Mercado de trabalho para programadores, está indo muito mal!?

[quote=pinto][quote=titanius]
Sou a favor da lei LEI 607/2007
[/quote]
Estou sinceramente torcendo pra vc encontrar um trabalho digno, todos merecem um.
Mas lamento dizer que lei nenhuma vai garantir trabalho pra vc… isso se conquista com competência.
[/quote]

É amigo, pode ser que lei nenhuma garanta emprego, mas pelo menos vou competir com alguem que teve o mesmo tempo de estudo que eu e irá valorizar o tempo dispendido e vai pensar 2 vezes antes de abaixar o preço de alguma coisa… Vai tirar esse monte de “crianças” que mal sabem digitar, sair fazendo “sisteminhas” medíocres e difamando o nome e a profissão de programador.

[]s

Amigo,
Não foi fácil pra ninguem aqui entrar no mercado

Cara me manda seu cv que eu conheço muita gente lá e posso ver ser te ajudo!

davi.piala@yahoo.com.br

[quote=titanius]
É amigo, pode ser que lei nenhuma garanta emprego, mas pelo menos vou competir com alguem que teve o mesmo tempo de estudo que eu e irá valorizar o tempo dispendido e vai pensar 2 vezes antes de abaixar o preço de alguma coisa… Vai tirar esse monte de “crianças” que mal sabem digitar, sair fazendo “sisteminhas” medíocres e difamando o nome e a profissão de programador.

[]s[/quote]

Você tá falando da enorme galera que fez universidade, acha que aprendeu alguma coisa e sai fazendo porcaria em série?

[quote=louds][quote=titanius]

[]s[/quote]

Você tá falando da enorme galera que fez universidade, acha que aprendeu alguma coisa e sai fazendo porcaria em série?
[/quote]

Na verdade ele está falando da galera que nem fez faculdade e já sai fazendo porcaria em série (o que é ainda pior).

mandei meu curruculo, fico agradecido, obrigado mesmo.

Não amigo, não é que quem fez faculdade é o bom, o que faz coisa boa… mas partimos do pre-suposto que o cara fez uma faculdade, que seja particular, e gastou algo em torno de 500,00 por mes, durante 4 anos, num total 24.000,00. Fora os “extras”, esse sim, não vai cobrar mixaria em alguma coisa. Precisamos de regulamentação sim, afim de proteger o mercado de trabalho (nós programadores sérios) e punir os programadores errados. Sei que nenhuma faculdade faz o profissional, mas assim como Médico, Engenheiro e Advogado (entre outros) temos que nos unir, para principalmente cobrar dos profissionais ruins que fazem a fama de vagabundo de todos que trabalham na área de informática (Vai me dizer que nunca ouviu isso?!)

[]s

[quote=titanius][quote=louds]
[/quote]

Não amigo, não é que quem fez faculdade é o bom, o que faz coisa boa… mas partimos do pre-suposto que o cara fez uma faculdade, que seja particular, e gastou algo em torno de 500,00 por mes, durante 4 anos, num total 24.000,00. Fora os “extras”, esse sim, não vai cobrar mixaria em alguma coisa. Precisamos de regulamentação sim, afim de proteger o mercado de trabalho (nós programadores sérios) e punir os programadores errados. Sei que nenhuma faculdade faz o profissional, mas assim como Médico, Engenheiro e Advogado (entre outros) temos que nos unir, para principalmente cobrar dos profissionais ruins que fazem a fama de vagabundo de todos que trabalham na área de informática (Vai me dizer que nunca ouviu isso?!)

[]s[/quote]

Tem rolado uma discussão séria sobre isso no Underlinux.

Agora cara, não sei que facul você faz - mas se faz uma particular provavelmente vai saber que 90% dos alunos escolheu TI por gostar de baixar filmes e gostar de Emule. E todos esses, quase todos - não sabem nem o que é um bit.

Tem muita gente que faz facul porque papai e mamae pagam, então nao estao nem ai se vão virar bons ou não.

