Migração Primefaces 3.0 gerando bugs

galera migrei recentemente minha aplicação que estava no inicio com 2.2.1 para o primefaces final 3.0 mas estou encontrando varios bugs, desde questao de layout a funcionamento dos componentes.

Um deles é quando utilizo o modal no p:dialog ele inativa todos os p:inputText do meu dialog, fazendo assim com que eu nao consiga editar nada nos campos, eu ja retirei o dialog do layout pois desde a versao 2 nao funciona corretamente, mas outros componentes como por exemplo o p:pickList funciona normalmente.

Esta da seguinte maneira

<p:tabView id="pnlDados"> <p:tab title="Geral"> <h:panelGrid columns="2"> //aqui todos os componentes p:inputText ficam inativos, aprensentam valor mas nao posso editar

isso tudo fica dentro

layout
         layoutUnit
               layout
                    layoutUnit

seria algum problema em colocar um layout dentro de um layoutUnit na versao 2.2.1 fuincionava sem problemas.

Outra coisa o tabView quando abro esse dialog ele traz todas as abas tab em uma unica, e depois que clico nas abas ae normaliza trazendo o conteudo correto em cada uma, esses sao alguns dos bugs que estou tentando resolver para normalizar a aplicação novamente mas nao estou conseguindo.

Alguem esta passando pelos mesmos problemas?

pois é cara, há 2 meses comecei um projeto aqui, como a versão 3 do prime estava para ser lançada, até comecei a usar ela, mas já encontrei vários problemas tipo esses que vc citou, até mesmo componentes da versão 2, que tinham atributos x, y e z na versão 3 não tem mais, só tem x e y, ai lógicas baseadas nesse terceiro atributo são perdidas por conta de q os caras tiraram o atributo forçando vc a rever várias coisas, por isso comecei o projeto então na versão 2, depois de um mes, tentei novamente usar a versão 3, e devido a tantos encomodos dexei a versão 2 e vou colocar no ar semana q vem com a versão 2 mesmo…

tive problemas com o dialog, onde ele nao comportava direito, e problemas com commandButton no IE 8+

e o problema de tudo isso, era porque tinha um h:form dentro de outro h:form

outro problema como dialog, resolvi trocando a posicao dele, coloquei no final de tudo, tente mudar a posicao dele, dentro de diferentes tags e vai fazendo os testes

Entao o dialog eu monto fora de tudo, quanto aos form eu crio form dentro dos componentes entao nunca fica form dentro de um form.

quanto ao problema que descrevi, percebi que no primefaces 3 esta com problemas ao utilizar um p:layout dentro do dialog em modal, tirei o layout de dentro do modal e funcionou certo, isso nao acontecia na versao 2.2.1, estou pensando seriamente em deixar de lado a 3 e ficar na versao 2 mesmo que esta mais estavel, o problema é depois se precisar migrar ficar mais complicado, gostaria de aproveitar que a aplicação esta no inicio para fazer isso para continuar com a versao nova

[quote=igor_ks]tive problemas com o dialog, onde ele nao comportava direito, e problemas com commandButton no IE 8+

e o problema de tudo isso, era porque tinha um h:form dentro de outro h:form

outro problema como dialog, resolvi trocando a posicao dele, coloquei no final de tudo, tente mudar a posicao dele, dentro de diferentes tags e vai fazendo os testes[/quote]

Cara tenho problema tambem com o commadButton no ie8 e ie7 mesmo com o primefaces 2.2.1, como voce resolveu?

dessa forma que expliquei, tirei os h:form aninhados…

eu tinha forms nos templates e mais form no xhtml… tirando isso resolveu

ah sim, entao estranho que eu ja faço isso, mas tranquilo vou pesquisar sobre isso, acabei parando com a migracao para o primefaces 3 por questao de tempo e bugs, vou aguardar

por esse e outros que vou esperar o Prime ficar estável
hehe

Também estou na tentativa de migrar para o PF3. Mas já estou ficando meio cansado, quando parece que você fechou todos os problemas de compatibilidade, aparece outro e mais outro, e assim vai… Acho que vou seguir na versão anterior.

Abaixo alguns dos problemas que enfrentei/enfrento:

[list]Lazy dataTable se perde em um bean “ConversationScoped”, porém estando em “ViewScoped” funciona normalmente;[/list]
[list]Tive também problemas com a propriedade update em partial requests, como relato nesse tópico;[/list]
[list]Quando um InputText não passa pela validação ele fica com uma borda vermelha. Porém mesmo depois de ele passar pela validação ou você dar um refresh, ele continua com a borda vermelha;[/list]

Algumas coisas eles resolveram como a duplicação de dialogs em submits de forms. Agora isso não acontece mais.

