Não conheço a fundo o MacOS e não posso falar dele, porém ouvi falar bem dele. Mas comprar um Mac é se sujeitar totalmente a Apple. Ter um sistema fechado, com a Apple decidindo o que entra e o que não entra, o que é compatível e o que não é, não é nada bom. Vide o caso do Flash, do BluRay.
E o que mais me chateia na Apple é o seu marketing exagerado. A Apple “vende” seu navegador Safari como o mais avançado e rápido do mundo, só “esquece” de mencionar que o motor dele é o WebKit, desenvolvido originalmente para o KDE. Sem contar o próprio SO que é baseado no BSD.
Não sou um radical que quer que seja tudo open-source e livre, mas o minímo que exijo para adquirir um produto é que ele tenha um padrão aberto, que eu possa escolher o hardware que eu quero rodar, que eu tenha a opção de mais de um fabricante, que eu possa escolher a tecnologia que eu quero e que eu não quero.
[quote=fabiomazzo]Não conheço a fundo o MacOS e não posso falar dele, porém ouvi falar bem dele. Mas comprar um Mac é se sujeitar totalmente a Apple. Ter um sistema fechado, com a Apple decidindo o que entra e o que não entra, o que é compatível e o que não é, não é nada bom. Vide o caso do Flash, do BluRay.
E o que mais me chateia na Apple é o seu marketing exagerado. A Apple “vende” seu navegador Safari como o mais avançado e rápido do mundo, só “esquece” de mencionar que o motor dele é o WebKit, desenvolvido originalmente para o KDE. Sem contar o próprio SO que é baseado no BSD.
Não sou um radical que quer que seja tudo open-source e livre, mas o minímo que exijo para adquirir um produto é que ele tenha um padrão aberto, que eu possa escolher o hardware que eu quero rodar, que eu tenha a opção de mais de um fabricante, que eu possa escolher a tecnologia que eu quero e que eu não quero.
[/quote]
Naturalmente. As pessoas querem liberdade de uso. Acho que esse é o ponto chave mesmo.
Acho que a maior diferença entre as 2 seja a qualidade.
A Apple desenvolve seus proprios sistemas operacionais e tem controle sobre os hardwares usados em seus micros. Dai tudo funciona muito melhor. E sempre que lança um produto ele entra no mercado bem testado e finalizado.
A microsoft já é diferente nesse ponto, seus SO sempre necessitam de muitas atualizações que vão além de atualização voltada a segurança. E seus SO rodam em qualquer configuração de hardwares, nenhum hardware é desenvolvido expecificamente para rodar windows como acontece com a apple.
Mas no fim, as 2 empresas buscam sucesso financeiro, por isso são tão fechadas.
E se não me engano a microsoft possui 30% das ações da apple, então a concorrencia seria mais ou menos como vemos com as cervejas aqui no brasil. onde na realidade algumas são do mesmo dono, porém marcas e propagandas diferentes.
[quote=romarcio]Acho que a maior diferença entre as 2 seja a qualidade.
A Apple desenvolve seus proprios sistemas operacionais e tem controle sobre os hardwares usados em seus micros. Dai tudo funciona muito melhor. E sempre que lança um produto ele entra no mercado bem testado e finalizado.
A microsoft já é diferente nesse ponto, seus SO sempre necessitam de muitas atualizações que vão além de atualização voltada a segurança. E seus SO rodam em qualquer configuração de hardwares, nenhum hardware é desenvolvido expecificamente para rodar windows como acontece com a apple.
Mas no fim, as 2 empresas buscam sucesso financeiro, por isso são tão fechadas.
E se não me engano a microsoft possui 30% das ações da apple, então a concorrencia seria mais ou menos como vemos com as cervejas aqui no brasil. onde na realidade algumas são do mesmo dono, porém marcas e propagandas diferentes.[/quote]
o hardware da apple roda apenas um unix bsd. Não tem segredo nisso não. Conseguiram até porta-lo para um intel.
Os produtos da apple são excelentes, mas você paga muito pelo desenho deles.
2 empresas onde cada uma desenvolve diversas tecnologias. Com a diversidade de hoje ainda tem gente
discutindo isso… ao invés disso, pq vc não usa outra tecnologia ? Garanto que opções não faltam.