Eu sou a favor da regulamentação, MAS - tirando a porcaria de diploma em questão e colocando uma espécie de certificação. Você quer poder se candidatar ao cargo de programador sênior em linguagem X? Então, uma puta duma prova você teria que responder. Ai sim.

Meu amigo, o tanto de gente retardada que faz facul e sai sem saber NADA não é brincadeira.

Tem um colega meu em Palmas que tá no 6 semestre e não sabe nem HTML, pra tu ter idéia!

Meu amigo, facul pra mim - não significa nada.

Concordo com você em partes. Faculdade não quer dizer nada, mas pelo menos o cara fez alguma coisa. Agora, certificação somente não acho justo, perfeito seria se juntasse os dois como na OAB. Contudo há pessoas contra. Acredito que, quem é contra a regulamentação é porque não é formado, pow, se a pessoa que não é formada, é melhor que a que fez faculdade, porque dessa pessoa não fazer a faculdade? Qual a desculpa? Já que “qualquer um” pode fazer uma faculdade de “qualquer jeito” porque então quem não tem diploma não faz uma faculdade “meia boca” só pra ter o diploma? Falta de tempo?! Relativo… amigos meus formaram trabalhando o dia inteiro em 2 empregos. Dinheiro!? Relativo, hoje existe FIES, PROUNI e o escambau… acredito que tem que restringir sim.

Agora, se mesmo tendo a regulamentação, e o cara tem um diploma e é uma porcaria. Bom, Cria-se um Conselho então para isso. Só se trabalha na área quem tiver carteirinha (vide OAB), se o cara for ruim mesmo, tira isso dele. E se quiser de volta, que faça prova tudo denovo… Simples.

[]s

Qual a utilidade de uma prova? Mostrar que a pessoa estudou para passar? Qual a utilidade para o empregador dessa pessoa saber que ela tirou 0 ou dez? Nenhuma.

Na nossa área a diferença de conhecimento é tão diversa que qualquer mecanismo de prova está fadada a ser um enorme desastre. Deixe que os próprios empregadores cuidem de evitar contratar pessoal ruim.

Quanto a não saber X ou Y. Para trabalhar na minha equipe, o cara não precisa nem ter idéia do que seja HTML ou como funciona a web. Provavelmente a maioria mal sabe o significado o termo. Porém para entrar, mesmo um júnior ou estagiário, exigimos que o cara seja capaz de escrever sozinho em C um gerador de código nativo e usá-lo para compilar uma linguagem de baixo nível besta. Quantos lugares precisam desse tipo de conhecimento, muito poucos, mas eles vão ser prejudicados por terem seus profissionais obrigado a estudar para uma prova chega de conhecimento inútil.

Sinceramente acho que se essa porcaria de regulamentação passar e for aplicada como os que a desejam a situação via piorar muito. Pois de uma hora para outra 90% das pessoas vão ser mandadas para rua, muitas empresas vão quebrar por ficarem sem pessoal, muita gente boa vai ficar desempregada pela burrice do sistema e todos vamos perder. Pessoalmente eu vejo que uma grande parte dos que apóiam essa lei absurda seriam os que não passariam no “teste da ordem”.

[quote=louds]Sinceramente acho que se essa porcaria de regulamentação passar e for aplicada como os que a desejam a situação via piorar muito. Pois de uma hora para outra 90% das pessoas vão ser mandadas para rua, muitas empresas vão quebrar por ficarem sem pessoal, muita gente boa vai ficar desempregada pela burrice do sistema e todos vamos perder. Pessoalmente eu vejo que uma grande parte dos que apóiam essa lei absurda seriam os que não passariam no “teste da ordem”.
[/quote]

Ninguem seria mandado embora, pois haverá um tempo para que tais pessoas atualmente empregado, possam providenciar os requisitos para a regulamentação, como estão fazendo com os professores públicos, deram até 2010 para que todos os professores tivessem pós-graduação, depois disso, se não tiver, rua. Nesse tempo, quem não tiver diploma ou o que seja pra comprovar, que corra atrás para ter um, e se mesmo assim não conseguir, é por falta de tentar ou preguiça, concorda?

