Mercado de trabalho para programadores, está indo muito mal!?

Quem vai fazer as provas? Eu trabalho no desenvolvimento de implementação de máquina virtual CLR; tanto no runtime, lidando com o sistema de tipos, GC ou JIT; quanto nas bibliotecas. Por que vou ter que fazer toneladas de provas? Vou ter que fazer outra tonelada de provas se resolver passar um mês mexendo na pillha de webservices?

Aumenta o salário de quem? Ser para juniors e gente em consultoria 1,99. Pelas empresas que eu passei, a maioria tava pouco se lixando por certificações por saber que são inúteis.

[quote=Sergio Figueras]
Agora me diga, és ingenuo o suficiente pra achar que várias empresas vão quebrar e vão mandar gente embora(dessa ultima nao duvido tanto)? Meu amigo, quem tem um negócio não quer ver ele nafraugar nem ferrando. Os caras sempre dão um jeito, nem que seja na ilegalidade contratando uma suposta firma de limpeza pra fazer software cara.

Eu seria um dos que fundaria uma empresa por isso.

Mas se bem que isso tudo parece que vai ser quase um grande teste daquelas fraternidades idiotas americanas. [/quote]

Que bom, você apoia uma lei e já diz que muitas empresas vão ter que apenas para ilegalidade para continuar operando. Qual o sentido disso? “Vamos criar mais um cartório, mas saibamos desde já que teremos de ir contra a lei para o dia-a-dia”. Muito útil isso, vamos ter uma lei atrapalhando a vida dos dentro da lei e aumentando o tamanho da informalidade.

Cara, eu contribuo com projetos open source, vou precisar de uma prova toda vez que for contribuir para um projeto diferente? Qual o sentido disso? Qual a utilidade? Eu quero me manter um profissional versátil, trabalhando cada hora com uma coisa diferente e não ter que ficar o tempo todo fazendo toneladas de provas que não tem o menor cabimento.

Obrigado por querer tonar minha vida um inferno, quanta consideração!

Ou seja, brasileiro não deve trabalhar com isso. Não é pq existem empresas com enormes equipes trabalhando com isso que nós devemos fazer isso por aqui. Obrigado pro me chamar de amador.

[quote=marcosalex]
Vai ter valor se um dia você for trabalhar na borland, IBM ou MS, caso contrário é só na pesquisa científica. Esse tipo de matéria deveria ser optativa (no meu curso era) porque quem visa somente o mercado não precisaria trabalhar. É um tipo de vantagem a regulamentação da nossa área: hoje um monte de faculdades abrem cursos com o mesmo nome ensinando conteúdos diferentes e cursos de nomes diferentes pra ensinar a mesma coisa. Por causa disso, as empresas não querem nem saber se você fez Sistema de Informação, Ciência da Computação ou Engenharia da Computação. [/quote]

Esse tipo de matéria é útil para permitir que se criem empresas capazes de produzir inovação tecnológica de verdade. Não vai ser criando porcarias como o Maker ou exportando mão-de-obra barata que o pais vai conseguir se afirmar tecnologicamente.

Num pais onde a enorme maioria, com ou sem pós-graduação, simplesmente não tem capacidade de produzir tecnologia avançada, como vamos sair um dia de fazer CRUD?

A regulamentação vai criar mais um cartório, isso nunca vai ser bom.

Eu vejo o contrário acontecendo, cada dia que passa está mais difícil produzir o software que atenda as atuais necessidades do cliente. CRUD é um problema que foi resolvido a mais de uma década. Hoje 99% dos programadores simplesmente não sabe o que fazer com um sistema multi-core. Se um cliente pedir para que a aplicação seja otimizada para funcionar com 4-16 cores o caboclo vai ficar olhando pro teto perdidão, simples assim.

Mão de obra qualificada está valorizando em um rítmo muito acelerado enquanto os pé-de-boi vão continuar a receber 1,99.

marcosalex:
Cara, construção de compiladores foi minha área de mestrado. O objetivo dessa matéria não é comercial, mas científico. Vai ter valor se um dia você for trabalhar na borland, IBM ou MS, caso contrário é só na pesquisa científica.