É uma pena, fiz um esforço grande para migrar porém cansei. Acho que vou esperar versões mais estáveis.

dando continuidade a conversa…

bom pessoal, agora q saiu a versão estavel, podemos conversar mais a fundo, comecei um projeto aqui usando o PF3, mas como o bom programdor que sou, nunca lembro as coisas de cabeça e tenho q sair revirando meus códigos antigos, logo percebi algumas diferenças entre o PF 2 e o 3

1. componente p:messages nao aceita mais
    no seu conteudo, ou seja, algumas lógicas tem q ser mudadas para exibir as mensagens corretamente
  2. componente p:calendar nao aceita mais as configurações do 2.2.1 como mostra o exemplo abaixo<p:calendar value="#{cadastrarPessoa.pessoa.dtNascimento}" locale="pt_BR" pattern="dd/MM/yyyy" navigator="true" style="width: 125px;font-size: 11px" effect="slideDown"/>fica tudo em ingles e a fonte nao é alterada
  3. a propriedade closeOnScape do p:dialog nao existe mais

eu sei q nao são coisas que vao causar o fim do mundo, mas acabam gerando um trabalho “a mais” pra quem usa a ferramenta, e pelo menos eu nao gosto de ficar resolvendo coisas duas vezes, por hora vou continuar usando o PF3, e vou continuar postando as diferenças que encontrar…

o que vcs tem enfrentado ai de problemas ?

caso alguem tenha dificuldade com o calendar, a solução é criar um arquivo chamado locale-primefaces.js, eu deixei em \resources\js\locale-primefaces.js com o seguinte conteudoPrimeFaces.locales['pt_BR'] = { closeText: 'Fechar', prevText: 'Anterior', nextText: 'Próximo', currentText: 'Começo', monthNames: ['Janeiro','Fevereiro','Março','Abril','Maio','Junho','Julho','Agosto','Setembro','Outubro','Novembro','Dezembro'], monthNamesShort: ['Jan','Fev','Mar','Abr','Mai','Jun', 'Jul','Ago','Set','Out','Nov','Dez'], dayNames: ['Domingo','Segunda','Terça','Quarta','Quinta','Sexta','Sábado'], dayNamesShort: ['Dom','Seg','Ter','Qua','Qui','Sex','Sáb'], dayNamesMin: ['D','S','T','Q','Q','S','S'], weekHeader: 'Semana', firstDay: 0, isRTL: false, showMonthAfterYear: false, yearSuffix: '', timeOnlyTitle: 'Só Horas', timeText: 'Tempo', hourText: 'Hora', minuteText: 'Minuto', secondText: 'Segundo', ampm: false, month: 'Mês', week: 'Semana', day: 'Dia', allDayText : 'Todo o Dia' };e dai importar nas paginas que se deseja usar<script src="./resources/js/locale-primefaces.js" type="text/javascript"></script>o componente em propriamente dito<p:calendar value="#{cadastrarPessoa.pessoa.dtNascimento}" locale="pt_BR" pattern="dd/MM/yyyy" navigator="true" style="width: 125px;font-size: 11px" effect="slideDown"/>

vi esse tópico e vou postar aki msm, estou kse voltando pro 2.21 pq o 3.01 axo q vai me atrasar, pq o ui:composition naum funciona neste e como uso muito como resolveram essa parada?

pois é, como eu disse, comecei um projeto novo aqui usando PF3, estou usando a mesma logica de login, e acessos do usuario que usei em outro projeto com PF2, e vcs nao vao acreditar, mas eu ja gastei 2 dias tentanto fazer o login funcionar, o login coisa simples, é assim:

pagina index.xhtml tem lá usuario e senha e botão acessar, uma vez funciona, abre a pagina inicial com o menu do cara td certinho, ai eu clico no botão sair, e ele simplesmente nao faz nd, nao executa o metodo logout no meu managed bean, ele até volta pra index.xhtml, mas continua lá o nome de usuario q ele digitou, sendo que no metodo logout eu limpo td, usuario da sessão, atributo relacionado com o campo nome, do mesmo jeito q faço no projeto com PF2, igualzinho, e dai se eu tentar fazer login denovo, o botão acessar tbem nao funciona mais, nao executa o metodo login, agora vou dormir e quando acordar vou tentar denovo fazer funcionar, tentar identificar algo de errado, mas nao vou gastar mais do que 1 hora, se nao funcionar, vou voltar pro PF 2…

cara, tah dando muito problema o PF3, tah locu…, 2 dias perdidos com um botão de login e outro de logout, pelo amor de deus !!!

eu acredito q nao seja bug do PF3, mas sei lá, tentei procurar algo sobre mudanças do funcionamento dos componentes, e nao achei nd, dai complica…

isso msm voltei pro 2.21…

como o colega disse no post anterior, o lazy do datatable nao está funcionando tbem, to até com medo de fazer um monte de coisas e chegar na hora de implementar uma consulta meio parruda e nao funcionar, kkk melhor voltar pro 2 enquanto nao tem muita coisa feita.

a versão 3 nao manteve compatibilidade, esse é o problema…

outra coisa que reparei foi referente ao p:password, ele se limpa automaticamente após um submit, por exemplo, um cadastro de usuario, se clicar no botão cadastrar e nao passar pela validação, o campo se fica vazio, sem a senha digitada, no PF2 isso nao acontece

hahaha bom como eu disse, vou continuar relatando os problemas, e mais um: nao consigo nem debugar meu projeto, quer dizer, até consigo, mas tenho que tirar todos os breakpoints, mandar debugar e quando carregar o site, eu vou lá coloco os breakpoint e dai funciona… se tiver algum breakpoint ele nao inicia o projeto…

sei lá, deve ser alguma configuração que a gnt ainda nao descobriu, algo no web.xml sei lá, to pesquisando esse tipo de coisas agora… se descobrir ja colo aqui na hora

meu genésio, de tanto que fucei agora nao funciona mais nd, kkk