[]s

Qual a utilidade de providenciar os requisitos da regulamentação?

Qual a utilidade de impor 3500 horas de punição aos bons profissionais não formados para tirarem um bacharelado?

Olá

Parece que o assunto deste tópico desvirtuou para regulamentação da profissão…

Para aqueles que não conhecem e não entendem os benefícios de uma profissão regulamentada vou contar minha experiência como engenheiro:

1. Paguei CREA durante 35 anos e nunca obtive nenhuma vantagem a não ser receber uma revistinha que muitas vezes fazia propaganda política.

2. Nas raras vezes que procurei o CREA para alguma coisa, não obtive o que precisava.

3. Como vocês devem saber, o CREA não é dos “cartórios” que cobram mais caro a anuidade. A OAB cobra muito mais. Porém o CREA cobra um monte de outras coisas como por exemplo a ART - Anotação de Responsabilidade Técnica.

4. O CREA não fiscaliza se algum engenheiro está ganhando abaixo do piso profissional de engenheiro porque não tem como se imiscuir no contrato do engenheiro com a empresa (não vai ser na informática que isto será possível).

5. O CREA não fiscaliza se alguma empresa contrata engenheiros estrangeiros. Já trabalhei em multi nacional e tinha um monte de engenheiros estrangeiros formados sei lá aonde e pouco se lixando para o CREA.

6. O CREA não faz nada como por exemplo no caso da queda do viaduto Paulo de Frontin no Rio em que o projetista era um figurão e fez caca que matou gente. O CREA só age se for na periferia e se o construtor não tiver pago ao CREA.

Resumindo, paguei, paguei, paguei e não obtive nada em troca.

Acreditem, estes projetos de regulamentação servem apenas para criar novos cartórios. Para obrigar os honestos a pagarem alguma coisa a algum órgão do tipo CREA

[]s
Luca

Apesar de fazer faculdade eu sou contra essa lei…

Não acho que faculdade vale muita coisa assim não. É claro que quem faz tem os seus
méritos, mais daí a não deixar os profissionais que já estão na área e não são graduados
irem pra rua é brincadeira…

Isso só vai dar problema, geralmente a galera que saí da faculdade não tem preparo nenhum
para trabalhar com programação. Na minha sala por exemplo, no total de 60 alunos eu acredito
que 5 tem capacidade para seguir nessa profissão. Se todas as empresas forem obrigadas a contratar
quem for graduado os salários vão baixar e todos os “sem experiências” vão sofrer no começo. À menos que a empresa contratante seja grande e possua um bom número de funcionários mais experientes que podem auxiliar os calouros nessa migração.

Qual a utilidade de uma prova? Mostrar que a pessoa estudou para passar? Qual a utilidade para o empregador dessa pessoa saber que ela tirou 0 ou dez? Nenhuma.

Na nossa área a diferença de conhecimento é tão diversa que qualquer mecanismo de prova está fadada a ser um enorme desastre. Deixe que os próprios empregadores cuidem de evitar contratar pessoal ruim.

Quanto a não saber X ou Y. Para trabalhar na minha equipe, o cara não precisa nem ter idéia do que seja HTML ou como funciona a web. Provavelmente a maioria mal sabe o significado o termo. Porém para entrar, mesmo um júnior ou estagiário, exigimos que o cara seja capaz de escrever sozinho em C um gerador de código nativo e usá-lo para compilar uma linguagem de baixo nível besta. Quantos lugares precisam desse tipo de conhecimento, muito poucos, mas eles vão ser prejudicados por terem seus profissionais obrigado a estudar para uma prova chega de conhecimento inútil.

