Mercado de trabalho para programadores, está indo muito mal!?

[i]Não acho que você esta errado em sua colocação, e todas as que você tirou são reconhecidas sim até SCJA, entretanto sou contra a certificação no sentido que ela reflete profissionalmente, mas se você disser que ela coloca respeito novamente também discordaria, respeito é mestrado, doutorado e assim por diante, mas se você falar que as certificação lhe dá expertise para lidar tecnicamente com a tecnologia eu acredito que sim, pois você demonstra uma facilidade para lidar com códigos esdrúxulos e estranhos e essa pratica é importante para um bom implementador, pois o cliente não quer perder tempo quer produção e produção é pratica.

t+[/i]

Obrigada pela dica, da próxima vez levo o origami de Yoda que já discuritam aqui no GUJ :stuck_out_tongue: [/quote]

Eu tambem prefiro o origami do que as certificacoes…[/quote]

[piada]
Será que se fizer um origame com a certificação ela vale alguma coisa?
[/piada]

"

Além do que, se você for inteligente de verdade e estudar mesmo, ainda vai ter a oportunidade de fazer networking com um monte de gente :slight_smile:

[quote=marcosalex][quote=knowledgebr]

Agora generalizar, dizendo que o Delphi é pra rodar em boteco e mercearia, mesmo Java um meio boca usando Swing consegue fazer telas com poucos clicks do mouse, agora culpar a facilidade da IDE e seus recursos automáticos e acusar de quem as utiliza de programadores meia boca é fazer pouco de quem leva a sério o seu trabalho.

É verdade que um inciante em Delphi consegue fazer telas rapidamente e códigos enchertados nos eventos, mas isso são amadores, a IDE não proporciona o desenvolvimento rígido orientado a objetos, isso vai da disciplina do desenvolvedor.
[/quote]

Bom, também não acho que os programadores que sabem arrastar e soltar em Delphi e fazer cruds concorrem comigo pra alguma coisa.

Mais uma vez se achando superior, você tem que aprender a ganhar dinheiro rapaz, escrever um amontoado de código não te faz mais inteligente que os outros, mesmo no passado se escrevia muito mais para fazer um simples aplicativo, e muito do tempo perdido nesta codificação era para fazer interfaces, muito inteligente ignorar uma ferramenta que faz telas e facilita a vida do desenvolvedor, o limite de saber mais está na cabeça de qualquer um. Hoje o negócio é produtividade e não quem faz o código mais complexo e funcional, e ficar maravilhado com aquilo, você que não rende não e vai ver o pontapé no rabo que vai levar do seu contratante.

:lol: Mas é fato que existe um mercado pra eles, quem precisa de algo simples não vai querer contratar um profissional e pagar bem pra ter uma coisa básica. Pra esses casos, Delphi, VB e .NET são bem mais rápidos e baratos. É um outro mercado. Aliás, um enorme mercado e o Visual Studio agora está nele sozinho, já que o Delphi não é mais aquele.

Simples, de novo a mesma retórica, Java novamente está num nível superior, então você concorda que Java não presta pra fazer coisas simples?

Particularmente, gostaria de ver o Java entrando nessa também, mas como ele sempre se voltou pro lado dos aplicativos robustos, não sei se a Sun gostaria de misturar e entrar em conflito com seus desenvolvedores.

Que robusto? robustes independe de complexidade e tamanho cara, qualquer aplicativo do mais simples ao complexo deve ser robusto o suficiente para rodar aquilo que foi programado. Fica achando que a Sun não se preocupa com aplicativos pequenos, vide Google e Microsoft, são gigantes hoje porque sabem o que dá dinheiro, agora a Sun está investindo pesado no JavaFX porque não teve capacidade ainda para fazer clients descente, até o Swing já falou lá que está congelado, o futuro é incerto.

Não subestime a capacidade dos outros, se você acha bom fazer no braço todas as interfaces gui, você é um gênio.