Tenho que discordar com vc… isto é algo de extrema importancia se vc quiser no minimo ser um programador BOM e não um codemonkey da vida que as fabricas costumam contratar… as abilidades que vc aprende com isto não é somente pra poder trabalhar em uma borland da vida mas sim ter a capacidade de trabalhar com strings e cadeias de caracteres e geradores de codigo de modo fino… vc pode achar que nunca na vida se deparara com algo assim… meramente se vc for codemonkey de alguma fabrica de software onde so se faz basicos relatorios e formularios dai sim não precisara nunca disto mas se vc trabalhar em uma consultoria que faz software de verdeda alguma ou outra hora precisara trabalhar com strings de modo mais fino para geração de protocolos, xml, parses porem uma serie de coisas e com geração de codigo tb… se vc for desenvolver algum framework ou ferramenta para auxiliar no desenvolvimente de qualquer coisa tera que ter este tipo de conhecimento…
nem tudo vc consegue pronto porai…

mas um grande problema das empresas brasileiras é que elas pensam sempre pequeno sempre quererm desenvolver apenas CRUDs… CRUDs pequenos, CRUDs gigantescos, CRUDs absurdamente gigantescos mas porem CRUDs… e as empresas mais bem sucedidas no ramo não fazem sequer CRUD algum… Google, IBM, Borland, Xerox, M$, Oracle… e varias outras investem em tecnologia e principalmente em ideias… fazem tecnologia vindas de ideias e não usam tecnologias caras a fim de fazer CRUDs melhores… e no Brasil?
que empresa que investe nisto? nenhuma que eu conheça pelomenos aqui as empresas da area so fazem CRUDs e o profissional é treinado para ser um “Mestre CRUDEIRO”… é so isto que se tem poraqui!!!

Eu acho que o objetivo de estudar compiladores não é que você saia no mercado de trabalho desenvolvendo compiladores. Mas sim, entender como ele funciona. Preencher aquela lacuna do conhecimento de CC onde fica a pergunta “Como funciona o compilador?”. Entender o que essa ferramenta mágica faz para transformar código-fonte em código compilável (ou interpretável). Para quem quer sair por aí fazendo compiladores no mercado de trabalho, daí sim, vai fazer um mestrado nisso. :slight_smile:

Por outro lado HÁ aplicação disso comercialmente sim (mas pouca gente vê). Já tive que criar um parser para um tipo de arquivo em um formato estranho que era enviado pelo software do cliente e converter em um arquivo de outro formato. A solução foi criar um compiladorzinho para isso.

Outro caso, foi um programinha que lia uma estrutura contendo vários campos e gerava um código java para aquilo. Esse gerador atuava como um pequeno compilador. :slight_smile:

Sem falar de inúmeros casos que vi onde era feito parsing de XML, JSON, formatos especiais de arquivos, muitas vezes de forma gambiarrosa. Quando aplicado os conceitos de compiladores, o código fica bem mais simples, enxuto e muito menos propenso a erros. :smiley:

[size=18]Mercado de trabalho para programadores, está indo muito mal!? [/size]

:arrow: Já disso isso antes, programador nunca foi e nunca será uma atividade funcional e sim ele já é um instrumento substituido por ferramentas de desenvolvimento de sistemas.

:wink: Perante a leitura aqui que se segue, os profissional atuam em cenário n-tier, o que fazer absouver diversas experiências em sistemas e estruturas de arquiteturas, atuante tanto em J2EE/JEE / Dot.NET/Windows DNA ,ERPs etcs… etc…entre outras tendências tecnológicas.

:idea: Pensar eu sou um programador hoje em dia , e o mesmo que não entender a evolução de uma demanda de fatores de n-segmentos(seja ela Industria, Comercio, Ciêntifico , etc…etc…) que vem se transformando constantemente, com infinita possibilidades no caminho da tecnologia da informação.

[quote=Marcio Duran] :arrow: Já disso isso antes, programador nunca foi e nunca será uma atividade funcional e sim ele já é um instrumento substituido por ferramentas de desenvolvimento de sistemas.
[/quote]

Discordo completamente. Se você acha que programador é um instrumento substituído por ferramentas, vá usar o maker então.

Tá. E daí?

public class MauricioDuram {

private boolean besteira;

public void fala(boolean besteira) throws IstoNonExcisteException {
          if (!besteira) {
            throw new IstoNonExcisteException("Mauricio so fala besteira!!!")
          }
         this.besteira = besteira; 
     }

}

[quote=louds][quote=Sergio Figueras]
Acho que não entendeu direito. Então deixa eu te explicar.

Beleza, você quer poder trabalhar com redes neurais artificiais, Java e eletronica? Uma prova de cada assunto, com questões PRÁTICAS (ex: desenvolva uma RNA capaz de reconhecer um padrão de movimento de robô e apontar para onde ele vai na proxima volta usando Java). Uma prova integrada e uma prova que conteria questões randomicas especificas sobre cada assunto.
[/quote]

Quem vai fazer as provas? Eu trabalho no desenvolvimento de implementação de máquina virtual CLR; tanto no runtime, lidando com o sistema de tipos, GC ou JIT; quanto nas bibliotecas. Por que vou ter que fazer toneladas de provas? Vou ter que fazer outra tonelada de provas se resolver passar um mês mexendo na pillha de webservices?