Sinceramente acho que se essa porcaria de regulamentação passar e for aplicada como os que a desejam a situação via piorar muito. Pois de uma hora para outra 90% das pessoas vão ser mandadas para rua, muitas empresas vão quebrar por ficarem sem pessoal, muita gente boa vai ficar desempregada pela burrice do sistema e todos vamos perder. Pessoalmente eu vejo que uma grande parte dos que apóiam essa lei absurda seriam os que não passariam no “teste da ordem”.

[/quote]

Acho que não entendeu direito. Então deixa eu te explicar.

Beleza, você quer poder trabalhar com redes neurais artificiais, Java e eletronica? Uma prova de cada assunto, com questões PRÁTICAS (ex: desenvolva uma RNA capaz de reconhecer um padrão de movimento de robô e apontar para onde ele vai na proxima volta usando Java). Uma prova integrada e uma prova que conteria questões randomicas especificas sobre cada assunto.

Nisso eu não vejo nada demais, ué. Uma SCJP da vida é isso. Agente faz SCJP por tres motivos simples: O empregador gosta , aumenta o salario, e você aprende coisas interessantes. (ao menos pra mim é isso).

Agora me diga, és ingenuo o suficiente pra achar que várias empresas vão quebrar e vão mandar gente embora(dessa ultima nao duvido tanto)? Meu amigo, quem tem um negócio não quer ver ele nafraugar nem ferrando. Os caras sempre dão um jeito, nem que seja na ilegalidade contratando uma suposta firma de limpeza pra fazer software cara.

Eu seria um dos que fundaria uma empresa por isso.

Mas se bem que isso tudo parece que vai ser quase um grande teste daquelas fraternidades idiotas americanas.

[quote=titanius]Concordo com você em partes. Faculdade não quer dizer nada, mas pelo menos o cara fez alguma coisa. Agora, certificação somente não acho justo, perfeito seria se juntasse os dois como na OAB. Contudo há pessoas contra. Acredito que, quem é contra a regulamentação é porque não é formado, pow, se a pessoa que não é formada, é melhor que a que fez faculdade, porque dessa pessoa não fazer a faculdade? Qual a desculpa? Já que “qualquer um” pode fazer uma faculdade de “qualquer jeito” porque então quem não tem diploma não faz uma faculdade “meia boca” só pra ter o diploma? Falta de tempo?! Relativo… amigos meus formaram trabalhando o dia inteiro em 2 empregos. Dinheiro!? Relativo, hoje existe FIES, PROUNI e o escambau… acredito que tem que restringir sim.

Agora, se mesmo tendo a regulamentação, e o cara tem um diploma e é uma porcaria. Bom, Cria-se um Conselho então para isso. Só se trabalha na área quem tiver carteirinha (vide OAB), se o cara for ruim mesmo, tira isso dele. E se quiser de volta, que faça prova tudo denovo… Simples.

[]s[/quote]

Caro Titanius Dr. Gregory House (seriado bom da porra, mas prefiro ER),

Velho, eu conheço várias pessoas (inclusive eu) que não fariam faculdade por achar que é dinheiro desperdiçado, por achar que não vai acrescentar em nada e só vai atrapalhar. Eu por exemplo, consigo tranquilamente hj em dia estudar 10h por dia e faculdade pra mim não serviria mais nada. Eu realmente já peguei uma grade toda de um curso de TI e fiz dois anos em 1 ano estudando em casa. Entrei no site, baixei a grade e fiquei estudando (a parte chata eram os calculos da vida). Pra livros eu ia nessa mesma faculdade e pegava no nome da minha irmã. E olha que a facul não era ruim. Lá na intel, um dos arquitetos do Centrino (na epoca que fui la, Phoenix, AZ) ele não tinha nem terminado a facul. Terminou o segundo grau normalmente, fez o 1 ano de facul, largou, e ai chamaram ele e fez a vida lá.

É besteira fazer faculdade, a não ser um MIT, Rockfeller, ou um GameInstitute da vida. E aliás, eu vou fazer em um destes, mas só daqui a um bom tempo quando temrinar de juntar dinheiro. (haja dinheiro, muamuamua).

