Tenho um Motorola K1 desbloqueado, e estou usando o chip da TIM.
Com browser do aparelho consigo navegar na web, e baixar aplicações.
Mas as aplicações Java não conseguem conectar…
Por exemplo, o Opera Mini Browser não consegue conectar à internet.
Alguem tem idéia do que possa ser ?
bug do aparelho?
eu tinha um LG meia boca antigamente que travava o aparelho qdo abria uma httpconnection (tinha que tirar a bateria ate!)
[quote=rbellia]Tenho um Motorola K1 desbloqueado, e estou usando o chip da TIM.
Com browser do aparelho consigo navegar na web, e baixar aplicações.
Mas as aplicações Java não conseguem conectar…
Por exemplo, o Opera Mini Browser não consegue conectar à internet.
Alguem tem idéia do que possa ser ?[/quote]
A causa quase certa é falta de configuração ou configuração errada ou defasada no aparelho, no que se refere a APN (Acess Point Name).
Um exemplo:
Um aparelho comprado na Claro, por N vezes diferentes, veio com a APN java.claro.com.br
Isto gerava o problema que mencionou.
Só após configurar a APN para claro.com.br, é que foi possível a MIDlet acessar a rede para fazer a transmissão de dados.
Em alguns aparelhos Nokia, em 2 lugares diferentes são necessários fazer a configuração disto, para que não só a comunicação, mas o download de aplicações Java, seja normalizado no aparelho.Outras aplicações (Opera) também se beneficiam da configuração corrigida no aparelho. Entenda o seguinte: Esta configuração no passado foi válida e é por isto que veio de fábrica assim, só que atualmente não vale mais, e é por isto que o proprietário tem que fazer isto ou pedir ajuda para a operadora realizar tal operação, ou no caso da Nokia, entrar no site dela para que ela mande as configurações corretas via SMS.
Daí vc me pergunta: E onde eu vejo então esta configuração da APN no meu aparelho ?
Daí eu te respondo: Não sei, não conheço este Motorola mas a solução eu já dei, é questão agora de vc fuçar no aparelho, descobrir onde configura isto e colocar o valor apropriado para a APN da TIM.
Tais valores você encontra em vários fórums de celular por aí, orkut e os escambau.
Lembre-se: O Google é meu amigo e nada me faltará…
Tive o mesmo problema com a Vivo… bastou configurar a APN mesmo.
Liga para a TIM e peça que eles lhe ajudem a configurar que eles ajudam ou no próprio site da TIM se você procurar bem irá achar o manual de configuração do APN.
Pessoa, valeu pela força !
Como o meu celular é desbloqueado, veio de fábrica sem as configurações de conectividade.
Ao usar o chip da TIM tive que solicitar as configurações de internet, que me mandaram por SMS … mas sem as configurações de GPRS / APN
Eu tenho tbem um celular bloqueado da Claro, que já vem com todas configurações prontas.
Eu nem fazia idéia de que existem duas configurações diferentes, por isso tenho sofrido com a TIM.
Descobri o site:
http://www.jmobi.com.br/jmobi-gprs/
que tem instruções para configurar o GPRS de vários aparelhos x várias operadoras !
Agora consegui fazer meus MIDlets conectarem pela TIM.
A única coisa chata é não consegui unificar em uma configuração só e tenho que ficar trocando entre as configurações WAP / GPRS.
Vou pagar meus pecados, ligando para o atendimento da TIM (ninguém merece), e tentar pedir uma configuração GPRS …