[quote=FabricioFFC]E para mim radicalismo é você falar que só agilidade funciona. Pode até ser real na sua realidade, mas na realidade de outras pessoas pode não ser.
[/quote]
Geralmente quem lê meu post no blog comenta esse tipo de coisa, mas aí eu pergunto: Se você não quiser usar uma metodologia ágil no seu projeto de desenvolvimento de software, você usa o quê?
A grande maioria sim e ainda falha, ou vc tem outras informações sobre isso?
E mesmo os poucos que foram entregues tiveram vários outros problemas, conhece o Chaos Report né?
Tem 30 anos que as pessoas insistem e dar soco em ponta de faca, tudo ao redor esta errado, menos o óbvio!
[quote=rodrigoy]
Geralmente quem lê meu post no blog comenta esse tipo de coisa, mas aí eu pergunto: Se você não quiser usar uma metodologia ágil no seu projeto de desenvolvimento de software, você usa o quê?
Aguardo sugestões…[/quote]
Atualmente participo de um projeto que usa princípios do Desenvolvimento Ágil, utiliza a programação em par do XP e é gerenciado usando Scrum. Porém já trabalhei em um projeto mais formal, ainda que iterativo, não tão aberto à discussões e com grande planejamento inicial, onde também conseguimos bons resultados. Foi algo que se adaptou bem às pessoas, necessidades e ambiente que tínhamos no momento.
Funcionou, trabalhamos bem e entregamos o desejado. E sem estarmos alinhados com os princípios ágeis.
Portanto minha sugestão é: a melhor metodologia é a que melhor se adequa com o seu projeto e a sua equipe. O mais importante é o sucesso do projeto.
[quote=Luiz Aguiar]
A grande maioria sim e ainda falha, ou vc tem outras informações sobre isso?
E mesmo os poucos que foram entregues tiveram vários outros problemas, conhece o Chaos Report né?
Tem 30 anos que as pessoas insistem e dar soco em ponta de faca, tudo ao redor esta errado, menos o óbvio!
[]s[/quote]
Concordo. Realmente a maioria dos projetos falharam. Mas também tivemos uma minoria de projetos que deram certo. Na minha opinião, a metodologia pode ter sido uma das razões do fracasso, mas não foi a única. Há diversos outros fatores que contribuem para o fracasso dos projetos, como por exemplo: não existência de análise de riscos, má comunicação, falta de conhecimento sobre o negócio, equipes mal-treinadas, etc.
[quote=Luiz Aguiar]Aconselho não pensar em ficar modelando nada até que precise ser feito, leia algo sobre modelagem ágil, UML em cores, pode lher dar novas visões sobre essa necessidade.
[/quote]
Ok, obrigado…estou sim lendo bastante sobre modelagem ágil, achei muito interessante.