"

Não é preciso ser tão gênio assim. No geral não há muito segredo. É verdade que é uma tarefa bem chata e maçante que produz um código bem longo e repetitivo, mas esse código não tem complexidade, então não é uma coisa lá de outro mundo não.
E sim, eu já fiz isso várias vezes.

Devo ter colocado mal meu post com as imagens de um papercraft que estou a montar.
Eu também precisava saber se tal papercraft me avaliaria bem ou mal, bem como se poderia indicar esforço, dedicação e algumas outras capacidades.
Estou vendo se tiro certificações também como forma de tentar incrementar um suposto valor que eu teria perante o mercado, visto que estou prestes a completar 3 anos como desenvolvedor Java.

Inté.

Até agora não entendi o motivo de tanto nervosismo e apelação. :?:
Em nenhum momento eu disse que fazia GUI na mão ou deixava de fazer. Aliás, se você pesquisar no fórum vai ver que não tenho nada contra fazer interfaces visuais na mão. O que vale é a produtividade, seja programando no código ou na interface. Cada desenvolvedor tem sua opinião, tá cheio de posts no GUJ sobre isso, basta você dar uma pesquisada. [/quote]

Mais uma vez, você subestima as ferramentas alheias, posso fazer multicamadas com Delphi sem problemas, e escrevendo código sem telas, isso já existe há muito tempo, só que a maioria não usa, não usa porque tem preguiça ou porque é ignorante e se bitolou só em fazer telas e escrever sistemas de duas camadas, mas é desconhecimento de causa de quem fala que a ferramenta é para coisas simples.

[quote=knowledgebr][quote=knowledgebr]
Não subestime a capacidade dos outros, se você acha bom fazer no braço todas as interfaces gui, você é um gênio.
[/quote]

Até agora não entendi o motivo de tanto nervosismo e apelação. :?:
Em nenhum momento eu disse que fazia GUI na mão ou deixava de fazer. Aliás, se você pesquisar no fórum vai ver que não tenho nada contra fazer interfaces visuais na mão. O que vale é a produtividade, seja programando no código ou na interface. Cada desenvolvedor tem sua opinião, tá cheio de posts no GUJ sobre isso, basta você dar uma pesquisada.

Mais uma vez, você subestima as ferramentas alheias, posso fazer multicamadas com Delphi sem problemas, e escrevendo código sem telas, isso já existe há muito tempo, só que a maioria não usa, não usa porque tem preguiça ou porque é ignorante e se bitolou só em fazer telas e escrever sistemas de duas camadas, mas é desconhecimento de causa de quem fala que a ferramenta é para coisas simples.[/quote]

[troll]
Na verdade dá para fazer multicamadas até com o Maker. O porém é que a softwell incentiva programação orientada a estagiotários e estagiotários não manjam porra nenhuma de multicamadas.
[/troll]

"

[quote=marcosalex][quote=knowledgebr]
Mais uma vez, você subestima as ferramentas alheias, posso fazer multicamadas com Delphi sem problemas, e escrevendo código sem telas, isso já existe há muito tempo, só que a maioria não usa, não usa porque tem preguiça ou porque é ignorante e se bitolou só em fazer telas e escrever sistemas de duas camadas, mas é desconhecimento de causa de quem fala que a ferramenta é para coisas simples.[/quote]

Você não pesquisou no GUJ, né? Se tivesse olhado, veria que eu trabalhei 10 anos com Delphi e com multi-camadas. Acredite, ele é muito menos escalável e robusto que o Java. Tente fazer uma aplicação com 2000 acessos simultâneos ao servidor de aplicação com balanceamento de carga e você vai ver qual das linguagens vai ter menos linha de código. [/quote]

