutura de componentes. Coloque um breakpoint no método service do FacesServlet e tente acompanhar cada ação que você esta com “problema” e veja até onde vai a chamada.
Isso que você esta enfrentando provavelmente não é problema do PF3, até sugeriria que você criasse um outro tópico.
Você esta usando BeanValidation?
é giulianocosta, com certeza que não é problema do PF3, os caras nao iam colocar algo pra download se nao estivesse funcionando, até foi esse o motivo de eu nao desistir de usar hahahha…
legal, nao manjava essa do breakpoint no método service, vou começar a usar, vlw
esses “problemas” que eu to enfrentando, ou melhor, estava, são algumas mudanças que foram feitas no funcionamento do PF3 em relação ao 2, mas agora ja peguei as moral do PF3 nesses detalhes, ja fiz várias coisas aqui, consegui evoluir bastante.
essa parada do selectonemenu por exemplo, fazer com que meus botões nao funcionassem se ele estivesse sem um valor selecionado, vcs podem achar que é uma coisa besta que eu to fazendo errado, mas olhem em http://www.centralgaragens.com.br no painel de pesquisa, a quantidade de selectonemenus que tem, e eles estão no mesmo form do botao pesquisar, alias a pagina inteira está no mesmo form, e td funciona em perfeita harmonia.
o outro detalhe de ter q colocar :nomeDoForm:idDoComponente nos atributos update, na verdade só é necessário fazer dessa forma quando você quer atualizar um componente que esta em outro form, caso contrario, só é necessário o idDoComponente…
Vlw ai a todos pela força !
por favor como faço isso?
por favor como faço isso?[/quote]
Cara, se tu ta usando o eclipse basta startar o debug do tomcat e abrir a classe FacesServlet e colocar o breakpoint no método service…
resolvi o problema da tabView qua abria todas as abas tab em uma unica, adicionando o propriedade dynamic=“true”
<p:tabView dynamic="true"/>
por enquanto tah funfanu
Vocês chegaram a enfrentar algume problema do p:selectOneMenu perder o valor selecionado após fazer o submit button?
Estou com esse problema há mais de 2 dias sem encontrar uma solução.
Os selectOneMenu estão dentro de uma p:tabView
[quote=weder.vierra]Vocês chegaram a enfrentar algume problema do p:selectOneMenu perder o valor selecionado após fazer o submit button?
Os selectOneMenu estão dentro de uma p:tabView[/quote]
Nunca passei por esse problema…
[quote=weder.vierra]Vocês chegaram a enfrentar algume problema do p:selectOneMenu perder o valor selecionado após fazer o submit button?
Os selectOneMenu estão dentro de uma p:tabView[/quote]
weder.vierra,
Estou com um problema parecido com o seu. No meu caso, tenho um tabView(dynamic=true) com 3 abas. Uma das abas começa desabilitada e quando preciso habilita-la tenho que dá um update no tabView inteiro, nesse momento, os meus selectOneMenu perdem os valores já selecionados anteriormente.
Você conseguiu alguma solução?
Estou tentando encontrar a solução, qualquer coisa, posto aqui. Vlw!
Marlon,
A solução para o seu caso é não renderizar toda a tabView, já que os dados ainda não foram atualizados no MB.
Nesse caso faça update apenas na tab que você precisa habilitar
weder,
A idéia era essa mesma, a questão é que quando faço isso, atualizar apenas a tab, o conteúdo dela é exibido na tab o qual estou no momento, entende?
Por isso preciso atualizar o tabView, de modo q a outra aba fique habilitada, mas, sem mostrar o conteúdo ainda…só quando eu clicar nela.