Mercado de trabalho em Campinas ou região (Hortolandia, Holambra, etc)

Fala ae galera!

Pra quem mora/trabalha nessa região como está a situação de mercado por ai pra um programador Java Júnior com scjp 6?

Tem muita vaga? Qto tao pagando +ou- pra pj ou clt?

Sou de SP e nao vejo a hora de sair da capital… nao aguento mais esse stress d transito, metrô e onibus lotado…

abraço!

Região de Campinas é chamada de ‘Vale do Silicio brasileira’…daí vc já tem uma idéia…

Existe muitas empresas naquela região…exemplos que conheço:

IBM (Hortolandia)
Stefanini (Jaguariuna)
CNPQ~(estrada Campinas - Jaguariuna)

Tem uma outra que conheço que fica proxima a Holambra…na rodovia Campinas - Mogi Mirim…não lembro o nome agora…entre outras, claro…o que mais tem naquela região são opções…não sei quanto tão pagando não…mas tem vagas por lá sim…só um conselho: não more em Hortolandia.

ate mais…

é to ligado q Hortolandia ta virando um favelao (no sentido ruim, já q tem muita gente boa em favelas tb) graças ao presidio d lá… a minha ideia era morar em campinas ou jaguariuna mesmo… holambra quem sabe…

o pólo de tecnologia de la tb é uma boa opcao… vou mandar uns cv’s pra la pra ver no q dá… valeu!

[quote=FabricioWithTears]é to ligado q Hortolandia ta virando um favelao (no sentido ruim, já q tem muita gente boa em favelas tb) graças ao presidio d lá… a minha ideia era morar em campinas ou jaguariuna mesmo… holambra quem sabe…

o pólo de tecnologia de la tb é uma boa opcao… vou mandar uns cv’s pra la pra ver no q dá… valeu![/quote]

o salário é cerca de uns 20% menor do que sampa, mas a qualidade de vida acho que compensa, vc pode tambem morar em outras cidades como valinhos, vinhedo, que parecem ser muito boas de se morar… se conseguir alguma coisa lá dê as dicas pra galera…

Não confundir com CPqD.

Tto a qualidade de vida como o custo tb sao bem melhores… onibus mais barato, nao tem transito (tá 20 min nao sao nda comparados há 2hs), casas mais baratas, etc…

nao sou d sair aki em sp mesmo, entao o problema d nao ter muito aonde ir a noite nao terei… quero ganhar em qualidade de vida mesmo… em sp nao se vive mais…

Se eu estivesse morando no Brasil com certeza mudaria de SP. Adoro minha cidade (afinal nasci e morei em SP a vida inteira ) mas esta QUASE impossivel de se viver nessa cidade. Tem gente DEMAIS!

Mudaria ou pra algum lugar no interior de SP ou ia mais pro Sul.

//Daniel

Eu tb tenho pensado seriamente nisso, imagina você tendo 3 horas a mais por dia?? poderia fazer uma pós, ou freqüentar a academia, ou dormir mais… hehe… Além disso acho que o problema do trânsito em sp não vai se resolver porque todas as iniciativas teriam que ser a longo prazo, não é construindo pontes que irão arrumar alguma coisa… e os políticos pensam apenas a curto prazo, de preferência apenas até a próxima eleição…

Cara não se iluda quanto ao transito, é lógico que são em niveis bem diferentes.

Mas pelo que percebi, você utiliza tranporte publico, já vou adiantando que a qualidade do transporte aqui esta cada vez piorando mais.

Mas o custo e a qualidade de vida com certeza compensam muito.

Se decidir se mudar seja bem vindo, mas cuidado com a agua daqui porque só os que aqui nascem estão imunes.

O problema nao eh nem o transito.
Quando eu trabalhava ai levava entre 1:30 - 2:00 horas pra ir e o mesmo pra voltar pra casa e nem me incomodo porque sempre vou lendo algum livro ou revista. E pessoalmente eu nao gosto de carro, prefiro pegar onibus e metro.
O problema eh gente demais em qualquer lugar que vc va, onibus e metro sao cheios a qualquer hora do dia.
Lembro que a muito tempo atras, metro so era cheio mesmo nos horarios de pico, agora eh SEMPRE cheio, inferno total.
Onibus a mesma coisa.
Quando vc sai de casa no final de semana, mais fica irritado que se diverte, fila pra tudo.

//Daniel

Esses sao pontos q me fazem procurar algo pro interior… e em relacao ao transporte eu nao trabalho d carro aki pq trabalho na av. paulista, mas se eu for pra ai eu compro nem q seja um fusca [:lol:] hehehe

Fala Fabrício,
Vi sua mensagem privada e, ao invés de somente respondê-la, vou opinar aqui no seu tópico pra que todo mundo possa ler. Tomei a liberdade de copiar a sua mensagem:

[quote=Fabrício]Bom dia!
Vi num topico q vc morava em campinas (ou mora ainda) gostaria de saber como é o mercado la pra java… sou junior, mas semana q vem tiro minha certificacao…
tem ideia mais ou menos do valor/hora e quantidade de empresas pra se trabalhar?
Sou d SP e quero fugir daki hehehe [/quote]
Eu fiz o caminho inverso de você. Nasci e sempre morei em Campinas. Há pouco mais de 1 ano, trabalho definitivamente em São Paulo. Me mudei porque sempre gostei daqui, da cabeça mais aberta das pessoas, da mistura de gente diferente. Também namorava uma garota daqui, o que contou um pouco :smiley: Mas isso foi por opção, vontade e gosto. Aqui vão os meus pitacos a respeito do que você perguntou e do que a galera comentou aqui:

