Mercado de trabalho - Vale a pena?

[quote=ari_cesar]Eu comecei como tecnico em infomática ganhando essa faixa. Tinha beneficios como pagavam metada da faculdades, alimentação na empresa e tal dai ficava nela. Sem os benefícios eu ganhava R$ 800,00. Dai sai para ganhar sem benefícios como estagiário JAVA R4 580,00 e com benefícios ficava em torno de R$ 1100,00.
[/quote]

eu quis dizer área de ti em geral…

meu primeiro estágio foi para a bolsa na escola e sobrava 200 ronaldos…hahaha

Com certeza o pagamento para as áreas de TI em geral são melhores que as outras como humanas e algumas exatas (matemático por exemplo). Eu tenho uma irmã que é formada em famácia e iniciou após se formar com R$ 1800,00. Não sei se o cara da TI formado inicia tirando isso. Concluindo: Em suma a TI tem inicio de salários bem altos para quem tá em curso técnico ou estágio, mas depois com a formação completa não sei se as coisas continuam da mesma maneira.
Agora falando em ganhar R$ 380,00 me lembrei de meu primeiro emprego. Faz tanto tempo que nem me lembrava mais dele… Esse sim, no inicio da facul (1º semestre) tirava 350,00 ( e ficava muitooo feliz!!![isso era e 2001])

O pessoal fala que programador ganha mal e compara com medico e advogados bem sucedidos.

Qual profissao no Brasil, em empresas privadas, em que os assalariados ganham em media mais que programadores?

Java é o bicho!!!

André AS

Li a discussão acalorada nas linhas acima e resolvi dar meu parecer.

Infelizmente entrei na área de TI muito tarde (na verdade nem entrei ainda) Comecei meu curso de computação científica com 24 anos e terminei em 2009. Confesso que achava que seria muito fácil encontrar emprego com bons salários. Ledo engano!!! Além de ser bastante difícil encontrar uma oportunidade, as que existem são destinadas a contratação de super-heróis.
Agora em poucas palavras conto minha vida profissional. Sou técnico em mecânica e trabalho desde 2003 em empresas de grande porte na área da qualidade. Assim conheci muitos engenheiros e muitas pessoas da área administrativa. Estes ultimos realmente entram no mercado ganhando esmola, mesmo em empresas grandes. Porém, todos os engenheiros recém formados (fresquinhos da formatura) entram no mercado ganhando pelo menos na faixa de 2k e 2,5k. Tudo bem, tudo bem não vamos comparar as áreas, mas já comparando, engenheiros não precisam investir praticamente em nada na carreira, tipo cursos de preparação, certificação, livros, horas e horas e horas e horas estudando alguma coisa pra se tornar o super-herói daquela vaga que você pretende conseguir. Assim acho que de inicio um profissinal de TI deveria iniciar ganhando pelo menos uns 2k, visto que é da área de exatas também e é tão importante/difícil/técnica quanto engenharia.
Se você é de TI, iniciando a carreira e não ganha no minimo este valor, você ganha mal. Deveria ter feito engenharia.
Eu gosto da área de TI, principalmente programação, porém se não der certo conciliar bom salário X horário de trabalho justo X vida social X benefícios, to fora. Já escolhi até o que vou fazer. Engenharia ou direito.

Nesse meio tempo entre a minha ultima postagem e agora um ex-colega da facul veio conversar comigo e me disse que tá trabalhando com Java. Ele tá a 2 anos e meio no mercado como programador Java. Iniciou com um estágio e agora tá como PJ. Ele me disse que ele tira limpo 4k e os mtos colegas de empresa uns 6k, sendo ele um dos que menos ganha. Conversando com outros dois colegas eles falaram sobre salários em torno de 4k ou mais, dependendo da experiência e qualificação ( conhecimento sobre a tecnologia [frameworks e design patterns] e certificação [não acha que quem tem um SCEA ganhe menos de 9k]).

