Métodos com retorno

galera comecei o curso na caelum (fj-11) orientado a objeto.
E tenho duvidas em relação a métodos.

como descreve um método na classe, ou seja, como colocar o código, e como fazer para ter o retorno dele na outra classe.

queria uma coisa simples para aprimorar depois.

mas tá dificil de entender.
se alguem tiver uma dica, por favor me ajude.

Obrigado a todos. :shock:

Fazer métodos numa classe é muito fácil, primeiro clique no pacote principal do projeto e crie uma nova classe, depois coloque os atributos, exemplo:

public class Agenda {
    private String nome;

E para fazer os métodos vá em Refactor>Encapsulated fields, conforme a imagem abaixo:

Automáticamente o Netbeans criará os “gets” e “sets” pra vc usar.

[]s

Vlw Guevara pela dica.

vc me ajudou em uma coisa legal que futuramente irei utilizar sim, mas na verdade, tenho que aprender na raça, tipo assim, escrevendo linha por linha para memorizar e aprender com mais facilidade.
Não trabalho com programação e por isso que estou treinando bastante, mas algumas duvidas como esta acaba me deixando nervoso e não consigo fazer mais nada.
Mas muito obrigado pela dica, vou utilizar assim que possível.

tem mto material sobre isso, de uma procurada antes de fazer um novo tópico

métodos são ações que seu objeto pode fazer, eles podem ser private ou seja será acessível apenas dentro daquela classe ou público acessíveis também as outras classes, por exemplo olhe a classe carro abaixo:

public class Carro {
  private Pneu pneu;
  private double qtdGasolina;

  public void andar(String direcao){
       //codigo do metodo, esse metodo é void então nao terá retorno
  }

  public double getQtdGasolina(){
      return this.qtdGasolina;
  }

}

acima ciramos uma classe carro com dois atributos(pneu e qtdGasolina), e dois métodos o primeiro void então não retornará nada apenas executará uma rotina dentro dele e o segundo do ripo double então ele vai me retornar um valor double.

abaixo podemos acessar esses métodos dentro de outra classe:

public class Teste {
  Carro carro = new Carro();
  carro.andar("direita");
  double qtdGasolinaDoCarro = carro.getQtdGasolina();
}

acima criamos uma classe e instanciamo um objeto que é do tipo carro, com o objeto instanciado podemos ter acesso aos métodos públicos desse objeto.

Marcos,

Realmente tem muita coisa, mas preciso de exemplos básicos não avançados, pesquisei e achei muita coisa complicada que acabei não entendendo.

Por isso que coloquei este tópico, com certeza não colocaria uma coisa só para encher linguiça.

Obrigado para quem entendeu minha solicitação.
Foi como eu disse, estou aprendendo.

Olá Ramilson,

Colaborando com você e acredito que outros usuários, vou tentar demonstrar uma situação em que
criaremos uma classe calculadora básica, com os métodos para as quatro operações e uma operação
de porcentagem.

Também iremos criar uma aplicação para testar nossa Calculadora.

Classe calculadora

[code]package exemplo;

public class Calculadora {

protected Calculadora() {
	System.out.println("Calculadora Instanciada");
}

public float Soma(float x, float y) {
	System.out.println("Calculadora Somou");
	return x + y;
}

public float Subtrae(float x, float y) {
	System.out.println("Calculadora Subtraiu");
	return x - y;
}

public float Multiplica(float x, float y) {
	System.out.println("Calculadora Multiplicou");
	return x * y;
}

public float Divide(float x, float y) {
	float calcula = 0;
	if (y == 0) {
		System.out.println("Divisão por zero");
	} else {
		System.out.println("Calculadora Dividiu");
		calcula = x / y;
	}
	return calcula;
}

public float calculaPorcentagem(float valor, float taxa) {
	System.out.println("Calculadora calculou Porcentagem");
	return (valor * (taxa / 100));
}

}
[/code]

Note que todos os métodos são públicos e que estão esperando um retorno qualquer, no caso o retorno deve ser do tipo float.

