EXPLICANDO
Já li aqui no fórum muito informação sobre uml, mais mesmo assim ainda não me convenci de utilizar da maneira proposta pela maioria, acho que ainda não abastrair o suficiente.
Tenho trabalhado em um projeto que se utiliza no backend java e no frontend Adobe Flex, como o projeto é de pequeno a médio porte pois terá módulos como compras, vendas, financeiro e produção estamos analisando como será organizado o sistema, a minha maior preocupação é com o UML
Vamos a prática, neste projeto, já decidimos que usaremos alguns conceitos:
Camada de Persistencia
conceito de DAO usando como framework o hibernate junto com o Spring ORM
Camada de Business
conceito de DDD, como acredito que business é a lógica do me sistema é aqui também que utilizo do DDD e implemento meu dominio , ou seja, minhas entity, repository e service… além disso utilizo Spring Annnotation para IOC e AOP (utilizo para log e auditoria).
Camada Apresentação
como já falei uso adobe Flex… e não entra muito na questão aonde quero perguntar…
só expliquei com detalhe para não ter depende na reposta já que estou especificando uma situação
PERGUNTANDO
eu pensei em fazer meu uml da seguinte maneira, meu Caso de usos é para comunicação inicial com o cliente, cada caso de uso é um módulo desses que falei, meus casos de uso seria assim:
Controlar Compras
Controlar Produtos
Controlar Estoque
Controlar Financeiro
Controlar Vendas…
é diferente do que tenho visto, normalmente é incluir, alterar, excluir,imprimir em uma cacetada de casos de uso, eu generalizo e muito. :lol: mais acho que não perco nada com isso.
pode-se dizer que estou errado? o que seria certo e prático?
já no meu diagrama de Classes que vem a maior dúvida, imagina que tivesse um fornecedor por exemplo, eu teria as seguintes classes, FornecedorEntity, FornecedorService e impl, FornecedorRepository, FornecedorDAO… é muito massante e pouco sugestivo, não acredito que usar diagrama de classes assim seja muito útil, imagino que minhas Entity e seus métodos (que podemos ± considerar sua service é o que nos importa) usando a uml como documentação, o que importa é que o fornecedor tem os seguinte atributos e métodos, não me interessa que ele passa por uma repository, dao, service… sei lá, acho que estou sendo prático demais, querendo resumir muito, ou estou querendo que fosse menos trabalhaso.
bem, enfim o que acham? vlw pela ajuda, como deu para perceber estou meio perdido