Pelo o que parece existem sim salários altos, bons e o mercado tá pronto para receber novos programadores, porém tb tem aqueles que por algum motivo (sei lá qual ) não conseguiram alcançar o sucesso que os outros alcançaram.

infelizmente… sou obrigado a concordar com o Thiago sc… realmente a coisa em TI ta feia… para aqueles que estudaram um cursinho de nivel tecnico de 2 anos a coisa pode tar boa até… mas para aqueles que estudaram para ser engenheiros de software e cientistas… para trabalhar como tal e principalmente ganhar como tal… a coisa ta trizte e feia demais… realmente não vale a pena no brasil vc estudar para ser cientista ou engenheiro de software pois vc sempre ira ganhar como um mero tecnico…
É foda a coisa… vc estuda que nem um louco gasta um horror com estudos e na verdade sabe q a grana e o tempo que investiu com estudos não vale o que te valorizam… e nem o quanto vc vai ganhar, é como um medico ganhar como uma medico virar enfermeiro ou como um engnheiro virar pedreiro… oq adianta o cara ser engenheiro para trabalhar como pedreiro? TI se resume a isto no brasil… felizes são aqueles pedreiros que ganham como pedreiros… mas trizte são os engenheiros que tem que trabalhar como pedreiros e ganhar como tal… realmente o que mais é foda nesta profissão é a nossa valorização… e não se iludam… para o engomadinho la em cima não importa o que vc faça na area de TI vc será sempre um mero pedreiro… infelizmente neste pais o unico jeito de vc ganhar um salario decente é ou vc virar um engomadinho ou ter um padrasto engomadinho… se não vc ta fu****

Bem mais falando de um caso de sucesso agora… eu conheço um cara que ficou rico com TI… detalhe ele era recem formado em CC… não tinha nem uma experencia no mercado e agora é rico socio de uma empresa de SAP… sabe como ele conseguiu tal proeza?
a mãe dele era divorciada de seu marido ja a algum tempo… então um belo dia ela conheceu um coroa rico engomadinho que tinha um cargo de gerente de uma empresa de sap… o coroa se encantou com ela e eles se casaram… ao ver o pobre rapaz sem nenhuma xp que acabou de sair da facul… o coroa rico deu a ele um cargo alto na empresa de sap… enfim após algum tempo o coroa saiu da empresa e montou sua propria empresa de sap colocando seu afiliado como socio… assim o cara se deu bem pacaralho… hj é rico e dono de uma grande consultoria em SAP…

moral da historia: quer ficar rico com TI? peça para sua mãe se casar com um coroa rico dono de uma grande consultoria e seja feliz…

Eu não sei onde vocês moram, mas falar que a área de ti está com salarios ruim eu acho errado…

tem salarios bons e ruins assim como qualquer area tem…

aqui em SP eu vejo muitos salarios bons…e vejo muitos ruins tambem…

se voce conhece bem e se garante, nao se submeta a um emprego no qual o salario nao condiz com o que voce merece…simples assim…

emprego na area de ti é o que nao falta, é só voce procurar um que te satisfaça

Segundo esta pesquisa

http://wilkernet.blogspot.com/2009/11/pesquisa-salarial-da-desix-voce-ganha-o.html

Programador Java ganha menos que webdesiner e muito menos que webmaster

:twisted:

sp sp sp sp… sp é diferente que o resto do brasil… não se pode se basear o salario de sp com o do resto do brasil… sp é uma realidade distinta que o brasil… mas ao mesmo tempo q se ganha bem la… se gasta tbm bem… o salario pode ser astronomico se comparado ao resto do brasil… mas o custo de vida não foje disto… tbm é astronomico… e tem outra… sp é uma cidade infernal para se viver… vc sai pra trabalhar as 4 da matina e volta 2 da matina… ou seja vc so trabalha não vive… em media 14hrs de trampo por dia mais 8hrs de transito… e 2hrs pra durmir… 20min no transito aqui de curitiba ja me estresso pacas… imagine um transito de 3hrs… ta louco…

voce ja trabalhou em sao paulo?
tem transito sim…mas nao se demora 4h no transito…

eu vou da casa para o servico em 1h…e ele fica em um lugar empresarial…

gasta-se mais e ganha-se mais…os gastos nao sao astronomicos, são normais…

nao to falando q todos ganham bem e nem q todos ganham mal…a casos e casos…

e se voce quer ganhar 15mil por mes, nao é como programador que voce vai conseguir isso, claro que nao…
programador é a base da piramide de ti não é com esse cargo que voce vai fica rico…

bom é minha opiniao…com 1~2mil da pra se viver aq…

[quote=Giulliano]Segundo esta pesquisa

http://wilkernet.blogspot.com/2009/11/pesquisa-salarial-da-desix-voce-ganha-o.html