Cara, eu tõ nessa estrada tem bem uns 10 anos e não acho que faculdade valha nada. Já andei do 3dsmax e blender e edição de imagem a programação de RNA, circuitos embarcados e FPGA. 80% dos negos que eu ACHAVA bom, nao tinham se formado.

That’s all.

[quote=Sergio Figueras]
Acho que não entendeu direito. Então deixa eu te explicar.[/quote]

Você deveria explicar para algumas outras pessoas e organizações. E países.

Mas tudo bem, vamos seguir seu raciocínio.

1)No meu projeto atual eu trabalho com C++, Ruby, Java (algumas dezenas de frameworks) e JavaScript. Acesso bases relacionais em Oracle, MySQL e pela primeira vez teho que usar um LDAP como base de dados. No front-end tenho apache, aguns netapps e tomcats. Uma engine de busca proprietária e rodando em Solaris e GNU/Linux. Quantas provas eu teria que fazer para estar apto para entrar nesse projeto?

1. Sabendo que uma prova SCJP não garante que a pessoa saiba Java, como o louds te disse antes, qual vai ser a mágica desta prova que você sugere?

2. Sabendo que um assunto simples como orientação a objetos possui dezenas de variações (OO em Java é diferente de OO em Ruby que é diferente de OO em Lisp que é diferente de OO em C++ e por aí vai) como eu conseguiria fazer uma prova eficiente de um conceito desses?

3. Se uma faculdade, onde alguém passa ao menos 4 anos estudando estes assuntos e sendo avaliado várias vezes por ano nestes, não prova que a pessoa é competente como essa prova vai provar?

4. Na maioria dos bancos os economistas e matemáticos usam MATLAB e até Excel para criar boa parte dos programas mais úteis para eles. Eles são o que você provavelmente chama de ‘proramadores errados’ porque mesmo sem saber uma vírgula do que é um sistema de informação eles criam sistemas. Isso é bem diferente de um médico, não? Será que não é mais próximo de um matemático, já que você não precisa ser profisional em matemática para fazer uso dela? Como fazemos nesse caso?

http://www.guj.com.br/posts/list/41349.java

louds:
Porém para entrar, mesmo um júnior ou estagiário, exigimos que o cara seja capaz de escrever sozinho em C um gerador de código nativo e usá-lo para compilar uma linguagem de baixo nível besta.

:shock: nossa para entrar como estagiario o cara precisa saber fazer um compilador em c??? :shock:
so pensando que me fodi um ano inteiro pra fazer um imagina uma prova dessas em uma empresa quantos meses o cara tem pra fazer tal??? compiladores é extremamente complexo… e so para vc se quer tentar fazer algo que se pareça com um vc no minimo tenque ter boas noções em maquinas de estados, Gramatica livre de contexto (GLC) muita por sinal, analise de arvores top downs e muito mais… uma infinidade de conceitos que geralmente se aprende em 1 ano em Teoria da Computação e depois disso mais um ano em compiladores… pelo menos na minha faculdade foi assim… e no entanto estas materias geralmente so existe nos cursos de CC nem nos de engenharia tem (pelo menos na minha facul nao tinha) muito menos nos bacharelado em informatica, analise de sistemas ou sistemas da informação… e muito menos nos de tecnologia… algo que se da pra perceber tbm e que tanto as provas da pro-uni qto as provas para conseguir um emprego publico na area da informatica abortao somente os conteudos dados em CC… este é um curso que com ctza que quem entra pq gosta de baixar coisa no emule sai no primeiro mes… por isto sempre no primeiro semestre a turma tem 40 alunos e no ultimo apenas 5… isto e normal…
mas voltando ao assunto… não aconselho ngn a vir para curitiba tbm… pois aqui a coisa ta preta tbm…
são poucas empresas que contratam… e estas empresas ja estão a maioria com suas vagas preenchidas…

"

"