Olá, amigos!
Aprendi aqui com vocês, a algum tempo, em como fazer meu próprio TableModel. Por muito tempo, fiz tabelas onde várias células se repetiam fazendo ficar difícil achar o que eu precisava, portanto comecei a usar o RowSorter, o qual não durou por muito tempo. Então, comecei a usar o RowFilter que me axiliou muito.
Contudo o que venho perguntar a vocês hoje vai além da minha compreensão sobre a API. Como mesclar células e colunas em uma JTable?
Passei algumas horas da manhã tentando pensar ou até mesmo achar algo (Já pronto, eu confesso) que pudesse me ajudar. Criei um exemplo simples do que eu quero fazer usando o excel e vou mostrar aqui. Repito mais uma vez: Como mesclar células e colunas em uma JTable?

Desde já, agradeço a todos que colaborarem com qualquer tipo de conhecimento.
Ola,
Bom, eu tentei uma vez começar a pensar em algo, mas não cheguei a concluir nada.
Aqui onde trabalho usamos uma biblioteca chamada Jide, da JideSoft, que tem uma linha de tabelas que dão esta funcionalidade, mas esta é uma biblioteca paga.
[quote=BrunoCarlo]Ola,
Bom, eu tentei uma vez começar a pensar em algo, mas não cheguei a concluir nada.
Aqui onde trabalho usamos uma biblioteca chamada Jide, da JideSoft, que tem uma linha de tabelas que dão esta funcionalidade, mas esta é uma biblioteca paga.[/quote]
Estou olhando esse site que me passou. Tem alguns exemplos de como usar os frameworks, porém, como você havia dito, é pago e sua disponibilização pode ser gratuita para projetos OpenSource.
Pelo visto, esse é um assunto no qual poucos tem conhecimento, considerando o número de visitas e o de respostas.
Achei esse site em um tópico aqui no GUJ, mas o código gera loop infinito hehe!
Exception in thread "main" java.lang.StackOverflowError
at teste.jtable.AttributiveCellTableModel.setDataVector(AttributiveCellTableModel.java:52)
at javax.swing.table.DefaultTableModel.setColumnIdentifiers(DefaultTableModel.java:468)
Enquanto eu tento decifrar esse emaranhado de siglas, eu vou continuar na espera.
[quote=higornucci][quote=BrunoCarlo]Ola,
Aqui onde trabalho usamos uma biblioteca chamada Jide, da JideSoft, que tem uma linha de tabelas que dão esta funcionalidade, mas esta é uma biblioteca paga.[/quote]
Estou olhando esse site que me passou. Tem alguns exemplos de como usar os frameworks, porém, como você havia dito, é pago e sua disponibilização pode ser gratuita para projetos OpenSource.
Pelo visto, esse é um assunto no qual poucos tem conhecimento, considerando o número de visitas e o de respostas.
Achei esse site em um tópico aqui no GUJ, mas o código gera loop infinito hehe!
Exception in thread "main" java.lang.StackOverflowError
at teste.jtable.AttributiveCellTableModel.setDataVector(AttributiveCellTableModel.java:52)
at javax.swing.table.DefaultTableModel.setColumnIdentifiers(DefaultTableModel.java:468)
Enquanto eu tento decifrar esse emaranhado de siglas, eu vou continuar na espera.[/quote]
Pois é, mas vc deu uma olhada no SwingLabs, tem um tempo que não vou lá olhar o que há de novo, pode ser que eles tenham feito algo, e lá é open source.
News!
Column Span e Row Span são as palavras chaves para uma tsunami de post. A maioria apenas diz que é muito difícil fazer eu que requer muito trabalho (impossível para iniciantes). Estudando os códigos fornecidos (que são poucos) percebi que a dificuldade não está na criação da JTable com linhas e/ou colunas mescladas, mas sim na dificuldade de fazer isso dinamicamente. Se sua tabela for estática você pode achar o código com facilidade, caso contrário (que é o meu) você terá muito trabalho pela frente para cada tabela dessas que resolver fazer (a não ser que compre o Jide Grids).
Bom, ‘staticamente’ ela esta pronta, falta eu tentar transforma-la em dinâmica. :>
trabalhando
Caramba! Está muito complicado isso. Estou com dor de cabeça de tanto testar, refazer e procurar.
O fato de ninguém saber é que me desanima mais.
Será que tem outro tipo de solução que pode ser usada para criar uma tabela daquele tipo.
OBS: Não pode ser somente visão. O usuário deve poder interagir com a tabela.
[quote=higornucci]Caramba! Está muito complicado isso. Estou com dor de cabeça de tanto testar, refazer e procurar.
O fato de ninguém saber é que me desanima mais.
Será que tem outro tipo de solução que pode ser usada para criar uma tabela daquele tipo.
OBS: Não pode ser somente visão. O usuário deve poder interagir com a tabela.[/quote]
Bom, solução tem, principalmente pq alguém já fez.
VOu ver se vejo algo, e se tiver alguma coisa eu publico aqui.