Programador Java ganha menos que webdesiner e muito menos que webmaster

:twisted:
[/quote]

Olha só qto analista que tem… só nesta lista deve ter uns 20 tipos de analista… que palhaçada…
quanto analista que inventam porai… daqui a pouco terá analista de suporte de portaria, analista de portaria, analista de limpesa e servições gerais, analista auxiliar de inutilidades, analista inutil, analista de banheiro, analista de analistas, analista de analise de performace celebral, analista de estrutura generalizada para puxação de saco do chefe… e ai vai…
acho que o pessoal que inventou esta palhaçada ta precisando é de um analista pisiquiatra!

Cara é preciso ter um tipo de analista por linguagem existente. Assim como um tipo de programador também. E ainda existe o Analista de Sistemas.

voce ja trabalhou em sao paulo?
tem transito sim…mas nao se demora 4h no transito…

eu vou da casa para o servico em 1h…e ele fica em um lugar empresarial…

gasta-se mais e ganha-se mais…os gastos nao sao astronomicos, são normais…

nao to falando q todos ganham bem e nem q todos ganham mal…a casos e casos…

e se voce quer ganhar 15mil por mes, nao é como programador que voce vai conseguir isso, claro que nao…
programador é a base da piramide de ti não é com esse cargo que voce vai fica rico…

bom é minha opiniao…com 1~2mil da pra se viver aq…[/quote]

1hra e tempo… de casa ao trabalho… ou seja vc gasta 2hrs de transito por dia… imagine se tivesse que ir para a faculdade, pos ou algo assim… vamos dizer que leva mais 1hr ate a pos e o trampo ou seja perde 4hrs por dia do tempo de sua vida no transito… 20hrs por semana e 80hrs por mes e 960hrs por ano… ou seja perde quase 1k de hras por ano de tempo na sua vida com algo que lhe deixa estressado… agora calcule 1k de hras por ano x o quanto seu carro bebe de gasolina por hra parado (o carro parado bebe muito mais que um carro em movimento…) e veja o quanto vc vai gastar só em transito… (tenho um fiat economy… ele tem um painel que se chama economy que lhe mostra se vc esta gastando muito ou pouca gasolina quando vc esta dirigindo… e se vc fica parado com o carro ligado o economy vai la em cima… ou seja vc gasta muito mais gasolina parado que andando…)

discordo de vc… alias aqui no guj tem uma porrada de topicos referente a isto… e tem um artigo muito bom de um blog que eu li… se não me engano era do Phillip Calçado…
que tinha o titulo “Quando crescer quero ser analista de sistemas” ou algo do genero…

voce ja trabalhou em sao paulo?
tem transito sim…mas nao se demora 4h no transito…

eu vou da casa para o servico em 1h…e ele fica em um lugar empresarial…

gasta-se mais e ganha-se mais…os gastos nao sao astronomicos, são normais…

nao to falando q todos ganham bem e nem q todos ganham mal…a casos e casos…

e se voce quer ganhar 15mil por mes, nao é como programador que voce vai conseguir isso, claro que nao…
programador é a base da piramide de ti não é com esse cargo que voce vai fica rico…

bom é minha opiniao…com 1~2mil da pra se viver aq…[/quote]

1hra e tempo… de casa ao trabalho… ou seja vc gasta 2hrs de transito por dia… imagine se tivesse que ir para a faculdade, pos ou algo assim… vamos dizer que leva mais 1hr ate a pos e o trampo ou seja perde 4hrs por dia do tempo de sua vida no transito… 20hrs por semana e 80hrs por mes e 960hrs por ano… ou seja perde quase 1k de hras por ano de tempo na sua vida com algo que lhe deixa estressado… agora calcule 1k de hras por ano x o quanto seu carro bebe de gasolina por hra parado (o carro parado bebe muito mais que um carro em movimento…) e veja o quanto vc vai gastar só em transito… (tenho um fiat economy… ele tem um painel que se chama economy que lhe mostra se vc esta gastando muito ou pouca gasolina quando vc esta dirigindo… e se vc fica parado com o carro ligado o economy vai la em cima… ou seja vc gasta muito mais gasolina parado que andando…)[/quote]