Aumenta o salário de quem? Ser para juniors e gente em consultoria 1,99. Pelas empresas que eu passei, a maioria tava pouco se lixando por certificações por saber que são inúteis.

Velho, isso de quem vai fazer a prova, etc, são coisas a serem definidas. Não estou dizendo pra você que deveria fazer uma prova de cada ferramenta, mas sim que deveria fazer uma que CONTIVESSE varias questões práticas para o que voce usaria no dia a dia. Eu estou sugerindo isso porque cá entre nós, acho MUITO provavel que tentem regulamentar essa porra. No fundo eu acho que não deveriam regulamentar, mas se forem, que seja com provas.

Nós estamos falando de maioria. A maioria dos programmers que tiram certificação mesmo sendo em consultorias LIXO e/ou trabalhando em bancos tem o seu salário aumentado por causa disso.

Agora o fato é o seguinte, cara. Eu vejo que tem muita gente lixo no mercado - se tivesse uma forma de tirar a maioria delas (ou seja, exigir PROVA de conhecimento) eu apoiaria. Eu também não tenho faculdade alguma, mas eu me garantiria se tivesse uma prova de Java para programador Pleno e eu tivesse que fazer. Agora quanto a frameworks, etc, não acho que deveria ter prova, isso é coisa que se aprenderia a parte. Mas digamos que você DIZ “Eu sou programador Java”. É? Então beleza, coda X ou responde essas questoes.

Agora não sejamos hipócritas, tá quase na cara que isso ai vai ser aprovado. Tu acha mesmo que um BB da vida vai falhir por falta de programadores? Com certeza algumas várias grandes empresas irão achar algum furo burocrático sobre isso. Simples, não? A maior parte dos advogados fazem isso todos os dias.

Contribuição pra projetos OpenSource não tem nada a ver, se você está nele é porque voce tem mérito - não por indicação ou contratação errônea. Ninguém vai cobrar de uma organização opensource que todos os coders sejam certificados ou algo do tipo.

Quer ver um exemplo simples e prático? Uma empresa de médio porte, aonde todos os programadores NÃO SÃO certificados - é obrigada a stopar com as atividades por causa disso. Solução? Inventa uma suposta equipe opensource com os ex-membros da empresa e todos os meses a empresa dá uma espécie de bonificação. Não é ilegal e é uma saída prática momentânea.

Não tõ querendo transformar a sua vida num inferno, mas veja cara: tá meio na cara que vão aprovar isso. E não sei se vc sabe, mas ano passado também foi regulamentado que śo estatísticos podem trabalhar com estatística. Outro exemplo.

Opinião:

Eu não sou formado tive que parar a faculdade, pq não tinha tempo para terminar de tanto trabalho que eu tinha como desenvolvedor. Eu to numa equipe de 4 consultores(2 em Java, 2 em Oracle) um é formado em Administração outro em Engenharia Civil, de 4 pessoas numa equipe só uma é formado em Ciência da Computação.

Eu não estou esquetando com essa lei por causa do meu diploma, pq já completei 5 anos de experiência com desenvolvimento.

No cliente onde estou trabalhando:

Os consultores de oracle aqui são bons mesmo, eles configuraram OAS que envolve kernel do SO, montaram o esquemo de load-balance do Oracle, clusterização, conheçem de migração e sinceramente deixam vários DBA´s de Oracle por ai no chinelo.

Nós temos uma solução Oracle Rack aqui no cliente, há três anos que a solução não funcionava, vieram DBA´s aos montes aqui e nada de resolverem. Os dois consultores resolveram os problemas.

Cara, não sou a favor de jeito nenhum:

1. Pagar anuidade, eu não to afim!
  2. Cara isso pode fazer o salario de TI cair muito, pois os profissionais que hoje não tem formação superior TI podem acabar indo pra ilegalidade e isso ter reflexo nos salários que essas consultorias XXX pagam.

Abraço a todos.

Comentário modificado: Maldoso demais. =)

acho bom esta legalisação mas desde que não desempregue quem ja esta no mercado…
pois qualquer um podendo atuar na area aumenta a competividade diminui os empregos alias para aqueles que pagaram cara por uma formação podem perder emprego para aqueles que são de outra area…
um administrador que estuda informatica pode se engressar no ramo da informatica mas um computeiro mesmo não pode ser um administrador se estudou administração? sera q e justo isto? onde tera menos empregos? na administração ou na informatica??? sou a favor desde que não desempregue aqueles que tem no minimo 1 ano de profissão…

Se o cara que fez administração é mais competente do que o cara que fez computação, qual o problema?

e se o cara que faz computação é mais competente para administrar que o cara que faz administração ou mais competente que o cara que faz direito para advogar então qual o problema do computeiro ser advogado ou administrador?

