Mexer em um programa já pronto é difícil?

Pessoal, minha dúvida é a seguinte: sou bem novato em Java e não sei muita coisa. Por enquanto consigo fazer apenas criar coisas mais básicas, como um crud. Entrei em um novo estágio em uma empresa pequena que tinha um programador Java com 11 anos de experiência. No começo ele me ajudava, me ensinando as coisas e tal. Até aí tudo bem. Mas esse cara saiu da empresa pouco tempo depois que entrei. Aí fiquei sabendo que o dono da empresa só pegou um estagiário porque esse cara havia pedido para sair. Quando ele finalmente saiu, fiquei sozinho para modificar um sistema gigante em java que esse programador havia feito. Não conheço quase nada dele: telas, tabelas do banco de dados, enfim, nada. Estou me sentindo perdido pois sou novato e não tem ninguém na empresa que possa me ensinar. Para piorar, o dono da empresa fica pedindo pra eu fazer modificações urgentes no sistema, coisa que não tenho muita noção de como fazer. Até tento fazer, mas preciso de tempo para olhar a parte a ser modificada e isso leva tempo. O dono da empresa quer que eu faça o mesmo serviço na mesma velocidade que um profissional com 11 anos de experiência fazia. Que eu saiba, um estágio é para você aprender com pessoas mais experientes, o que não tenho aqui. Minha dúvida é: vcs acham certo isso? Ou eu que estou reclamando demais? Alguém já passou por uma experiência assim? Caso tenha passado por algo assim, o que você fez?

1 curtida

Estágio é só uma forma mais barata das empresas terem mao de obra.

Um conselho que sempre dou nesses casos, trabalhe normalmente no seu tempo. Se for necessário mais tempo pra conhecer o sistema, isso vai ser problema da empresa. E sempre que estiver insatisfeito já vá procurando empresas melhores. Fuja de empresas pequenas ou com equipes muito pequenas em um mesmo projeto.