1h pro servico, 1h pra faculdade 1h para casa…3h…

desculpa, mas isso é em qualquer lugar…é o preço que se paga…

eu nao troco aq por uma cidade menor…pq aqui tem MUITA oportunidade…

agra se voce tem uma boa oportunidade…em um lugar que seja mais calmo…ai sim é bom…

Ahheee vou entrar na discução hehehe… :roll:

Bem resumido:

Custo de vida: Varia conforme o bairro
Transito: Se morar perto do trabalho 15min se morar do outro lado da cidade 3h
Oportunidades: Não existe outro lugar no Brasil igual
Salario: Não existe outro lugar no Brasil igual

[quote=wesleyd.qa]Ahheee vou entrar na discução hehehe… :roll:

Bem resumido:

Custo de vida: Varia conforme o bairro
Transito: Se morar perto do trabalho 15min se morar do outro lado da cidade 3h
Oportunidades: Não existe outro lugar no Brasil igual
Salario: Não existe outro lugar no Brasil igual[/quote]

o problema e que trampo em TI e algo variavel… não adianta morar perto do trampo… hj vc ta em uma empresa perto da sua casa em sp…
acabam os projetos da empresa q vc ta e por azar do destino ela não consegue mais projetos… e vc vai pra rua… amanha vai achar emprego na empresa do outro lado da cidade e tem que enfrentar um transito de 4hrs pra chegar…
dai e foda…

bom mesmo em TI e concurso publico… não vai ganhar bem, mas vai ganhar razoavel (em torno de 4k) mas em compensação vc não tem a dor de cabeça de pular de galho em galho de projeto a projeto, não precisa se matar de fazer hras extra e tem direito a ferias uma vez por ano… mas o foda e que paulera pra passar… 1 vaga pra 1 bilhão de candidatos…

[quote=luistiagos][quote=wesleyd.qa]Ahheee vou entrar na discução hehehe… :roll:

Bem resumido:

Custo de vida: Varia conforme o bairro
Transito: Se morar perto do trabalho 15min se morar do outro lado da cidade 3h
Oportunidades: Não existe outro lugar no Brasil igual
Salario: Não existe outro lugar no Brasil igual[/quote]

o problema e que trampo em TI e algo variavel… não adianta morar perto do trampo… hj vc ta em uma empresa perto da sua casa em sp…
acabam os projetos da empresa q vc ta e por azar do destino ela não consegue mais projetos… e vc vai pra rua… amanha vai achar emprego na empresa do outro lado da cidade e tem que enfrentar um transito de 4hrs pra chegar…
dai e foda…

bom mesmo em TI e concurso publico… não vai ganhar bem, mas vai ganhar razoavel (em torno de 4k) mas em compensação vc não tem a dor de cabeça de pular de galho em galho de projeto a projeto, não precisa se matar de fazer hras extra e tem direito a ferias uma vez por ano… mas o foda e que paulera pra passar… 1 vaga pra 1 bilhão de candidatos…[/quote]

Tem duas soluções para isso, primeira você mora no quadrante da Av. Paulista, Av. Consolação e 9 de Julho, resumindo Bela vista, se você trabalhar na zona sul, norte, leste ou oeste, não passa de 45min no transito, a segunda é morar de aluguel com contratos de 6 meses ou um ano, ja fiz isso, e vai indo atrás do trampo, é da hora, você conhece muitos lugares diferentes hehehehe… o fogo é que você parece um cigano hehehehe…

Realmente o trânsito de SP é bem estressante.
Por isso que prefiro continuar morando no interior e pegar fretado.

Mas de qq maneira, acredito que a grande maioria dos empregos está na zona sul. Então se vc morar nessa região, especialmente perto de alguma estação de trem ou metro, vc não vai perder muito tempo pra chegar no trabalho.

Agora, demorar 4 horas pra chegar no trabalho? Não conheço ninguem que demore tanto assim…
Tirando alguns dias caóticos, com chuva e tal…