:arrow: O problema é a oportunidade de acesso e treinamento, que essa Multinacionais pouco se preocupam em investir em ter seus Modelos de Processos,entre outras estratégias não dominante tecnologicamente e culturalmente por não terem pesquisadores em suas empresas(ou você acha que pesquisador so tem em Universidades), e nisso perante decisões e investimentos financeiros de risco.

:arrow: Você como consultor se depara com um vasto recurso de informação sem saber pra onde deve ir, por uma abrangência que não só Java na solução mas em um Core de muita complexidade e muita vezes sem esta no seu alçance técnico.

:idea: [size=18]Desafios:[/size]

:arrow: Formação Superior, Graduação, Pos-Graduação, Mestrado, Doutorado entre Idiomas etc…tudo na verdade uma questão de oportunidade ou então buscar maturidade profissional entre esta sempre antenado com o mercado da transformação o de TI.Claro que isso não é algo final ou o mais direcionável a se entender você como um profissional, mas desde que assuma a idéia que as coisas muda e muda de forma, alarmante mesmo e pior pra quem vive em um País que não tem lá um reflexo de exportação em tecnologia de ponta.

• Você já viu Tony Stark, trabalhando ??? é bem por ai !!! :wink:

Teoricamente nenhum.

hello kitties strike back

[quote=Marcio Duran][quote=victorwss]
Discordo completamente. Se você acha que programador é um instrumento substituído por ferramentas, vá usar o maker então.

Tá. E daí?

[/quote]

:arrow: O problema é a oportunidade de acesso e treinamento, que essa Multinacionais pouco se preocupam em investir em ter seus Modelos de Processos,entre outras estratégias não dominante tecnologicamente e culturalmente por não terem pesquisadores em suas empresas(ou você acha que pesquisador so tem em Universidades), e nisso perante decisões e investimentos financeiros de risco.

:arrow: Você como consultor se depara com um vasto recurso de informação sem saber pra onde deve ir, por uma abrangência que não só Java na solução mas em um Core de muita complexidade e muita vezes sem esta no seu alçance técnico.

:arrow: Formação Superior, Graduação, Pos-Graduação, Mestrado, Doutorado entre Idiomas etc…tudo na verdade uma questão de oportunidade ou então buscar maturidade profissional entre esta sempre antenado com o mercado da transformação o de TI.Claro que isso não é algo final ou o mais direcionável a se entender você como um profissional, mas desde que assuma a idéia que as coisas muda e muda de forma, alarmante mesmo e pior pra quem vive em um País que não tem lá um reflexo de exportação em tecnologia de ponta.

[/quote]

Ou seja, CERVEJA
Nova Schin, beba com moderação.

[quote=Marcio Duran][quote=victorwss]

Tá. E daí?

[/quote]

[/quote]

kkkkkkkkkk. O teu chefe deve ser muito legal. Deixar as pessoas irem trabalhar bêbadas.

Será que está bêbado? Bem, no meu minidicionário de preconceitos que muitas vezes são reais tem outras descrições, também.

Como dizia Jim Morrison: “People are strange”.

Algumas pessoas vivem em outros universos. =) E bem, não estou sendo psicodelico.

Legal terem tocado no assunto de certificações e o escambal!

Não lembro se já falei sobre meu curriculo acadêmico, mas vou dar uma palhinha…

Comecei a programar aos 12 anos em Clipper, e fui aprendendo tudo como autodidata, não fiz faculdade e não tenho nenhuma certificação, para não dizer q nunca pisei na faculdade, fiz 3 meses de Publicidade e Propaganda.

Hoje estou em Portugal, trabalhando para o maior banco do pais, e trabalho com Java e .Net, tanto na área de web como desktop.

Como este mundo é injusto! Eu no Brasil estaria desempregado vendendo cachorro quente? Talvez, mas o que quero dizer é que, pode ter ai 20 certificações, 20 diplomas, nada vai garantir q é um bom profissional na área X e que sabe trabalhar em grupo, quem é bom é bom e ponto! Com diploma ou sem diploma, sendo bom naquilo que faz é q faz toda a diferença…

E como eu digo sempre e muitos devem dizer o mesmo: quem é bom programador, programa em qualquer linguagem, e aprende a trabalhar com qualquer coisa!

Hoje se tens 10 certificações Java, como vai ser a tua migração pra Ruby por exemplo? Vai ser fácil guardar na gaveta as certificações? Claro que no sentido figurado… certificações é importante mas não é o que faz a diferença, pra mim nunca foi um problema, o trabalho que eu faço é que é o meu curriculo e só.