Mercado de trabalho - Vale a pena?

Boa noite pessoal!

Gostaria da opinião sobre o mercado de trabalho em Java.

  • Vale a pena aprender a programar para entrar nesse mercado?
  • Pagam bem?
  • Qual área que está com maiores oportunidades? Web, desktop, móveis, embarcado, etc?
  • O que é necessário para pegar um emprego em Java?
  • Em qual parte do país eles contratam mais?
  • Quais são as principais dificuldades ?
  • Em relação a futuro, oportunidades e retorno, o que é melhor? dot Net ou Java?

Obrigado.

  1. Vale
  2. Normal
  3. Web
  4. Saber bem a linguagem , frameworks e algo mais por fora.
  5. Não sei
  6. Arrumar teu Primeiro Emprego
  7. Qualquer um , basta ser bom no que faz e será bem recompensado.

Apenas se vc gosta de programação. Se não gosta não sei se vale a pena. Ensino superior ajuda muito, mas faculdade de informática é chata e se vc não gostar torna-se insuportável.

Com relação a outras áreas, como humanas pagam sim.

Web.

Ter experiência com Java hehehe.
Se vc tiver fazendo facul procure estágios em Java, é uma boa forma de se entrar no mercado.
E Java Web tem mtos frameworks q vc precisa saber.

Eu me arrisco dizer no eixo Rio-SP, mas nada comprovado.

Sei lá.

Eu sei ambos. Ambos são bons.

Vendo as peguntas digo, jah é muito dificil p/ vc

.Net na sua veia

  • Pagar bem? Não conheco nenhum PROGRAMADOR com Hilux, Accord, apto em moema, paulista, mulheres top… (Vc nao vai ter isso programando) e se tiver boa coisa nao é (Accord ano 1997)

Aplica-se a mesma regra para qualquer profissão: vale a pena se você gostar do que faz

Pagasse razoavelmente bem, levando-se em conta a média de outras profissões, principalmente no começo da carreira.

Web e “Enterprise”

Pra pegar um emprego? Conhecer Java :slight_smile:

Geralmente as consultorias Rio-SP contratam mais, mas tem boas oportunidades em outras partes do país (Brasilia, por exemplo)

Leva algum tempo até você aprender a desenvolver (desenvolvimento de software é uma profissão qualificada como qualquer outra, logo, exige anos de estudo).
Depois disso, os 3 primeiros anos são bem complicados, o pessoal realmetne exige uma certa experiência, até você conseguir você provavelmetne vai ganhar bem pouco.
E depois, a maioria dos projetos existentes são estressantes, são raros os projetos legais, com ambiente legal, empresa legal, equipe legal e que pague bem.

Difícil responder, o melhor é estudar um pouco das duas, depois focar em uma. Boas oportunidades dependem mais do profissional do que a linguagem/plataforma que ele conhece.

A megasena da virada paga, já jogou?

kkkkk, megasena da virada? Fala sério né?
Valeu pela opinião de todos.
Vou iniciar me focando principalmente em java e vou ir dando uma olhadas em dot net para não ficar totalmente por fora. Falando nisso, jjose pq tu acha que pelo perfil das minhas perguntas o meu negócio é dot net e não java?
Abraço.

[quote=jjose]Vendo as peguntas digo, jah é muito dificil p/ vc

.Net na sua veia

  • Pagar bem? Não conheco nenhum PROGRAMADOR com Hilux, Accord, apto em moema, paulista, mulheres top… (Vc nao vai ter isso programando) e se tiver boa coisa nao é (Accord ano 1997)[/quote]

Há programadores com tudo isso o que o sr. disse e muito mais ainda.
O fator não é a profissão e quanto de dinheiro você ganha, e sim o que você faz dele e como.
Conheço médico (meu tio) que ganha 150 mil por mês, tem tudo isso, mas vive endividado pq não sabe administrar etc etc. Enfim, espero que os senhores tenham entendido o main purpose deste post.

Abraços!

[quote=andre_mbm]Há programadores com tudo isso o que o sr. disse e muito mais ainda.
O fator não é a profissão e quanto de dinheiro você ganha, e sim o que você faz dele e como.
Conheço médico (meu tio) que ganha 150 mil por mês, tem tudo isso, mas vive endividado pq não sabe administrar etc etc. Enfim, espero que os senhores tenham entendido o main purpose deste post.[/quote]

O mesmo poderia ser dito de qualquer um. O que ele quis dizer é que programadores não ganham bem e isso é fato.

Thiago, qual é teu conceito de ganhar bem? Mais de R$ 5000,00?