[quote=barney]2 empresas onde cada uma desenvolve diversas tecnologias. Com a diversidade de hoje ainda tem gente
discutindo isso… ao invés disso, pq vc não usa outra tecnologia ? Garanto que opções não faltam.[/quote]
Pq, não pode discutir? Pra que alguem que não concorda com a discussão entra e deixa um comentário tão “produtivo”?
Eu tenho um macbook, com osx leopard snow, e windows xp instalado nele também.
E tenho um hp com windows 7.
Estou feliz com todos.
Osx é mto bom, estável e pratico, pretendo comprar um macbook air inicio do ano, e continuar desenvolvendo com ele.
Acha que esta misturando um pouco de coisas do iOS com Mac OS X, se esta falando em coisas de hardware, sim ela fala o que vem ou não por padrão, em termos de software é 100% igual ao Linux ou Windows, vc baixa e instala o que quiser de onde quiser.
Por acaso a Ms vende o IE falando que é pior? e o Firefox? o Chrome o Google fala que é ruim? já entrou no site do Opera?
Esclarecendo, o KHTML foi desenvolvido pela equipe do KDE, a Apple melhorou o projeto e criou o WebKit que tbm é aberto, e hoje navegadores que usavam o KHTML estão usando e contribuindo do WebKit, alias, o próprio Chrome se beneficia do projeto.
O BerkleyBSD 4.4 foi base para diversos sistemas operacionais, o BSD permite que vc feche e venda algo baseado em seu código, onde esta o problema nisso?
O Linux teve muito de sua arquitetura de rede baseada em código BSD, o Windows tbm… a Apple vem a anos disponibilizando códigos e componentes que fizeram projetos como FreeBSD e NetBSD adorem melhorias cedidas por eles, é uma via de mão dupla. O que parece incomodar é o fato da Apple ter feito algo que agradou os seus consumidores e ela ter crescido muito financeiramente, se fosse uma empresinha de fundo de quintal sem dinheiro, ninguém daria a mínima.
vc tem video game? celular? se for pela suas “regras” acredito que não.
Deixando claro que não sou fan boy e nem estou defendendo a Apple, e tbm faz muito tempo qeu não “falo mal” da Microsoft como quando eu era fan boy linux, mas as vezes ainda em 2010 as pessoas argumentam como em 98 pra mostrar que Linux ia salvar o mundo do mal (microsoft), ou até mesmo que ninguém aqui tem suas próprias empresas que tbm visam lucro e que tbm se beneficiam de muitos projetos de código aberto e garanto que praticamente ninguém aqui já doou 1 centavo pra qualquer projeto, e querem meter o pau em quem consegue se beneficiar disso.
Acabei de comprar um notebook hp que veio com windows 7. Eu precisava criar um partição para o ubuntu 10.04, e resolvi fazer pela ferramenta do windows. O HD da máquina tem 320 GB, e a tal da ferramenta MS disse que só podia diminuir a partição windows para 150 GB, e eu queria deixar apenas 70 GB para o windows. Ela inclusive citava algo sobre desfragmentar o disco para conseguir diminuir mais. Procurei a ferramenta de desfragmentação de disco e ela disse que o disco estava fragmentado em apenas 2%, ou seja, praticamente nada. Conclusão, diminuí a partição windows pelo próprio cd do ubuntu, conseguindo atingir os 70 GB. Ou seja, a cada dia, a cada versão, o windows me parece mais bugado, lento e intragável. A insistência dele em querer tomar o controle da máquina é insuportável. Eu quero que eu tenha o controle da máquina, e não meu SO com ego elevado.
Isso é um fato isolado, não que por isso o windows seja ruim. Mas eu posso citar outros n motivos pelos quais considero o ubuntu muito melhor, dentre eles a rapidez para iniciar, encerrar, e executar aplicativos.
Eu uso Mac a um bom tempo (uns 5 anos) e posso afirmar, realmente o conjunto da obra faz a diferença. Se for analisar unicamente o hardware talvez seja possível encontrar máquinas semelhantes ou até mesmo superiores por valores menores. Mas o diferencial do Mac esta no conjunto MacOSX + Hardware de boa qualidade; Eles fabricam o Hardware e o SO, isso contribui para um bom funcionamento do equipamento.