Estou usando RemObjects e posso dizer que é muito rápido e não tenho problemas, e olha que é muito acesso, tanto a interface desktop como web acessam simutaneamente o servidor de aplicações, e detalhe compilei para um server Linux usando freepascal, o mesmo código compila nos dois, só acho que você não se aprofundou mais, por isso pulou o barco, criei a minha próprio framework de acesso a dados, não uso aqueles famigerado dataware que ao invés de facilitar, atrapalha, tanto a aplicação web, como desktop acessam rapidamente os dados em conexões bem fracas de 56kbs, agora se for usar as coisas prontas e mastigadas, esquece.

knowledgebr

[quote=knowledgebr][quote=marcosalex][quote=knowledgebr]

Você não pesquisou no GUJ, né? Se tivesse olhado, veria que eu trabalhei 10 anos com Delphi e com multi-camadas. Acredite, ele é muito menos escalável e robusto que o Java. Tente fazer uma aplicação com 2000 acessos simultâneos ao servidor de aplicação com balanceamento de carga e você vai ver qual das linguagens vai ter menos linha de código. [/quote]

Estou usando RemObjects e posso dizer que é muito rápido e não tenho problemas, e olha que é muito acesso, tanto a interface desktop como web acessam simutaneamente o servidor de aplicações, e detalhe compilei para um server Linux usando freepascal, o mesmo código compila nos dois, só acho que você não se aprofundou mais, por isso pulou o barco, criei a minha próprio framework de acesso a dados, não uso aqueles famigerado dataware que ao invés de facilitar, atrapalha, tanto a aplicação web, como desktop acessam rapidamente os dados em conexões bem fracas de 56kbs, agora se for usar as coisas prontas e mastigadas, esquece.

knowledgebr[/quote]

Parabéns!

[quote=knowledgebr][quote=marcosalex][quote=knowledgebr]

knowledgebr[/quote]

engraçado… caras dotados de capacitação técnica acima da média normalmente são os primeiros a ir contra o xiitismo de plataforma/linguagem … exatamente por conseguir fazer a diferença seja qual for o ambiente que precisar implementar

mas de qq forma …

E eu entrei no tópico pensando que tinha a ver com emprego…

Meu, acho que entrou uma farpa embaixo da minha unha do pé
:lol:

Voltando ao tópico de certificação, ontem aconteceu uma coisa muito triste.

Uma consultoria me ligou para “ALUGAR” minha certificação para um processo de licitação. Ela não queria nem saber se eu tinha disponibilidade para o trabalho, qual era meu valor hora e do que se trava o projeto. Queria apenas que eu me apresentasse ao cliente.

A ética passou longe e isso é o fim da picada … Espero que haja auditoria nessa licitação, pq é palhaçada esse tipo de sacanagem !!

[quote=Kenobi]Voltando ao tópico de certificação, ontem aconteceu uma coisa muito triste.

Uma consultoria me ligou para “ALUGAR” minha certificação para um processo de licitação. Ela não queria nem saber se eu tinha disponibilidade para o trabalho, qual era meu valor hora e do que se trava o projeto. Queria apenas que eu me apresentasse ao cliente.

A ética passou longe e isso é o fim da picada … Espero que haja auditoria nessa licitação, pq é palhaçada esse tipo de sacanagem !! [/quote]

Putz… que ridículo.
Por curiosidade, quanto te ofereceram nisso?

[quote=Kenobi]Voltando ao tópico de certificação, ontem aconteceu uma coisa muito triste.

A ética passou longe e isso é o fim da picada … Espero que haja auditoria nessa licitação, pq é palhaçada esse tipo de sacanagem !! [/quote]

Denuncia ela. Onde há uma picaretagem, há muitas.

Juro que até agora não compreendi o que tem haver o nosso péssimo mercado de trabalho com interfaces GUI e muito menos com origamis…

E ainda tem gente que diz que certificação é inutil… :roll:

ta certo que isto é completamente anti-ético por parte da empresa porem…
sera que em um processo licitatorio uma empresa com recursos sem certificações iriam ganhar de uma empresa de recursos com certificações?
agora pergunto sera que certificação é tão inutil assim???