Metodologia ideal

Bom dia, gostaria de saber se existe alguma metodologia agil para empresas com pequeno numero de funcionarios, pois nas metodologias ageis que pesquisei, sempre precisam de no minimo 5 pessoas com conhecimento na linguagem.
Existe algo do tipo: “apenas 1 programador”, “1 programador e um estagiario” ou “1 programador e alguns estagiarios”?
Ou uma metodologia onde uma pessoa faz varios papeis?
Por exemplo: eu sou o dono do produto, o investidor, o responsavel pela empresa de desenvolvimento, o arquiteto e programador?
Caso eu queira criar um software e vou chamar um estagiario para me ajudar a programar, existe algum suporte para isso?

Ou sempre as coisas precisam ser entendidas e adaptadas?

Vou ser sincero, nunca vi metodologias ágeis determinarem quando programadores devem existir na equipe.

Hmm… acho que aqui vc esta no caminho certo. :wink:

Você pode estudar a metodologia de ataque dos kamikazes. Fora isso desconheço qq outra maneira de fazer as coisas assim… (brincadeiras a parte, mas eu falo sério)

: )

[quote=Renato_natos]
Por exemplo: eu sou o dono do produto, o investidor, o responsavel pela empresa de desenvolvimento, o arquiteto e programador?[/quote]

Parabéns! Você é um “Severino de sistemas” :lol:

na verdade, o numero de integrantes de uma equipe não é uma obrigação, mas na teoria sempre são citados, “a equipe deve ter x programadores…”.

“Severino de sistemas”, o que isso quer dizer? (é coisa boa?)

[quote=Mikhas][quote=Renato_natos]
Por exemplo: eu sou o dono do produto, o investidor, o responsavel pela empresa de desenvolvimento, o arquiteto e programador?[/quote]

Parabéns! Você é um “Severino de sistemas” :lol: [/quote]

Olha, o que ele falou não é impossível hoje em dia. Vejamos:

Investidor - Aqui ele está dizendo que vai bancar o projeto. Nada de mais.
Dono do produto - Em metodologias ágeis o “dono” do produto é aquele que detém o conhecimento do domínio. Se vc é essa pessoa então ok, senão vc vai ter que ser treinado.
Arquiteto/Programador - Eu uso diariamente vários software, alguns deles foram desenvolvidos por uma pessoa, ninguém melhor que vc mesmo pra dizer se pode entregar ou não, quem sou eu pra falar que é impossível…
Responsável pela empresa de desenvolvimento - Não entendi muito bem, seria o gerente? Bom, quem é o único programador acredito que não precisa de gerente.

Se tivesse colocado designer nesse bolo, aí sim eu ia duvidar. :wink:

entendi, na verdade é o seguinte: preciso desenvolver um software que acabei de inventar, mas nao tenho uma equipe, sou eu e um estagiario, e gostaria de saber se alguma metodologia agil podera me dar um suporte nos processos?

Severino quebra-galho. Famoso faz-tudo.

Na minha opinião, acho que é fundamental ter controle sobre a produção do seu produto, ou seja, ter bem definido o que é seu produto, o que ele faz e não faz e o que precisa ser desenvolvido. Com isso em mãos você deve dividir as tarefas, discutir e escolher a arquitetura e botar a mão na massa, sempre tendo controle do que esta sendo feito e o que precisa ser feito.

Você esta querendo dizer que a pessoa que sabe o que o software precisa fazer (repare que eu falei O QUE o software faz, não COMO ele faz) é vc?

Neste caso vc precisa de um processo que permita construir uma ESPECIFICAÇÃO para o estagiário, de forma que ele possa realizar o trabalho.

Neste caso eu acho que uma metodologia waterfall é mais apropriada do que agile.

Existe sim, eXtreme Go Horse:

http://gohorseprocess.wordpress.com/

Usado por 99% das empresas.
Vide os axiomas.

Blz, vou pesquisa-la

[quote=Renato_natos][quote]
Existe sim, eXtreme Go Horse:

Vide os axiomas.
[/quote]
Blz, vou pesquisa-la[/quote]

Hahah! I lolled :lol: !

O problema de vc ser o programador, vendedor, gerente, chefe e outras coisas a mais… vai ser na hora de xingar o funcionário por ter feito algo errado no sistema… e descontar de seu salário…

[quote=Tchello] Existe sim, eXtreme Go Horse:

http://gohorseprocess.wordpress.com/

Vide os axiomas.[/quote]

O que que é isso???
Metodologia de processo “de” cavalos??? kkkkkkkkk

Leia sobre Kanban, leia obrigatoriamente o Getting Real e Rework da 37 Signal, depois disso vc vai ter uma pequena base conceitual para tomar algumas outras decisões.

[]s

[quote=Luiz Aguiar]Leia sobre Kanban, leia obrigatoriamente o Getting Real e Rework da 37 Signal, depois disso vc vai ter uma pequena base conceitual para tomar algumas outras decisões.

[]s[/quote]

Complicado colocar uma empresa que faz site na web como referência obrigatória em desenvolvimeto de software, não me leve a mal não hein. deve ser ótima leitura…

[quote=marcosvinicius.rj][quote=Luiz Aguiar]Leia sobre Kanban, leia obrigatoriamente o Getting Real e Rework da 37 Signal, depois disso vc vai ter uma pequena base conceitual para tomar algumas outras decisões.

[]s[/quote]

Complicado colocar uma empresa que faz site na web como referência obrigatória em desenvolvimeto de software, não me leve a mal não hein. deve ser ótima leitura…[/quote]

Não entendi se o comentário foi irônico ou não. Mas eu não ignoraria conhecimento vindo de uma empresa que tem com clientes Adidas, Warner, NatGeo e outras. Seja lá o que for …

[quote=marcosvinicius.rj][quote=Luiz Aguiar]Leia sobre Kanban, leia obrigatoriamente o Getting Real e Rework da 37 Signal, depois disso vc vai ter uma pequena base conceitual para tomar algumas outras decisões.

[]s[/quote]

Complicado colocar uma empresa que faz site na web como referência obrigatória em desenvolvimeto de software, não me leve a mal não hein. deve ser ótima leitura…[/quote]
Já ouviu falar em SaaS?
É bem mais do que “sites na web”… aproveite a dica de leitura, será um bom conhecimento pra ti.

[]s

[]s[/quote]

Getting Real é obrigatório pra qualquer desenvolvedor de software.