MIDlets não conectam na internet pela TIM

Tenho um Motorola K1 desbloqueado, e estou usando o chip da TIM.
Com browser do aparelho consigo navegar na web, e baixar aplicações.
Mas as aplicações Java não conseguem conectar…
Por exemplo, o Opera Mini Browser não consegue conectar à internet.
Alguem tem idéia do que possa ser ?

bug do aparelho?

eu tinha um LG meia boca antigamente que travava o aparelho qdo abria uma httpconnection (tinha que tirar a bateria ate!)

[quote=rbellia]Tenho um Motorola K1 desbloqueado, e estou usando o chip da TIM.
Com browser do aparelho consigo navegar na web, e baixar aplicações.
Mas as aplicações Java não conseguem conectar…
Por exemplo, o Opera Mini Browser não consegue conectar à internet.
Alguem tem idéia do que possa ser ?[/quote]

A causa quase certa é falta de configuração ou configuração errada ou defasada no aparelho, no que se refere a APN (Acess Point Name).

Um exemplo:

Um aparelho comprado na Claro, por N vezes diferentes, veio com a APN java.claro.com.br
Isto gerava o problema que mencionou.
Só após configurar a APN para claro.com.br, é que foi possível a MIDlet acessar a rede para fazer a transmissão de dados.

Em alguns aparelhos Nokia, em 2 lugares diferentes são necessários fazer a configuração disto, para que não só a comunicação, mas o download de aplicações Java, seja normalizado no aparelho.Outras aplicações (Opera) também se beneficiam da configuração corrigida no aparelho. Entenda o seguinte: Esta configuração no passado foi válida e é por isto que veio de fábrica assim, só que atualmente não vale mais, e é por isto que o proprietário tem que fazer isto ou pedir ajuda para a operadora realizar tal operação, ou no caso da Nokia, entrar no site dela para que ela mande as configurações corretas via SMS.

Daí vc me pergunta: E onde eu vejo então esta configuração da APN no meu aparelho ?
Daí eu te respondo: Não sei, não conheço este Motorola mas a solução eu já dei, é questão agora de vc fuçar no aparelho, descobrir onde configura isto e colocar o valor apropriado para a APN da TIM.

Tais valores você encontra em vários fórums de celular por aí, orkut e os escambau.
Lembre-se: O Google é meu amigo e nada me faltará…

Tive o mesmo problema com a Vivo… bastou configurar a APN mesmo.

Liga para a TIM e peça que eles lhe ajudem a configurar que eles ajudam ou no próprio site da TIM se você procurar bem irá achar o manual de configuração do APN.

Pessoa, valeu pela força !

Como o meu celular é desbloqueado, veio de fábrica sem as configurações de conectividade.
Ao usar o chip da TIM tive que solicitar as configurações de internet, que me mandaram por SMS … mas sem as configurações de GPRS / APN :frowning:

Eu tenho tbem um celular bloqueado da Claro, que já vem com todas configurações prontas.
Eu nem fazia idéia de que existem duas configurações diferentes, por isso tenho sofrido com a TIM.

Descobri o site:

http://www.jmobi.com.br/jmobi-gprs/

que tem instruções para configurar o GPRS de vários aparelhos x várias operadoras !

Agora consegui fazer meus MIDlets conectarem pela TIM. :smiley:

A única coisa chata é não consegui unificar em uma configuração só e tenho que ficar trocando entre as configurações WAP / GPRS.

Vou pagar meus pecados, ligando para o atendimento da TIM (ninguém merece), e tentar pedir uma configuração GPRS …