Gostaria que alguém me explicasse como funcionaria os métodos para manipulação de um banco de dados como: busca, alteração, inserção e exclusão, no qual eu tenho 2 tabelas que precisam ser relacionadas, tipo: tenho uma tabela paciente que tem os dados básicos do paciente, e outra tabela exame, que possui dados de um exame do paciente, esse paciente poderá ter vários exames associados a ele, eu queria saber o que muda nos métodos em um software que usa apenas uma única tabela de crud simples para um que possui tabelas com interações, por exemplo como eu faria um método para excluir um paciente mesmo que ele tenha vários exames associados a ele?
Ah, lembrando que o software que tô desenvolvendo é em java, e o bd é em mysql com phpmyadmin.
Se eu tiver falando alguma besteira relevem, tô iniciando no assunto banco de dados. Agradeço a quem me esclarecer essas dúvidas.
Em termos de desenvolvimento? Depende.
Falando especificamente sobre java, você tem inúmeros meios de interagir com bancos de dados, tudo vai depender de qual você escolhe:
JDBC: é mais cru e te obriga a criar as queries “na mão”.
JPA: é o padrão da linguagem quando o assunto é ORM (mapeamento objeto relacional)
Hibernate/EclipseLink/etc: são frameworks que atendem à especificação JPA. O hibernate está caminhando para só atender à especificação, embora versões anteriores tivessem meios de interação específicos do fw.
Spring Data: usa o hibernate “por baixo dos panos”. É bem bacana e fácil
Porém, todas vão exigir conhecimentos em bancos de dados, DDL, DML e afins.
Sim, o meu conhecimento é limitado, tô iniciando agora, como citei. Os métodos q criei são pra fzr acesso ao bd q tem apenas uma tabela. Queria saber, referente ao exemplo q citei, se eu for criar um método para excluir o paciente q possui vários exames eu faço normal como se tivesse usando apenas uma tabela ou tem alguma restrição?
OBS: tô usando CASCADE
Vc acha q eu n tô estudando? acha q eu tirei os métodos pra acessar o bd do além? n né parça, to pedindo EXPLICAÇÃO, n tô nem pedindo pra vc implementar nd pra mim, agora se vc n quer se disponibilizar nem precisava ter respondido.
Antes de mais nada: não sou teu parça nem nada disso, muito menos almejo ser.
Se está estudando, as explicações estão no material que você usa como base (livro, apostila, vídeo aula), de forma que esta tua última resposta é inútil. Qual a dúvida a respeito do que o material apresenta e qual é esse material?
Quer respostas mais diretas? Faça uma pergunta adequada: coloque o código, mostre o que está tentando fazer, erros e/ou o que espera x o que está acontecendo.
Repito: não adianta falar sobre coisas que você não vai entender. A tua reação exagerada mostra o quanto falta entendimento sobre isso.
Só é possível ajudar quem permite isso. Essa tua resposta só ressalta tudo o que eu falei: você não tem bagagem para entender o que eu iria explicar sobre isso.
Se o teu estudo tivesse sido bem orientado, você entenderia que não existe diferença entre um método que exclui uma tupla (espero que, ao menos, saiba o que é isso) e um que exclui 200. Mas, a tua plena e total arrogância a respeito de não admitir isso, te leva a uma situação de inferioridade na qual você mesmo se colocou.
Além disso, se o teu estudo fosse tão bom assim, você seria capaz de entender que não é no método de uma classe java que você determina o comportamento que uma tabela que se relaciona com outra se comporta em cada uma das possíveis interações com os dados da tabela principal.
Apenas a partir da definição do comportamento que uma tabela terá, quando esta depende/se relaciona com outra, é que você pode definir o que e como fazer no script SQL.
Mas, obviamente, você já sabia de tudo isso, não é mesmo?