Ainda é pouco. Mas mesmo assim apenas em algumas capitais você encontrará alguém ganhando isso (a minoria, diga-se de passagem), e na maior parte das vezes é em alguma forma de contratação maluca assim como CLT Flex.

Eu diria que 6 mil como PJ é um salário digamos… facilmente encontrado (dependendo da experiência, claro). Já ouvi falar de gente cobrando 70 reais (ou dólares, não me lembro) a hora. Mas sei de seniors ganhando 5 mil como CLT.

Poxa, programador ganhando R$ 6000,00 eu já acho bastante. Eu pensava que esse valor é para apenas para arquiteto de software, analista senior ou coisa parecida. Aproveitando, um arquiteto ganha quanto? Mais de R$ 10000,00 ? Não me entendam mal, não é questão de ganância é apenas alguém que quer dar um bom padrão de vida para a sua família e está buscando saber conseguir sem sair da informática.

Java? Não o mercado esta saturado…

Não.

A maioria é contratada para aplicações Web, isto não quer dizer que são as melhores oportunidades…

Saber Java… e uma dezena de tecnologias, no mínimo…

Sudeste

Não basta saber a linguagem, tem que saber varias outras tecnologias, frameworks, etc…

Vai de dot Net ou outra área…

Encontrei em outro forum uma oportunidade para programador java freelancer em que para mim ele ganha muito bem. Segue algumas informações interessantes.

Carga Horária: 6 a 8 horas diárias (horário comercial)
Período: 60 dias
Remuneração: R$ 25,00 a R$ 45,00 por hora
Contrato: PJ (necessário ter empresa constituída)
Local de Trabalho: Sede da empresa…

Fiz uns calculos por cima e vi que se o cara trabalhar 40 dias, 6h por dia com o salário hora mínimo (R$ 25,00) ele vai ganhar em 2 meses 6k! Se ele trabalhar 8h, 40 dias com o salário máximo ele vai alcançar em torno de R$ 14400,00 .

Como assim o mercado não paga bem??? Se isso não é pagar bem, o que é então o pagar bem?

Senhores, analisem o mercado dos entorpecentes: traficantes NÃO TEM Hilux ou Accord, ou melhor, 95% deles.

Os 10% são os que estão no topo da pirâmide, pois o mercado de entorpecentes é como uma grande empresa com suas hierarquias, composta de uma pirâmide larga na parte de baixo (os soldadinhos das favelas, tromadinhas…são muitos!) e um topo estreito (produtores e cabeças) com o meio (gerentes) “na média”.

Assim são os programadores. Existem os que ganham 600 reais ( estagiarios e bagrinhos, muitos ) os medianos, e os tops, programadores que ganham 10 mil/mês brincando.

Leiam o livro Freakonomics e vocês entenderão as mazelas dos vencimentos =)

Abraços!

Ainda é pouco. Mas mesmo assim apenas em algumas capitais você encontrará alguém ganhando isso (a minoria, diga-se de passagem), e na maior parte das vezes é em alguma forma de contratação maluca assim como CLT Flex.[/quote]

Como você pode dizer que é pouco se não ganha nem metade disso?

ari_cesar

Vc está generalizando…
Se fizermos uma enquete aqui, vc vai ver que essa não é a realidade dos salários até porque esse é um projeto de curto prazo, são 60 dias de projeto, se o salário não for atrativo pouca gente irá.

Eu já vi estágio em Java por 6h que pagava 500 reais por mês… e ae? Agora vou falar que Java paga mal? Não, né…

Em geral profissionais de TI têm um bom salário, se comparado à outras áreas. Entretanto, isso depende muito do que vc considera ganhar bem, só trabalhando sua probabilidade de ficar rico é pequeníssima…

Ainda é pouco. Mas mesmo assim apenas em algumas capitais você encontrará alguém ganhando isso (a minoria, diga-se de passagem), e na maior parte das vezes é em alguma forma de contratação maluca assim como CLT Flex.[/quote]

Como você pode dizer que é pouco se não ganha nem metade disso? [/quote]

Cara, vcs ainda dão papo pro Thiago? Ele falaria que os 140 milhões da Mega Senna foram pouco só pra contrariar os outros…

Ainda é pouco. Mas mesmo assim apenas em algumas capitais você encontrará alguém ganhando isso (a minoria, diga-se de passagem), e na maior parte das vezes é em alguma forma de contratação maluca assim como CLT Flex.[/quote]

Como você pode dizer que é pouco se não ganha nem metade disso? [/quote]

Você nem me conhece.