Mercado
O mercado de software em Campinas é bom sim. Embora você vá ganhar um pouco menos, há muitas empresas e vagas. No CPQD, por exemplo, há muitas empresas como o próprio CPQD, Ci&T, Instituto Eldorado, etc. Tem a IBM em hortolândia (e ao redor dela um monte de empresas e consultorias). Enfim, trabalho tem. Cabe a você encontrar um de acordo com as suas expectativas e negociar bem.
Mas esqueça, por favor, a idéia de que a certificação que você vai tirar irá fazer muita diferença. Acho que conta muito mais a sua experiência, conhecimentos e habilidades.

Custo de Vida
É praticamente o mesmo de São Paulo. Não vá pensando que você vai gastar pouco pra morar, comer, segurar o carro, etc.

Transporte e trânsito
Se você for depender de transporte público em Campinas está ferrado. Aqui em São Paulo o metrô e os ônibus são lotados mas eles existem, rodam pela cidade toda, passam com alguma freqüência. Em Campinas, você não pode contar nem com isso. Pode se programar pra comprar um carro, entrar numa empresa que tem ônibus fretado ou morar perto do trabalho.
Quanto ao trânsito, é menos carregado sim. Mas as pessoas dirigem muito mal por lá. Você vai se irritar. E nos horário de pico você vai pegar algum congestionamento (mas aqueles de uns 20 minutos, nada comparado aos daqui).

Vida Cultural
Apesar da pouca distância de São Paulo, Campinas perde feio neste ponto (daquilo que conheço no Brasil, acho que só o Rio pode pensar em competir com São Paulo). Aqui em Sampa você encontra de tudo pra fazer. Tem peças de teatros (das gratuitas às de preço astronômico), cursos, cinemas, etc. O ponto é que aqui você tem muitas opções. Em Campinas você só não vai sentir falta das baladas (do que você já disse que não gosta). Eu, particularmente, prefiro a vida cultural de São Paulo a de Campinas, pelas opções e pelo povo também.

Minha conclusão (pessoal): se você não está mais agüentando Sampa, não consegue um trabalho Home Office ou perto de casa, pense em mudar pro Rio, rapaz. Lá você tem todas as vantagens de São Paulo e uma qualidade de vida muito melhor :wink:
Eu, hoje, só mudaria de São Paulo pra morar no Rio. Acho sensacional. Eu vou pra Campinas visitar meus pais, bater uma bola com o pessoal, ver os jogos da Macaquinha e tomar uma cerveja com os amigos. Só sinto falta disto…

Se tiver mais alguma pergunta pode mandar… é sempre bom conversar e pensar bastante antes de tomar uma decisão importante como a sua.

hahaha blz valeu kra! me ajudou bastante mesmo… to pensando na ideia ainda, algo verde ainda q falta muito pra amadurecer…

e por motivos pessoais pro Rio eu nao iria nem se ganhasse o dobro q ganho aki em SP e tendo estadia no Copacabana Palace na suite presidencial d graça pelo resto da vida [;)] POR MOTIVOS PESSOAIS… cariocas do guj nao se irritem hehehehe

Se interessar, acompanhe a minha tag do Reader, aparece muitas oportunidades na região.

http://www.google.com/reader/shared/user/07750879847976425298/label/jobs

sucesso!

[quote=FabricioWithTears]Tto a qualidade de vida como o custo tb sao bem melhores… onibus mais barato, nao tem transito (tá 20 min nao sao nda comparados há 2hs), casas mais baratas, etc…

nao sou d sair aki em sp mesmo, entao o problema d nao ter muito aonde ir a noite nao terei… quero ganhar em qualidade de vida mesmo… em sp nao se vive mais…[/quote]

cara, minha bala de prata sobre as vagas eh: avalie sempre a oportunidade sob tres aspectos: ambiente, aprendizado e dinheiro.

leia-se ambiente como um todo, desde ambiente de trabalho, ate localizacao, moradia etc.

eu morei dois anos em campinas, tenho varios amigos que trabalham na Ibm e nas outras empresas de la. Eu estou convencido de que se vc manter o mesmo nivel de moradia de SP em campinas, seus gastos serao muito parecidos…

sobre os 20% mais baixo que falaram do salario anteriormente, isso depende da vaga!.

Eu trampo em Sampa mas optei por morar em Campinas…em linhas gerais é uma cidade mais calma…com “mais cara de interior”…no entanto o custo de vida de fato não é menor do que SP não…fica pau a pau…violencia tem bastante tb, transporte, por não ter o metro, fica meio complicado…mas em geral a cidade toda é atendida por linhas de onibus…

Hoje não penso em trabalhar em Campinas até pela propria empresa que trabalho atualmente…nao tenho pretensões em sair dela não…mas optei por Campinas pq sempre fui do interior e lá vc se sente um pouco melhor em relação a isso…mesmo estando só a 90km de SP vc vê as diferenças de uma cidade e outra…prefiro morar por lá mesmo! :slight_smile:

ate mais…