Quanto aos valores, vale lembrar que os Macs são importados e isso contribui para o aumento do valor final (impostos++);
O Windows 7 não parece ser um produto ruim, mas continua com os mesmos problemas da versão anterior: alto consumo de memória, vírus, a responsabilidade de ser “compatível” com hardware de baixa qualidade e insegurança (olha o exemplo da proibição da sua utilização no Google);
O Mac OS não é 100%, tem seus problemas. Mas garanto que são bem diferentes dos problemas do Windows;
Bom, eu não crio mitos. Tenho 3 tipos de máquinas: com linux, windows 7 e mac os snow. Bom, o Linux com Ubuntu e outras coisinhas dão um show no Mac e Windows. |O que não torna o Linux “agradável” aos usuários? pelo amor de Deus, a resposta é simples: programas. Office, AutoCad e outros, não tem. Esqueçam a virtualização por enquanto.
Outro ponto falho são os hardwares. Sempre mais compatíveis com o Windows. Os desenvolvedores de Linux que corram atrás.
O Windows 7 é estável, mas, tem seus problemas. Peguem 100GB de arquivos picados e copiem de um HD pro outro e verá que ele fica lento, trava e se não travar, seu “multiuso” é inexistente. Logo, Windows 7 precisa de melhoras, principalmente porque a máquina que rodo ele é um core i7 e ele consegue deixar ela no chão com uma operação idiota como esta que citei.
O mac é um show de integração entre hardware e software. É impressionante o que podemos fazer com ele e o como é simples para quem tem bastante backend de linux. O SO da Apple consegue extrair de forma excelente a capacidade do processador, o que o torna uma excelente compra. Um detalhe que gosto do meu iMac é o magic mouse. Esses mouses sem fio podem falar o que for, nunca funcionam 100%. O da Apple é um detalhe a parte, funciona 100%. E olha que paguei uma fortuna no meu sem fio da Microsoft, mas é uma porcaria quando a pilha está acabando e, às vezes, ele tem uns “engasgos” com o ponteiro do mouse.
Enfim, resumindo, quem não pode comprar um Mac, macbook ou imac, comprem um excelente PC, instalem um Linux e virtualizem o Windows 7. Acreditem, vcs serão mais felizes.
Quem puder ter um produto Apple, prefiram. A integração hardware e software são feitos sob medida. Fora que a Parallels fez uma virtualização do windows que detona no Mac OS (além de ser super barato a licença).
Bom, eu uso Mac desde 99, sou realmente um “macmaníaco” e não troco a produtividade que tenho dentro da plataforma por outra. Eu tenho 2 MacBooks Pro , num tenho o Ubuntu 10 e no outro tenho o Win7. Ambos muito bons. O Windows 7 me supreendeu positivamente, mas ainda me perco um pouco na usabilidade dele.
Agora ele queima bateria muito mais rápido, e o processamento não extrai todo o poder da máquina como no MacOSX.
Como disseram, o conjunto da obra faz a diferença, é como uma plataforma de video-game dedicada.
Com relação ao design de hardware, usem o novo TrackPad, vejam o peso e a espessura do computador, isso sem falar no design …sem comparação.
Eu uso Mac a um bom tempo (uns 5 anos) e posso afirmar, realmente o conjunto da obra faz a diferença. Se for analisar unicamente o hardware talvez seja possível encontrar máquinas semelhantes ou até mesmo superiores por valores menores. Mas o diferencial do Mac esta no conjunto MacOSX + Hardware de boa qualidade; Eles fabricam o Hardware e o SO, isso contribui para um bom funcionamento do equipamento.
Quanto aos valores, vale lembrar que os Macs são importados e isso contribui para o aumento do valor final (impostos++);
O Windows 7 não parece ser um produto ruim, mas continua com os mesmos problemas da versão anterior: alto consumo de memória, vírus, a responsabilidade de ser “compatível” com hardware de baixa qualidade e insegurança (olha o exemplo da proibição da sua utilização no Google);
O Mac OS não é 100%, tem seus problemas. Mas garanto que são bem diferentes dos problemas do Windows;
Cuidado com os Mitos sobre o Mac.
[/quote]
Alto consumo de memória? Eu instalei o beta na época em um amd duron 1.6 ghz com 512 mb de ram, e rodou numa boa. Não sou suspeito para falar pois sempre usei linuxs pessoalmente.