Aplicação de Teste

[code]package exemplo;

public class TestaCalculadora {

public static void main(String[] args) {
	
	// Declara Atribudos para a Classe TestaCalculadora
	float x;
	float y;
	float valor;
	float taxa;
	
	// Instancia a Classe Calculadora
	Calculadora c = new Calculadora();
	
	// Atribui valores
	x = 100;
	y = 2;
	valor = 1000;
	taxa = 15;
	
	System.out.println(x+" + "+y+" = " + c.Soma(x, y));
	System.out.println(x+" - "+y+" = " + c.Subtrae(x, y));
	System.out.println(x+" X "+y+" = " + c.Multiplica(x, y));
	System.out.println(x+" / "+y+" = " + c.Divide(x, y));
	System.out.println(taxa+"% de "+valor+" = " + c.calculaPorcentagem(valor, taxa));
	}

}
[/code]

Note que efetuamos a chamada da Classe Calculadora no momento em que criamos uma instância para a mesma, e estamos criando um objeto chamado c. A partir desse momento, todos os métodos disponíveis na calculadora podem ser invocados.

Note que invocamos os métidos Soma, Subtrae, etc. adicionando um ponto logo após o nome do objeto instanciado.

Perceba que todas as operações efetuadas são de responsabilidade da Classe Calculadora, e que
apenas os resultados são retornados para a aplicação de teste.

Resultado

Calculadora Instanciada Calculadora Somou 100.0 + 2.0 = 102.0 Calculadora Subtraiu 100.0 - 2.0 = 98.0 Calculadora Multiplicou 100.0 X 2.0 = 200.0 Calculadora Dividiu 100.0 / 2.0 = 50.0 Calculadora calculou Porcentagem 15.0% de 1000.0 = 150.0

Embora muito simples este exemplo, espero que possa ter colaborado com você.

Abraços,

Maddo

O exemplo da calculadora é bacana, ainda mais para iniciantes. Só é preciso tomar cuidado com excessos e detalhes que podem ser deixados pra depois. Em suma, eu adaptaria o código da seguinte maneira:

class Calculadora {
	
	/**
	 * Declarando o método.
	 * Nome: somar
	 * Parâmetros: operando1 (tipo double), operando2 (tipo double)
	 * Retorno: tipo double
	 */
	double somar(double operando1, double operando2) {
		return operando1 + operando2;
	}
	
	/**
	 * Esse método é reservado para dar inicio à execução do programa
	 */
	public static void main(String[] args) {
		
		// criando a calculadora 
		Calculadora teste = new Calculadora();
		
		// invocando o método somar e passando os argumentos 2 (operando1) e 3 (operando2).
		// o resultado (retorno do método) é armazenado na variável local x;
		double x = teste.somar(2, 3);
	}	
}

Boa sorte na sua jornada que se inicia!

Cria uma classe qualquer com um método qualquer.
Ex:

public class Idade{
  public int retornaIdade(){
     return 20;
  }
}

Agora, com outra classe, vamos pegar a idade da classe Idade.

public class Teste{
  Idade anos = new Idade(); //Instanciando o objeto da classe idade para podermos usar os métodos da mesma.
  System.out.Println("Idade: " + anos.retornaIdade());
}

Eu agradeço seus comentários, são bem vindos e o exemplo da calculadora é muito fácil de implementar e entender. Desculpa por eu não ter adicionado os comentários para os métodos por considerar que são auto explicativos.

Quanto ao excessos e detalhes, procurei ser didático e considerando o que o colega que postou a dúvida comentou:

[quote]queria uma coisa simples para aprimorar depois.

mas tá dificil de entender.
se alguem tiver uma dica, por favor me ajude. [/quote]

Abraços,

Maddo

Gostaria de agradecer a todos que estão colaborando com meu aprendizado.

Espero que em pouco tempo eu possa estar ajudando assim como vcs estão me ajudando.

abraços a todos…

Ramilson Silva