Nunca peguei nenhum vírus usando o 7, até porque ele segue o padrão dos unixs e somente o administrador pode alterar o sistema de arquivos.
O mac é ótimo mesmo, mas você fica preso a apple.
Acha que esta misturando um pouco de coisas do iOS com Mac OS X, se esta falando em coisas de hardware, sim ela fala o que vem ou não por padrão, em termos de software é 100% igual ao Linux ou Windows, vc baixa e instala o que quiser de onde quiser.[/quote]
É de hardware que estou falando, se eu quiser um leitor de BluRay, um hardware não homologado, teoricamente eu não posso, isso pra mim é uma desvantagem.
Ótimo que ela contribui, mas não precisava mentir. Repare em http://developer.apple.com/safari/, olha o que a Apple diz: “Developed by Apple, WebKit is the most advanced browser engine, drawing the web pages you see in Safari.” Isso não é uma verdade, o Webkit possui diversos colaboradores, não só a Apple.
São coisas diferentes, e infelizmente não é pra tudo que temos opção. Não sou nenhum radical, só prefiro escolher uma plataforma que me dê mais opções. Se o MacOS fosse liberado para PC com suporte a diversos hardwares, eu com certeza, ponderar sobre utilizar o MacOS.
Já trabalhei com Mac e nunca vi esse deslumbro que muita gente vê. Também sempre duvidei da tal “integração hardware/software”, já que hoje em dia praticamente todo fabricante desenvolve hardware pensando no Windows e suas APIs, principalmente a Intel, que projeta os processadores trabalhando junto à MS.
Talvez nos tempos do PPC isso fosse verdade, hoje em dia o Mac é só carcaça bonita de um intel com chipsets gráficos que também são comuns nas duas plataformas e a mesma memória RAM.
Se for noticiar aqui no GUJ toda vez que a MS ou os PCs fazem uma campanha agressiva contra a Apple ou vice-versa, vamos ter uma notícia por mês. Quem não lembra da campanha do “Hi, i’m a mac?”
Acha que esta misturando um pouco de coisas do iOS com Mac OS X, se esta falando em coisas de hardware, sim ela fala o que vem ou não por padrão, em termos de software é 100% igual ao Linux ou Windows, vc baixa e instala o que quiser de onde quiser.[/quote]
É de hardware que estou falando, se eu quiser um leitor de BluRay, um hardware não homologado, teoricamente eu não posso, isso pra mim é uma desvantagem.
Ótimo que ela contribui, mas não precisava mentir. Repare em http://developer.apple.com/safari/, olha o que a Apple diz: “Developed by Apple, WebKit is the most advanced browser engine, drawing the web pages you see in Safari.” Isso não é uma verdade, o Webkit possui diversos colaboradores, não só a Apple.
São coisas diferentes, e infelizmente não é pra tudo que temos opção. Não sou nenhum radical, só prefiro escolher uma plataforma que me dê mais opções. Se o MacOS fosse liberado para PC com suporte a diversos hardwares, eu com certeza, ponderar sobre utilizar o MacOS.
[]s
[/quote]
Cara. Que conversa é essa de “hardware homologado” ?
Não existe isso. Imagine se a Apple fosse homologar todo hardware que é “compatível” com o Mac OS ! Assim como no Windows, o fabricante do periférico cria o seu Driver para os SOs que ele quer ser compatível e pronto. É assim no mundo Windows e é assim no mundo Mac.
Pegando o seu exemplo do BluRay, já existem vários drivers externos compatíveis com Mac.
[quote=Rafael Marques]não sei como alguém que critica tanto a Microsoft consegue idolatrar a apple…
e é justamente isso que quase todo apple fan boy faz…
se a microsoft tenta fechar tudo em torno dela, ser incompatível com a concorrência e lucrar bastante, a apple faz tudo isso e mais um pouco…
ps: não sou fan nem da microsoft e muito menos da apple, só não consigo ver muita diferença entre as duas…[/quote]
Gosto da Apple por apenas uma razão que é a mesma que faz eu não gostar mto da MS ou das diversas versões de Linux, o Mac OS X é feito para rodar num Hardware X e assim fica 100% compatível, rápido, seguro, etc etc etc
Enquanto Linux e Windows tem que rodar em 500 tipos de Hardwares diferentes, tirando isso a mentalidade de qualquer empresa é $, logo, não há diferença nesse quesito.